Sábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 11/06


POLÍTICA & MURUPI

 

FRASE DO DIA

"É bom, mas ingênuo" – Frei Beto, ex assessor de Lula sobre Vavá, o irmão do presidente, todo enrolado na PF

Pauta política de 01 a 10

 

01-Plante que o governo garante:

A PF realizou uma operação na semana que passou e...bingo! Junto às margens do Rio São Francisco estava uma plantação com 1,2 milhão de pés de maconha. A área fica entre a Bahia e Pernambuco. Terras férteis que produziram 400 toneladas de droga. Detalhe:as são da União. A mesma União que deveria promover a reforma agrária. Até agora não se sabe do dono da plantação, não se sabe se ele obteve financiamento para o plantio. Sabe-se porém o nome da operação: Prometeu. Será que alguém prometeu e não cumpriu?

 

02-Reforma Política:

E já que o assunto é droga, vem mais por aí. "Há unanimidade - a sociedade, os partidos, todos queremos a reforma política. Na hora em que se começa a discutir, as divergências aparecem, mas é bom assim. Eu acho que isso amadurece e é democrático que a maioria leve". A frase de Arlindo Chinaglia mostra o espírito da Câmara para fazer alguma reforma eleitoral. A matéria está na pauta e entre os itens estão: o financiamento público, eleição de parlamentares em listas pré-ordenadas e a instituição de federações partidárias. Não chega a ser overdose, mas o Brasil se viciou em reforma. Política, agrária, trabalhista....

 

03-Como eles nos vêem:

As disputas em torno do projeto de construção das usinas do Madeira expõem "a eterna tensão entre a necessidade do Brasil de crescimento econômico e os danos que isso pode provocar ao ambiente", diz o New York Times que fala de "uma proposta para construir uma hidroelétrica de US$ 11 bilhões em um rio que pode ter a maior diversidade de peixes do mundo" e acrescenta: "A solução pode definir a visão brasileira de futuro, no momento em que enfrenta pressões energéticas e ambientais e cobiça um crescimento acelerado, como Índia e China". Será paranóia minha ou existe mesmo algo subliminar no texto?

 

04-Cuidando do que fala:

Políticos do PT enviaram um emissário à sede da PF em Campo Grande para acompanhar a situação de Dario Morelli Filho, amigo do presidente Lula que foi preso na Operação Xeque-Mate. Um advogado Dr. Ronaldo Franco, ex-secretário de Administração do governador Zeca do PT, chegou pela manhã à sede da Polícia Federal e disse que era um emissário de petistas para acompanhar o depoimento de Morelli. Após conversar com outro advogado Dr Talzi, que defende Morelli, foi embora, sem revelar de quais políticos petistas partiu o pedido de dar assistência ao preso. Dou meu fusca velho pela informação.

 

05-Cuidando de quem fala:

Dario Morelli Filho, preso na Operação Xeque-Mate, disse à PF que já sabia da existência de grampo em seu telefone e que por isso avisou o empresário de bingo Nilton Cezar Servo para tomar cuidado com o que falava no telefone. Ele não disse quando ficou sabendo das escutas, mas que um anônimo ligou dizendo do grampo. Dário Moreli vem a ser compadre do presidente Lula que tem um irmão chamado Vavá, também grampeado e enrolado com atividades ilícitas. Até aqui, tudo bem. O sigilo da PF é que é hilário.

 

06-Apagão aéreo:

Enquanto a Câmara faz uma operação para abafar os problemas do caos aéreo, 30% dos vôos no Brasil estão atrasados. Fim de semana com feriado já sabe: o melhor programa é fila de aeroporto. Enquanto isso, a CPI ouve os que querem falar e perguntam tudo sobre perfumarias. O relatório final dessa vergonha será varrido pra baixo do tapete junto com os pedaços de um avião Boeing e os corpos de 154 destroçados. A CPI deverá indiciar uns dois Controladores serão indiciados e a floresta amazônica vai ocultar os destroços. Triste.

 

07-Totalmente previsível I :

Sem alarde, o deputado Carlos Sampaio do PSDB-SP, coletou 40 das 171 assinaturas exigidas para a abertura de uma CPI O nome de batismo da iniciativa é "CPI dos Jogos Ilícitos", mas ganhou um apelido: "CPI do Vavá". A inspiração veio da Operação Furacão, aquela da venda de sentenças e a idéia era mexer no submundo dos jogos ilícitos. Pintou a Operação Xeque-Mate aquela das maquinas de jogo e no meio estava o Vavá que acabou dando visibilidade a uma CPI que se esgueirava invisível, entre tantas do gênero.

 

08-Totalmente previsível II :

17,5 mil pessoas começaram a chegar a Brasília. São caravanas de 24 Estados para um congresso de cinco dias. Afora todos os problemas, Brasília vai viver mais esse. É o bom e velho MST na parada e motivado pelo que seus líderes chamam de traição do presidente Lula. A cúpula do movimento alega que, na campanha presidencial de 2002, interrompeu, a pedido de Lula, uma onda de manifestações públicas e invasões de propriedades rurais. Em contrapartida, Lula prometeu uma reforma agrária rápida caso viesse a ser eleito. O movimento silenciou. Lula ganhou duas vezes e o MST acha que foi ludibriado.

 

09-No país do faz de conta:

O governo promete endurecer as negociações com cerca de 100 mil servidores que estão em greve no país. O Ministério do Planejamento afirma que a diferença entre os salários mais altos e os mais baixos foi reduzida de 18 para 9 vezes. Talvez seja esse o maior problema. Claro que existem ilhas de excelência no governo – Embrapa, Universidades, etc mas na maioria das vezes, o governo faz que paga e o servidor faz de conta que trabalha. Valorização do trabalho no governo é artigo de luxo e em falta constante.

 

10-Dura lex, sed lex:

O ministro do Trabalho do Brasil, Carlos Lupi, admitiu, em Genebra, que a colheita da cana-de-açúcar se dá em condições degradantes. "Até em São Paulo", disse. O assunto preocupa os europeus, que estudam a criação de selo trabalhista para a produção do etanol. Por aqui, durante a Expovel a Procuradoria do TRT fez uma blitz e encrencou. Bem no meio do evento todo mundo parou para ouvir o procurador numa audiência. Foi uma saia justa e uma esfrega geral. Semana decisiva para obtenção da licença para construção das Usinas. Pode sair até hoje.

 

[email protected]

 

 

 

 

 

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Política & Murupi - Dançando na chuva

Política & Murupi - Dançando na chuva

Depois de dançar na chuva e ser zoado por abandonar o Rio Grande do Sul à própria sorte, o competente PT de uma só tacada virou o jogo e domina o fa

Política & Murupi - Pra baixo todo santo ajuda

Política & Murupi - Pra baixo todo santo ajuda

Para quem gosta de bater bumbo e ver vantagem até se a inflação aumenta e os preços disparam como fez Dona Leitoa da GNews, eis o suco econômico bra

Política & Murupi - Adivinhando o passado

Política & Murupi - Adivinhando o passado

As rendeiras e pitonisas de ocasião estão mexendo seus bilros e metendo a faca no tronco da bananeira para descobrir o nome que vai “tomar de conta”

Política & Murupi - Lacração poligênero contra a Natália

Política & Murupi - Lacração poligênero contra a Natália

Segue firme a lacração de seres masculinos e femininos contra a médica que sofreu agressões do filho do Sêo Lule, que nada tem com o comportamento d

Gente de Opinião Sábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)