Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

Hiram Reis e Silva

A Terceira Margem – Parte VII

Garça Maguari (Ardea cocoi) - Gente de Opinião
Garça Maguari (Ardea cocoi)

Bagé, 24.07.2020

Momentos Transcendentais no meu Sul

Lagoa da Fortaleza

Havia decidido iniciar minha rota contornando o perímetro da Lagoa da fortaleza, Cidreira (RS) remando há uns 50 metros da margem rumo Norte. Depois de remar por 15 minutos passou, a poucos metros sobre mim, uma enorme Garça Real, também conhecida como Garça Moura ou Maguari [1]".

Diferente dos demais pássaros que se afastam repentinamente, quando se aproximavam do caiaque, ela não alterou seu curso e foi pousar tranquilamente dentro d’água próxima à margem de onde ficou me observando. Continuei minha jornada e fui surpreendido novamente, quando a “Maguari” passou desta vez pela proa do caiaque, virando sua cabeça, me observando-me, indo pousar logo adiante de onde permanecia me avaliando. A cena se repetiu diversas vezes e, em uma das oportunidades, ela pousou nas areias da praia de uma pequena enseada e de lá acompanhou, de modo a não me perder de vista, a passos largos, a minha movimentação.

Quando aportei, depois de remar uma hora, ela se afastou desaparecendo ao longe por trás das dunas imaculadas.

Fiz um tour pela área admirando a vegetação e identificando os vestígios de capivaras e ratões do banhado que ainda habitam a região protegidos, que são, pelos zelosos e conscientes fazendeiros locais.

Não esperava mais rever minha estranha amiga, mas, alguns minutos depois de iniciar meu retorno, a “Maguari” cruzou novamente pela proa do caiaque há uns 10 m de distância, pude identificar até a cor de seus olhos.

Ela continuou acompanhando-me até o sítio de onde iniciara seu périplo. O que era para ser mais um rotineiro dia de treinamento se transformou numa experiência mágica em que dois seres, tão distintos, tiveram seus destinos cruzados, ainda que momentaneamente, pelas mãos do Grande Arquiteto do Universo. Foi um dia muito especial. Guardarei com carinho a cor daqueles brilhantes olhos da amiga “Maguari” me fitando.

[1]   Garça Maguari (Ardea cocoi): é a maior das garças brasileiras podendo atingir 1,80 de envergadura. Fora do período reprodutivo vive solitária, e mesmo nessa época, a maioria mantém-se isolada durante a alimentação. O voo, em linha reta, com o pescoço e as pernas totalmente esticados, é ritmado com lentas batidas de asas. Pousa nas margens dos rios, lagoas e banhados, oculta pela vegetação, onde captura peixes e anfíbios. Nidifica na parte superior das árvores mais altas e os ovos são chocados e cuidados pelo casal. A plumagem apresenta um contraste do branco do pescoço com o dorso acinzentado e as laterais escuras do ventre. Possui uma listra negra da parte inferior do pescoço, bem como no alto da cabeça. Ao redor dos olhos possui uma coloração azulada e o bico é amarelo. (Pantanal – Guia de Aves – Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN, SESC)

Laguna dos Patos

Acordamos às 05h30, arrumamos, ainda no escuro, nossas tralhas e partimos às 06h10. A ausência dos ventos proporcionou um momento mágico; no horizonte, as nuvens fundiam-se nas águas tranquilas da Laguna dos Patos amalgamando Céu e Terra permitindo-me vislumbrar, por um átimo, o diáfano Portal da “Terceira Margem”. Tive a nítida sensação de mergulhar o remo nas nuvens e deslizar silente rumo ao infinito. [...]

Desembarcamos na ponta Sul do Capão e saímos a pé para apreciar e fotografar a vegetação nativa. Os troncos das enormes figueiras eram verdadeiros jardins suspensos, tomados por bromélias, orquídeas, fungos e liquens.

A Terceira Margem – Parte VII - Gente de Opinião

O passeio, pela diversificada vegetação emoldurada pelas dunas majestosas, era uma verdadeira ode ao espírito e aos sentidos humanos, descobrimos um espécime de orquídea em plena floração extemporânea, encantamo-nos com as longas barbas de bode ondulando ao vento, produzindo um maravilhoso efeito de animação nos gigantescos e estáticos troncos dos formidáveis monumentos arbóreos ao mesmo tempo em que impunham um ar fantasmagórico a um solitário ninho de João de Barro, experimentamos a textura dos exóticos fungos e liquens e fomos envolvidos pelo inebriante aroma das flores do funcho silvestre.

Lagoa Mirim

Repusemos as energias nos hidratando, comendo algumas barras de cereais e aproveitamos a parada para fotografar a vegetação eolicamente esculpida.

A Terceira Margem – Parte VII - Gente de Opinião

Algumas figueiras tinham tombado sucumbindo à ação solerte e contínua das águas e dos ventos, mas aferravam-se à vida moldando seus troncos, galhos e raízes à nova realidade, emprestando à paisagem mais do que um exemplo de determinação e vontade, mas de como se pode alterar o cenário de um funesto cataclismo em um templo de determinação e esperança.

Além dos monumentos arbóreos, as enormes bromélias e barbas de bode agitadas ao vento e outras tantas epífitas, empoleiradas nos seus galhos, emprestavam-lhes um encanto especial.

Galeria de Imagens

Lagoa Mirim, RS
    Lagoa Mangueira, RS
    Jornadas nos Mares de Dentro

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

Terceira Margem – Parte DCCXX - O Imbróglio do “Prince of Wales” – Parte I

Bagé, 27.03.2024  O naufrágio deste navio teve lugar na Costa do Albardão que compreende mais de quarenta léguas frequentadas por homens de má índo

Contrarrevolução de 31 de Março

Bagé, 25.03.2024 Temos a honra de repercutir o artigo do Advogado, Escritor e Consultor Jurídico Dr. Jacinto Sousa Neto. A História Secreta e Real

Terceira Margem – Parte DCCXIX - A Mangueira e a Costa Gaúcha – Parte IX

Bagé, 25.03.2024 Tragédia no Oceano(Múcio Scervola Lopes Teixeira) À Memória dos 120 Náufragos do Paquete Rio Apa Senhor Deus dos desgraçados!Dizei-

Terceira Margem – Parte DCCXVIII - A Mangueira e a Costa Gaúcha – Parte VIII

Bagé, 22.03.2024  Relatos Hodiernos – Naufrágios Newton Vilela JUNIOR (2015) A Terra de Ninguém [...] Segundo relatos do historiador Homero Vasque

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)