Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 15 DE MAIO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 15 DE MAIO! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1882 – Acordo Brasil/Bolívia visa estudos para construção de ferrovia margeando o Rio Madeira (em 1912 a Madeira-Mamoré) 1915 – O superintendente (prefeito) de Porto Velho, Fernando Guapindaia, assina o decreto nº 5 criando a Guarda Municipal, extinta por ele mesmo no ano seguinte. 1983 – Dom Antonio Possamai assume o bispado de Ji-Paraná.

COMEMORA-SE: Dia do Combate à Infecção Hospitalar, Dia do Assistente Social, Dia Internacional da Família, Dia Internacional do Serviço de Informação Aeronáutica e Dia do Gerente Bancário.

Católicos lembram   Santo Isidro Lavrador, Santa Dionísia, São Torquato. 

FATOS

1618 – Johanes Kepler descobre a 3ª teoria do movimento planetário; 1859 – Nasce Pierre Curie, cientista francês e prêmio Nobel em 1903; 1891 – Papa Leão XIII, publica a encíclica Rerum Novarum, sobre o direito da propriedade e dos trabalhadores. 1931 – Pio XI publica a encíclica Quadragésimo Anno, denunciando a injustiça social. 1933 – Mesmo proibido pelo Tratado de Versalhes, Hitler institui a Luftwaffe, a força aérea Nazista. 2016 – Morre Cauby Peixoto, cantor brasileiro. 

FOTO DO DIA

Uma autêntica “babel” reproduzida na selva amazônica. Afinal, filhos de quase 40 nações foram os construtores da ferrovia Madeira-Mamoré (1907/1912) uma obra da qual se dizem muitas lendas, funcionando durante 60 anos seguidos. Para construir a grande (e muito importante) ferrovia, houve venda de títulos (foto) em pleno período maior da produção da borracha amazônica, mas dois anos depois de inaugurada a estrada de ferro, entra no mercado internacional a borracha asiática, “filha” das sementes levadas da Amazônia que, apesar de muitos dizerem que elas foram “roubadas”, em realidade foram compradas, e num caso inusitado, um dos vendedores, num seringal em Humaitá, avô de importante líder familiar em Porto Velho, vendeu, conforme a neta, um grupo de sementes estragadas a Sir Henry Alexander Wickham, que só foi dar pelo logro quando chegou ao Royal Botanic Gardens em Londres.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 11 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 11 de setembro de 2025

RONDÔNIA1919 – Com apoio do governador Alcantara Bacellar (AM), o padre Raimundo Oliveira, vence a eleição a prefeito de Porto Velho – tornando-se o ú

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 10 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 10 de setembro de 2025

RONDÔNIA1925 – Homenagem aos ganhadores das disputas atléticas do dia 7. Prêmios: um par de jarras, porta alfinete de biscuit, uma foto da baía do Bot

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 9 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 9 de setembro de 2025

RONDÔNIA1926 – O “Barão do Solimões”, com um aluno conduzindo a flâmula do Tiro de Guerra de Porto Velho, venceu o desfile da Independência. Elogios à

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 de setembro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 de setembro de 2025

RONDÔNIA1948 – Na 3ª Cia de Fronteira (PVh) denúncias de abusos contra índios e sitiantes, cometidos pelo capitão EB Gerson Oliveira, nas buscas de se

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)