Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

BABALORIXANDO O IBOPE - Por Léo Ladeia


Leo Ladeia

FRASE DE HOJE:

“Tem que fazer antidoping. Fica aqui cheirando não”- Senador Ronaldo Caiado para o Senador Lindbergh Farias durante educado e protocolar debate no HSR-Hospício Senatorial da República. 

BABALORIXANDO O IBOPE - Por Léo Ladeia - Gente de Opinião01-Babalorixando o Ibope I

Saiu a pesquisa Ibope de intenção de votos para prefeito de Porto Velho: Roberto Sobrinho tem 22%, Léo Moraes tem 16%, Mauro Nazif 16%, Pimentel 10%, Ribamar Araujo 10%, Hildon 3%, Pimenta de Rondônia 3%. Não sabe ou não respondeu 6%, Brancos e nulos 14%. E agora o que dizer? Que a campanha só começou e os números ainda são precários. Que existem variáveis como possíveis cassações de candidatos. Alguém dirá “o Ibope errou” ou “pesquisa comprada”. Lembrem-se que o Ibope mostrou o que as pesquisas internas já diziam antes. Os números são estes, todos irão crescer ou não, porém há mais análises. Margem de erro, rejeição, etc ...   

Gente de Opinião02-Babalorixando o Ibope II

Roberto é o coelho da cartola, o zumbi que saiu na queda do muro do cemitério ou é massa de pão que só cresce com sova? Desde que foi apeado do cargo ele não deixou de fazer encontros e reuniões políticas preparando o eventual retorno e focado na justiça, onde está o entrave que pode impedir seu futuro político. A pesquisa do Ibope não explica como ou porque ele alcançou o primeiro lugar, mas não é truque de mágica, é foco. E com o PT esfacelado o resultado tem pouco a ver com o partido. Os votos são seus, mas é sua também a segunda maior rejeição: 49% dos eleitores vetam seu nome e desta vez a imagem do Lula desgastado pesa contra ele.

Gente de Opinião03-Babalorixando o Ibope III

Empatados com 16% em segundo lugar estão Léo Morais com sua liderança bem consolidada e Mauro Nazif que busca sua reeleição. E aí fica estreito para Nazif. Abstraindo-se as qualidades de Leo Morais o empate escancara o monumental desagrado do eleitor à gestão Mauro Nazif. 75%, ou seja, 3 de cada 4 eleitores negam o voto à reeleição. A alta margem de erro, 4%, mostra que Roberto, Leo e Mauro empatam tecnicamente, com tendência positiva de Leo Morais em função da baixa rejeição anotada: 16%. A continha simples deve originar um salve geral: “Stop the pingeon!” E o pombo a ser abatido é Léo Morais. Podem esperar vem chumbo grosso.

BABALORIXANDO O IBOPE - Por Léo Ladeia - Gente de Opinião

Gente de Opinião04-Babalorixando o Ibope IV

Pode ser danoso - como agora - ou virtuoso, o resultado da avaliação de quem exerce cargo no poder executivo, mas promover uma eleição sem afastar aquele que tem a máquina pública ou se preferem, a caneta na mão é covardia. Reeleição é uma espécie de referendo e ao chancelar a permanência de um sem testar novas propostas o pleito se apequena. Mas enfim é a regra. O surpreendente é que Mauro Nazif tenha conseguido o feito de colher esta estupenda rejeição, ainda mais quando seus concorrentes diretos mais próximos são um deputado e ex-vereador sem experiência executiva e seu antecessor afastado pela justiça antes de completar o mandato.      

   

Gente de Opinião05-Babalorixando o Ibope V

Willians Pimentel é um trator, administrador ou única aposta do PMDB para assumir a Prefeitura da Capital? Trator e administrador sim. Contudo, sobre ser a única aposta do partido, só o PMDB pode responder. Recursos, estrutura e vascularização o PMDB tem, mas o partido é um saco de gatos mal humorados. Pimentel é conhecido do povo, mas é seu primeiro teste nas urnas e não faz feio ao colar no deputado Ribamar Araújo que tem eleitorado fiel e discurso de moralidade que agrada muito em tempos de Lava Jato. Pimentel tem a terceira rejeição entre candidatos - 20% - bem abaixo de Roberto e Mauro e acima de Ribamar 17%, Leo Morais 16% e Pimenta 15%. Empate técnico entre candidatos, menos Hildon Chaves com rejeição de 13%. O trator terá que abrir espaço, ganhar a militância do PMDB e ajustar o foco, mas Pimentel está no páreo.

