Sexta-feira, 20 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 29 DE DEZEMBRO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 29 DE DEZEMBRO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE

Dia Internacional das Diversidades Biológicas.

Católicos lembram São Tomás Becker, considerado santo e mártir por católicos e anglicanos.

 

RONDÔNIA

1981 – Em Brasília, o coronel Jorge Teixeira de Oliveira, que governava o Território desde 1979, toma posse como primeiro governador do Estado de Rondônia.

BRASIL

1821 — O jornal “Gazeta do Rio de Janeiro” criado por D. João VI,  passa a se chamar Gazeta do Rio. 1903 — Nasce o artista plástico Cândido Portinari.1913 — Guerra do Contestado: o governo brasileiro monta uma Força Pública Catarinense de 200 homens para se dirigir àquela região. 1965 — O presidente Castelo Branco constituiu uma comissão para elaborar o projeto de construção da ponte  Rio/Niterói. 1992 – O vice-presidente Itamar Franco assume a Presidência do Brasil.  


MUNDO

1864 – O jornal Diário de Notícias (Lisboa), mais antigo jornal diário português, completa 157 anos de circulação diária. 1891 - Thomas Edison patenteia o rádio. 2013 — O piloto de F1 Michael Schumacher, se acidenta enquanto esquiava nos Alpes Franceses. 


FOTO DO DIA

Vila Erse, localizada no Bairro Caiari, foi construída para abrigar funcionários da ferrovia Madeira-Mamoré e oficialmente inaugurada durante a visita do presidente Getúlio Vargas (outubro de 1940). O nome da vila era homenagem ao engenheiro Francisco Erse, um profissional responsável por várias obras em Porto Velho. Em 1984 o governador Jorge Teixeira fez um acordo com os moradores, mandando construir uma vila com casas e terrenos maiores a menos de 500 metros de distância, o que, na época, foi motivo de críticas tanto de alguns moradores quanto da oposição. Em lugar da vila foi construído um prédio, que em 23 de outubro de 1995, por lei aprovada pela Assembleia Legislativa, passou a chamar-se Casa da Cultura Ivan Marrocos, que abriga o complexo cultural composto pelas Galeria Afonso Ligório e Galeria Forte Príncipe da Beira. (F. colorização Luís Claro)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 20 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 19 DE JUNHO

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 19 DE JUNHO

RONDÔNIA1925 – Com recursos da “caixa escolar”, a Escola Municipal “Dr. Jonathas Pedrosa” (PVh) premiou com livros e um passeio de trem os melhores al

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 DE JUNHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 DE JUNHO

RONDÔNIA1919 – 1) Em Porto Velho, Candido Rondon é homenageado pelo prefeito Joaquim Tanajura, ex-membro da Missão Rondon. 2) No mesmo dia Tanajura co

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 DE JUNHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 DE JUNHO

RONDÔNIA1920 – “A Bíblia e a Pistola”, um “clássico do faroeste”, um filme “muito recomendado para fãs do cinema”, segundo o cartaz na porta do Cine T

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 16 DE JUNHO

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 16 DE JUNHO

RONDÔNIA1918 – Promovido a capitão da Polícia Militar/DF o médico Joaquim Augusto Tanajura, ex-membro da missão Rondon, ex-prefeito de Sto. Antônio, e

Gente de Opinião Sexta-feira, 20 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)