Sábado, 21 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 22 DE DEZEMBRO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 22 DE DEZEMBRO! - Gente de Opinião

RONDÔNIA: 22 – 1981 – O presidente João Figueiredo promulga a Lei Complementar número 41. Ela extingue o Território Federal, cria o Estado de Rondônia, mas estabelece que em 1982 o governador não seria eleito, como nos outros estados. Dos dois deputados federais Isaac Newton (Arena) votou a favor e Jerônimo Santana (MDB) saiu de plenário.

COMEMORA-SE: Criação do Estado de Rondônia.  Católicos lembram Santa Francisca Xavier Cabrini.

FATOS: 1216 — O Papa Honório III aprova a criação da Ordem Dominicana, através da bula Religiosam vitam. 1891 — O asteroide 323 Brucia se torna o primeiro asteroide descoberto usando a fotografia. 1894 — O Caso Dreyfus começa na França, quando Alfred Dreyfus é injustamente condenado por traição – Ler  Emile Zola”. 1902 – Nasce o primeiro bispo do Território Federal de Rondônia, Dom João Batista Costa. 1910 – Nasce Ada Rogato, pioneira da aviação no Brasil, primeira mulher a obter licença como paraquedista. 1955 — Fundação do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos do Brasil). 1986 — É declarado oficial o 13.º salário para todos os trabalhadores brasileiros.  1988 — Chico Mendes, seringueiro e ativista ambiental.  2016 — Um estudo encontra a vacina VSV-EBOV contra o vírus Ebola entre 70-100% eficaz, tornando-a a primeira vacina comprovada contra a doença.

FOTO DO DIA: 19 de dezembro de 1981: Depois de apresentar três projetos visando a criação do Estado, o deputado federal Jerônimo Santana (MDB) saiu de plenário, quando o Congresso aprovou a criação do Estado de Rondônia, obedecendo orientação de seu partido. O outro deputado, Isaac Newton (Arena) votou favorável. Outro personagem importante foi o deputado Antonio Morimoto (Arena/SP), um dos relatores do projeto. Na foto, depois da votação, Isaac vibra e Jerônimo, que voltara ao plenário, está acabrunhado.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 21 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 21 DE JUNHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 21 DE JUNHO

RONDÔNIA1920 – O Ypiranga Sport Club inicia a construção do muro em torno do “Stadium Paulo Saldanha” em Porto Velho. 1946 – Em  Fortaleza (CE) mais d

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 20 DE JUNHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 20 DE JUNHO

RONDÔNIA1928 – O Banco Nacional Ultramarino (PORT) inaugura agência em Porto Velho, apta a enviar documentos e valores “para cidades, villas e aldeias

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 19 DE JUNHO

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 19 DE JUNHO

RONDÔNIA1925 – Com recursos da “caixa escolar”, a Escola Municipal “Dr. Jonathas Pedrosa” (PVh) premiou com livros e um passeio de trem os melhores al

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 DE JUNHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 DE JUNHO

RONDÔNIA1919 – 1) Em Porto Velho, Candido Rondon é homenageado pelo prefeito Joaquim Tanajura, ex-membro da Missão Rondon. 2) No mesmo dia Tanajura co

Gente de Opinião Sábado, 21 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)