Sexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA- BOM DIA 8 DE JANEIRO!


O DIA NA HISTÓRIA- BOM DIA 8 DE JANEIRO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE: Dia Nacional do Fotógrafo e da Fotografia (data que a primeira câmera fotográfica chegou ao Brasil, em 1840). Católicos lembram São Severino de Nórica  e São Lourenço Justiniano.

FATOS: 1.324 – Morre o explorador veneziano Marco Polo. 1454 — Bula pontifícia Romanus Pontifex concede ao Reino de Portugal os direitos exclusivos de comércio e colonização de toda a África ao sul do Cabo Bojador. 1642 - Morre o matemático e físico italiano Galileu galilei, que comprovou ser a Terra que gira em torno do Sol.  1889 — Herman Hollerith obtém a patente norte-americana para a calculadora de cartão perfurado. 1914 - O elemento químico Rádio é utilizado pela primeira vez para o tratamento do câncer. 1935 – Nasce o grande fenômeno do rock,  Elvis Presley, cantor e ator norte-americano. 1963 - O estado de Minas Gerais adota a bandeira que homenageia a Inconfidência Mineira.  1973 - Caso Watergate: começa o julgamento dos sete homens acusados de invadir  a sede do Partido Democrata em Watergate, o que levou à renúncia do presidente Nixon. 1998 - As imagens transmitidas de Saturno pelo telescópio espacial Hubble fortalecem a teoria da existência de planetas fora do nosso Sistema Solar. 

FOTO DO DIA:  Considerado por alguns como o “o maior dos viajantes”, o veneziano Marco Polo foi um comerciante, diplomata, explorador e viajante conhecido pelas suas viagens ao Oriente.  Marco Polo foi um mercador, embaixador e explorador veneziano cujas aventuras estão registradas em As Viagens de Marco Polo, um livro que descreve para os europeus as maravilhas da China, de sua capital Pequim e de outras cidades e países da Ásia. Embora Marco Polo não tenha sido o primeiro europeu a chegar à China, foi o primeiro a descrever detalhadamente suas experiências. Seu livro inspirou Cristóvão Colombo e muitos outros viajantes.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 11 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 11 de setembro de 2025

RONDÔNIA1919 – Com apoio do governador Alcantara Bacellar (AM), o padre Raimundo Oliveira, vence a eleição a prefeito de Porto Velho – tornando-se o ú

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 10 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 10 de setembro de 2025

RONDÔNIA1925 – Homenagem aos ganhadores das disputas atléticas do dia 7. Prêmios: um par de jarras, porta alfinete de biscuit, uma foto da baía do Bot

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 9 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 9 de setembro de 2025

RONDÔNIA1926 – O “Barão do Solimões”, com um aluno conduzindo a flâmula do Tiro de Guerra de Porto Velho, venceu o desfile da Independência. Elogios à

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 de setembro de 2025

RONDÔNIA1948 – Na 3ª Cia de Fronteira (PVh) denúncias de abusos contra índios e sitiantes, cometidos pelo capitão EB Gerson Oliveira, nas buscas de se

Gente de Opinião Sexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)