Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 29 DE ABRIL!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 29 DE ABRIL! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE

Dia em Memória de todas as Vítimas de Armas Químicas. Dia Internacional da Dança (Unesco). 

Católicos lembram Santa Catarina de Sena. Santos Irmãos Mártires de Turón. São Hugo de Cluny. São Torpes de Pisa

 

BRASIL

1938 – O presidente Getúlio Vargas,  pelo Decreto-Lei n° 395, criou o Conselho Nacional de Petróleo. 1947 — Nasce Olavo de Carvalho, filósofo, livre-pensador e jornalista brasileiro. 2015 — Ocorre em Curitiba, Brasil, a Batalha do Centro Cívico.

MUNDO

1901 – Nasce Michinomiya Hirohito (1901/89), que seria imperador do Japão durante a II Guerra Mundial. 1945 – O exército alemão na Itália se rende aos Aliados. 1980 - Morre o cineasta Alfred Hitchcock (1889/1980), mestre dos filmes de suspense (Janela Indiscreta, O Homem que Sabia Demais, Um Corpo que Cai e Psicose). 1997 - Entra em vigor o Acordo Internacional sobre Proibição de Armas Químicas. 

FOTO DO DIA

1980 – O futebol rondoniense já vinha de duas vitórias no Copão da Amazônia – torneio que reunia os campeões de Acre, Amapá, Rondônia e Roraima, e a delegação do Ferroviário (RO), dirigida pelo técnico Chico Santos (assinalado debaixo da asa do avião), incluídos na foto jornalistas, posa antes do embarque no jato da Vasp, para encarar a competição em Rio Branco (AC), vencida pelo Juventus, daquela cidade. Na primeira edição, em 1975, em Porto Velho, o título ficou com o Trem, de Macapá, e o “Ferro” ficou com o vice, mas em 1980, em Macapá, o Ferroviário deu o troco, ganhando o título. Dois outros times rondonienses foram campeões, o Moto Clube, em 1978 e 1979, e o CFA em 2003. O torneio deixou de ser disputado logo em seguida.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 11 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 11 de setembro de 2025

RONDÔNIA1919 – Com apoio do governador Alcantara Bacellar (AM), o padre Raimundo Oliveira, vence a eleição a prefeito de Porto Velho – tornando-se o ú

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 10 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 10 de setembro de 2025

RONDÔNIA1925 – Homenagem aos ganhadores das disputas atléticas do dia 7. Prêmios: um par de jarras, porta alfinete de biscuit, uma foto da baía do Bot

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 9 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 9 de setembro de 2025

RONDÔNIA1926 – O “Barão do Solimões”, com um aluno conduzindo a flâmula do Tiro de Guerra de Porto Velho, venceu o desfile da Independência. Elogios à

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 de setembro de 2025

RONDÔNIA1948 – Na 3ª Cia de Fronteira (PVh) denúncias de abusos contra índios e sitiantes, cometidos pelo capitão EB Gerson Oliveira, nas buscas de se

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)