Domingo, 29 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 11 de setembro de 2025


O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 11 de setembro de 2025 - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1919 – Com apoio do governador Alcantara Bacellar (AM), o padre Raimundo Oliveira, vence a eleição a prefeito de Porto Velho – tornando-se o único religioso eleito para essa função no município.

1940 – Os veteranos da construção da EFMM foram homenageados no Pavilhão Brasileiro na Feira Mundial, em Nova Yirk.

1949 – A chefe de gabinete do governo do Guaporé Jacyra Rebelo de Figueiredo, adverte que está proibido qualquer tipo de jogo “de azar” no Território.

1983 – “Quem diria...uma praia em Porto Velho”, slogan do “Itajangá Praia Clube”, no Km 9 da BR, sentido Candeias, com uma praia contornando um lago artificial alimentado por um igarapé.

1985 – O PT é cheio de “dedos-duros”, denunciou o deputado estadual Tomás Correia, candidato a vice na chapa do PMDB, o que deve esquentar a disputa pela prefeitura da capital. 

1990 – Imensas filas na porta do fórum de Porto Velho, para assistir o julgamento da “Menina do Pacu Grande”, acusada do assassinato de seu namorada. 

HOJE É

Dia Nacional do Cerrado. Dia Nacional do Bombeiro Profissional. Dia Nacional das Casas do Povo. 

Católicos celebram Dia de São João Gabriel Perboyre, Santos Proto e Jacinto – mártires, 

BRASIL

1788 – Morre D. José, Príncipe do Brasil (n. 1761), patrono do Forte Príncipe em Rondônia. 1990 - Sancionada a lei dos direitos do consumidor. 1836 – Proclamada a República Rio-Grandense (acaba em 1845).. 1944 – Nasce Everaldo Marques, 1º dos tricampeões mundiais de 1970 a morrer.

MUNDO

2001 – Terroristas a mando da Al-Qaeda sequestram três aviões e os jogam contra 2 prédios em New York, com milhares de mortos. 

FOTO DO DIA

MAPINGUARI É LENDA OU NÃO?

No imaginário dos beiradões dos rios amazônicos o mapinguari, o curupira (ou currupira), o boto que se transforma num homem e engravida as caboclas nas festas, e muitos outros, existem. 

Mas quem já viu algum deles? Eu cresci ouvindo ribeirinhos, um tio meu era especialista nesses personagens. Viajava muito e na volta sempre com novidades, mas 2 personagens eram comuns, o mapinguari e o boto.

“Tio, o senhor já viu o mapinguari?” A resposta era a comum: “Eu não, mas o compadre xxxx tem um amigo que já viu”. Em seu livro “Lendas e fatos da Amazônia” o ex-garimpeiro Abel Neves dedica capítulo inteiro a ele.

“Cupertino, você já viu um mapinguari?” Cupertino um garimpeiro do Rio Machado, respondeu: “Ver mesmo, não, mas já ouvi seu grito horrível e seu fedor”. Ele era filho de índio e seu pai contava sobre o monstro.

Abel Neves conta a narração de Cupertino: o mapinguari é um homem velho que ao não pode mais trabalhar é colocado num canto da tribo e se transforma num monstro.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 29 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (VI) - COM PROGRAMA VARIADO, O CANAL 11

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (VI) - COM PROGRAMA VARIADO, O CANAL 11

Interessados em conhecer o caminho percorrido para o primeiro canal de televisão, ainda que só uma repetidora em seu projeto, mas logo se afirmando

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (V) - A TV EM RO, GRAÇAS À REDE GLOBO

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (V) - A TV EM RO, GRAÇAS À REDE GLOBO

Em 1974 Porto Velho enfim teve uma emissora de televisão, aliás, naquele ano, duas, e, por incrível que pareça, o Território teve mais uma, em Guajará

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (IV)  – PORTO VELHO CONHECE A TV

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (IV) – PORTO VELHO CONHECE A TV

A chamada foi feita pela Rádio Caiari, única emissora do Território, convidando a população de Porto Velho para assistir a um programa de televisão a

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO - A CAIARI: O RÁDIO VIA CORREIOS

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO - A CAIARI: O RÁDIO VIA CORREIOS

Em 1961, quando entrou no ar, a Rádio Caiari legalmente não poderia funcionar: era necessária uma licença a ser concedida pelos Correios, mas o padre

Gente de Opinião Domingo, 29 de março de 2026 | Porto Velho (RO)