Domingo, 28 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Dom Moacyr

Mistério Pascal: a Semana que nos une! Por Dom Moacyr Grechi



Com o Domingo de Ramos iniciamos a Semana Santa; período em que a Quaresma alcança o seu ponto final e nos introduz no coração da celebração da Páscoa. Para que o Mistério pascal possa agir profundamente em nós e em nosso tempo, na Semana Santa lembramos o evento fundante da nossa vida cristã: a Morte-Ressurreição de Cristo. Grande Semana na qual o amor deve tomar o lugar do ódio; o perdão da vingança; devemos deixar a verdade tomar o lugar da mentira; a alegria da tristeza.

Na Semana Santa participamos da agonia e do sufocamento das vítimas do ataque químico ocorrido na Síria, somando ao grito de Jesus na Cruz. Ouvindo os gritos de “crucifica-o” atualizados pela plateia que aplaude os arroubos nazistas do deputado que zomba e desfaz-se de indígenas e quilombolas. Nas palavras de Frei Gustavo Medella: “Espetáculo tétrico realizado na casa daqueles que sofreram a dor de uma dura, injusta e sangrenta perseguição”.

A escuta do grito de Jesus crucificado nos permite vivenciar a perturbadora descoberta de que, quando experimentamos de diversas maneiras o poder do mal e da morte, temos o direito de pensar que somos abandonados por Deus, de nos sentir entregues por Ele e de lhe perguntar por que, sem que isso viole a qualidade de nossa confiança e de nossa esperança Nele (F.Bigaouette).

É justamente no instante da morte de Jesus na Cruz que é desvelada a face de um Deus que luta contra a hostilidade dos adversários do Filho, mostrando-lhes o que é feito de seu amor quando eles o rejeitam: não a vingança, mas a misericórdia. Deus vem para suscitar nesse lugar a resposta que o ser humano, entregue a si mesmo, é incapaz de lhe dar: a resposta da fé. No clamor de Jesus na cruz, o silêncio de Deus diante da morte de seu Filho se faz ouvir como a palavra-ápice pela qual Ele nos revela a profundeza inaudita de seu respeito e de seu amor por nós.

Revelando-nos que “Deus é amor” (1Jo 4,8) Ele ensina-nos ao mesmo tempo que a lei fundamental da perfeição humana e, portanto, da transformação do mundo, é o novo mandamento do amor. Suportando a morte por todos nós, ensina-nos com o seu exemplo que também devemos levar a cruz que a carne e o mundo fazem pesar sobre os ombros daqueles que buscam a paz e a justiça (GS 38).


No DOMINGO DE RAMOS, revivemos o “Domingo da Paixão”, a realeza messiânica de Jesus, na humildade e no despojamento da Cruz e nos preparamos com maior intensidade para caminhar com Jesus na sua Páscoa. A Procissão de Ramos precedida pela Benção dos Ramos, fora da Igreja, nos conduz no seguimento de Jesus em sua Paixão, pelas estradas, ruas, avenidas, linhas e travessão, rios e beiradão de nossas comunidades (Às 7h30, Benção dos Ramos na Capela São Francisco, Procissão até a Catedral e Santa Missa).

O Povo de Deus, com ramos e cartazes da Campanha da Fraternidade, recorda a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. É o caminho de cruz que se eterniza. Jesus sobe a Jerusalém para dar pleno cumprimento às Escrituras. Ele desceu ao nosso encontro, partilhou da nossa humanidade, fez-se servo dos homens, doou a sua vida para que o egoísmo e a injustiça fossem vencidos.

A Liturgia de Ramos nos oferece dois trechos do Evangelho de Mateus: um para a Bênção dos Ramos, no qual aclamamos Jesus, rei humilde, servidor do povo, glorificado pelo Pai e constituído Senhor do universo. O outro, para a Liturgia da Palavra, que nos apresenta a narrativa da Paixão de Jesus Cristo.

O paradoxo dessa festa se expressa através da contradição de multidão que, por momentos, aclama o Cristo como rei com ramos nas mãos e, em outro, grita pedindo que o crucifiquem como um bandido qualquer com os punhos fechados. A cavalgada não é dos poderosos, mas dos pobres despojados. Jesus é aclamado pelo povo oprimido, sem voz e sem vez. Homem de Deus e do povo, humilde e pacífico, movido pela força do amor de Deus, combate o sistema social, que se firmava na violência, na opressão e no apoio aos privilegiados e aos seus interesses, excluindo os mais pobres.

Neste Domingo dos extremos somos convidados a ser teimosos na esperança, a não desanimarmos diante de muitos sinais de morte que, infelizmente, nos têm acompanhado. Não basta aclamar “bendito o que em vem nome do Senhor”, é preciso abrir espaço para que o Senhor Jesus seja testemunhado em nossa sociedade. Isso só é possível quando lutamos contra toda forma de opressão e exclusão, situações que ameaçam a vida, dom maior que de Deus recebemos, e nos tornamos portadores da paz, que é fruto da justiça.

Hoje, Coleta Nacional da Solidariedade, gesto concreto em favor dos pobres e nossa colaboração na continuidade da obra criadora e nas ações em prol do meio ambiente e da sustentabilidade.