 

Gente de Opinião06-Babalorixando o Ibope VI

Pimenta de Rondônia creio, tem um limite de votos,, mais pela linha programática do seu PSol. Hildon Chaves está empatado com ele no penúltimo lugar, mas aqui se afastam. Hildon atuou como promotor, é um grande empresário da área de educação, mas desconhecido na política. Pontos a favor: estrutura do PSDB e cabos eleitorais campeões de voto como Expedito e Mariana Carvalho, baixa rejeição, conhecimento sólido da máquina pública e estrutura invejável de campanha. Pontos contra: é desconhecido do eleitor, lançou-se com atraso de forma abrupta após desistência de Mariana Carvalho, nome natural do PSDB, com prejuízos para tratativas de coligação e apoio. Independente de resultados, Hildon sairá do pleito maior do que entrou. Para o desconhecido, um lance ousado, boa tacada e um passo relevante em sua carreira política.

Gente de Opinião 07-Babalorixando o Ibope VII

Gente de Opinião

“Pesquisa é como biquíni. Mostra tudo, mas esconde o essencial”. E o essencial está escondido noutros números como rejeição, faixa do eleitorado por classe econômica e idade, margem de erro (nesta pesquisa a margem é alta: 4%) e outras, como o agrupamento de eleitores em áreas definidas. De um analista de pesquisas de Porto Velho, ouvi: “Temos três ambientes a analisar: a zona rural que se beneficia dos programas sociais, e a zona urbana dividida em duas áreas que chamo de periferia nas populosas e populares zonas Leste e Sul e outra no Centro, cujo limite geográfico é a Avenida Rio Madeira. No centro um tipo eleitor. A partir da Rio Madeira eleitor de perfil idêntico ao da zona rural. Isso explica em parte esta pesquisa. O nicho eleitoral do Roberto e Mauro é o mesmo e se localiza após a Rio Madeira. Para o melhor e para o pior”. Concordo.  

Gente de Opinião08-Na mosca!

É sabido que o candidato Roberto Sobrinho carrega desde meses antes do fim de sua gestão um alvo nas costas. A justiça o afastou e depois o prendeu. Lutando durante todos estes anos com e contra a justiça, recorrendo, atuando para defender-se, chegou um momento em que Roberto pensou que o pior havia passado e pimba! Virou candidato do PT a prefeito da Capital. Mas com o alvo nas costas. Neste prosaico sábado a flecha enfim achou o alvo. A justiça diz que Roberto não disputa. Ele diz que disputa até com liminar. É bem difícil. Já vi esse filme e como esquecer?  Expedito Jr. era candidato “sub-judice”. Expedito perdeu a eleição e eu morri no fim.    

09-Quase no ponto

Gente de Opinião

A batata estava assando faz tempo, mas agora avivaram o fogo e... Lula foi indiciado pela PF sob a acusação de receber propina de R$ 2,4 milhões da OAS. Para ele o juiz Sérgio Moro vai acatar a denúncia, mas não se dá por achado e vê uma motivação política visto que ocorreu às vésperas da saída de Dilma. Irritado com o indiciamento da “Galega” Lula inicia uma viagem ao inferno de Dante, enquanto no HSR-Hospício Senatorial da República uma vaca vai pro brejo ao som de um funk piradaço: “É o gópi é o gópi! Num é gópi não! É gopi é o gopi! Num é gopi não”

10-Zé de Nana e o nariz esculpido.

“Uma de Curitiba a outra de Manaus. As duas no mesmo endereço e o cirurgião (*)agou o nariz das duas.” Zé de Nana, o leso, sobre o nariz das senadoras Vanessa Graziotin e Gleisi Hoffman.

[email protected]

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Política & Murupi - Adivinhando o passado

Política & Murupi - Adivinhando o passado

As rendeiras e pitonisas de ocasião estão mexendo seus bilros e metendo a faca no tronco da bananeira para descobrir o nome que vai “tomar de conta”

Política & Murupi - Lacração poligênero contra a Natália

Política & Murupi - Lacração poligênero contra a Natália

Segue firme a lacração de seres masculinos e femininos contra a médica que sofreu agressões do filho do Sêo Lule, que nada tem com o comportamento d

Política & Murupi: se a moda pega, a operação dominó-RO terá releitura

Política & Murupi: se a moda pega, a operação dominó-RO terá releitura

1.1-O novo mapa mundi, a arte do Pork-Man e a ex-quadratura da terra Até o IBGE, o insuspeito, entrou para o mundo fake com o “mapa mundi” em que a

Política & Murupi - Somos um país de poucos heróis e muitos ídolos

Política & Murupi - Somos um país de poucos heróis e muitos ídolos

01-No meu leito de convalescente tentava me inteirar da mais recente refrega alexandrina quando fui catapultado para outros momentos da vida brasile

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)