O tempo quaresmal continua até à Quinta-feira Santa. A partir da missa vespertina, iniciamos o Tríduo pascal, que abrange a Sexta-feira Santa “da paixão do Senhor” e o Sábado Santo, e tem o seu centro na vigília pascal, concluindo-se com as vésperas do domingo da ressurreição.


QUINTA FEIRA SANTA: Esta liturgia reflete bem o espírito dos fiéis diante dos últimos acontecimentos de Jesus. Eles sabem o que os Apóstolos naquela noite não sabiam: que Jesus está percorrendo seu caminho até a glória. Ao mesmo tempo, porém, sentem profundamente a dor desta noite de traição e aflição. Na 5ª Santa, contemplamos o Servo Padecente, o homem das dores, mas com os olhos iluminados pela Páscoa. É esta a visão sobre Jesus que S. João nos ensina.

Apresenta-se a nós o “exemplo” da doação da vida que Jesus mostrou aos Apóstolos no começo da Ceia, lavando-lhes os pés. Com isso, ele deu a entender que ele é o Servo, que se humilha e carrega sobre si os pecados dos homens. Assumir na fé e na prática da vida o exemplo de Jesus, eis o verdadeiro sentido da “comunhão”, que é: participação na salvação efetivada por Jesus. Assim, a narração do lava-pés mostra o que significam as palavras de Jesus: “Isto é o meu corpo, dado por vós. Este é o cálice do meu sangue que é derramado por vós e por todos, para o perdão dos pecados” (J.Konings, SJ).

Na Catedral, a Missa Crismal será celebrada às 8h (13/4) com a Bênção do Óleo dos Catecúmenos, Bênção do Óleo dos enfermos e a Consagração do Crisma; em seguida, a Renovação das Promessas Sacerdotais pelos padres da região de Porto Velho.  Às 19h, a Missa da Instituição da Eucaristia e Lava-, seguida da adoração ao Santíssimo Sacramento até às 24h.


6ª FEIRA SANTA: Tendo celebrado a Instituição da Ceia na 5ª Feira Santa, a liturgia não voltará a celebrar a Eucaristia até a noite pascal. Na Sexta Santa, contemplamos a paixão e morte de Jesus, fazemos memória daqueles que experimentam o sofrimento humano, vitimas de toda forma de escravidão, injustiça e violência. No seu amor incondicional a nós, Cristo assume todos esses sofrimentos e entrega sua vida para trazer a salvação à humanidade.

A nossa caminhada no segui­mento de Jesus deve ter como condição primordial a disposição de participar de sua paixão e cruz. Na cruz, vemos aparecer o homem novo, que ama radicalmente e que faz da sua vida um dom para todos. Porque ama, esse homem novo vai assumir como missão a luta contra o pecado, isto é, contra todas as causas que ameaçam a vida e que geram medo, injustiça, sofrimento, exploração e morte. Assim, a cruz mantém o dinamismo de um mundo novo, o dinamismo do “Reino”.

Na catedral, a Adoração ao Santíssimo Sacramento na parte da manhã e às 15h30, celebração da Paixão de Jesus. Às 17h, Procissão do Senhor Morto e Nossa Senhora das Dores, com a Via Sacra.


VIGÍLIA PASCAL: Quando caiu o silêncio da morte e a criação mergulhou na escuridão, permaneceu Maria, sua Mãe, mantendo acesa a chama da fé esperando, contra toda a esperança, na ressurreição de Jesus.

A liturgia desta Noite Santa fala por si mesma: o mistério da nova luz que surge nas trevas, Cristo que venceu a morte e o pecado. Os fiéis se unem a este mistério, acendendo uma vela na chama do círio pascal, quando de sua entrada triunfal na igreja: é a participação na vida ressuscitada do Senhor.

A luz do Ressuscitado nos é dada para que viva em nós a esperança e a certeza de que Cristo venceu a morte, e nós vencemo-la com Ele. Doravante seremos portadores de sua Luz tornando visível o rosto de Cristo entre nós.

Na Catedral, às 20h, Celebração da Pascoa, com a celebração da Luz, Celebração da Palavra, Liturgia batismal e Liturgia Eucarística (tragam velas e água).

A você meu irmão, minha irmã, uma abençoada Semana Santa e Feliz Páscoa da Ressurreição!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 28 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pentecostes: Comunidades de rosto humano!

Pentecostes: Comunidades de rosto humano!

Palavra de Dom Moacyr Grechi – Arcebispo Emérito de Porto Velho

Páscoa do povo brasileiro - Por Dom Moacyr Grechi

Páscoa do povo brasileiro - Por Dom Moacyr Grechi

Hoje reafirmamos a nossa fé na ressurreição de Cristo; somos uma Igreja Pascal. Na oração do Credo, proclamamos a ressurreição dos mortos e a vida ete

Verdade libertadora! Por Dom Moacyr Grechi

Verdade libertadora! Por Dom Moacyr Grechi

  A Igreja, convocada a fortalecer o povo de Deus na atual conjuntura, é chamada a estar ao lado daqueles “que perderam a esperança e a confiança no B

Lugar seguro para viver! - Por Dom Moacyr Grechi

Lugar seguro para viver! - Por Dom Moacyr Grechi

  Diante do aumento da violência agrária que atinge trabalhadores rurais, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, pescadores artesanais, defensores de di

Gente de Opinião Domingo, 28 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)