Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 26/09/09




Caça aos votos 

Uma coluna sem papas na língua 26/09/09 - Gente de OpiniãoA temporada de caça aos votos começa agora para valer. Até pouco tempo, apenas o vice-governador João Cahulla (PPS) e o prefeito de Ariquemes Confúcio Moura (PMDB) estavam correndo trecho, mais recentemente o PDT confirmou como seu pré-candidato o ex-prefeito de Ji-Paraná Acir Gurgacz. Ontem foi a vez do PSDB lançar seu pré-candidato Expedito Júnior.



No Cone Sul

Uma coluna sem papas na língua 26/09/09 - Gente de OpiniãoO pré-candidato ao governo pelo PMDB, o prefeito de Ariquemes Confúcio Moura, cumpre desde o meio de semana maratona de visitas a lideranças políticas no Cone Sul. Até este sábado, quando participará do encontro estadual em Vilhena terá percorrido todos os municípios da região, visitando correligionários e emissoras de rádio e televisão.



A regionalização

Uma coluna sem papas na língua 26/09/09 - Gente de OpiniãoAos poucos vai se confirmando a regionalização da campanha 2010 ao Palácio Presidente Vargas: 1 – Eduardo Valverde (PT- Porto Velho) 2 - Confúcio Moura (PMDB-Ariquemes) 3 – Acir Gurgacz (PDT-Ji-Paraná) 4 – Expedito Júnior (que deve atropelar Cahulla mais na frente) (PSDB-Rolim de Moura).



Paliçadas da oposição

Uma coluna sem papas na língua 26/09/09 - Gente de OpiniãoNeste início de embate entre a base aliada do governador Ivo Cassol e a oposição, o que se vê é que os antagonistas do Palácio Presidente Vargas estão bem mais estruturados para as eleições proporcionais do que em 2006, mas ainda pecam muito na articulação – estão atrasados nas definições e divididos – quanto à disputa ao governo do estado.



Preço do divisionismo

Uma coluna sem papas na língua 26/09/09 - Gente de OpiniãoSe a oposição rondoniense conseguir se organizar e se unir em Rondônia, terá tudo para acabar com um longo período de domínio pianista/bianquista/cassolista no poder. Caso a oposição entre na peleja fracionada, serão mais quatro anos lambendo as feridas de mais uma derrota. Ivo montou bem seu time e já está entrosado para mais uma refrega com os oposicionistas.



Ponta do Abunã

Uma coluna sem papas na língua 26/09/09 - Gente de OpiniãoO pioneiro Zé Gaúcho – quase 30 anos residindo na região de Extrema – se manifestava emocionado após o encontro das lideranças dos distritos no TRE: finalmente estava marcada a data do plebiscito para a emancipação da Ponta do Abunã, que acontecerá dia 8 de outubro. A população da região conflitada esta comemorando até agora. 



Longo caminho

Uma coluna sem papas na língua 26/09/09 - Gente de OpiniãoMas a luta das abnegadas lideranças da Ponta do Abunã continua: embora marcada a consulta plebiscitária, o Congresso Nacional ainda não definiu as regras para a criação de novos municípios. E boa parte dos deputados e senadores não quer abrir essa primazia para as Assembléias Legislativas. Temem com isso uma farra emancipacionista pelo Brasil afora.



Siglas de aluguel

Uma coluna sem papas na língua 26/09/09 - Gente de OpiniãoRecente levantamento da Agência Estado dá conta que a maior parte dos partidos nanicos se transformou em siglas de aluguel. No Estado de Rondônia, isso não tem sido novidade e quem esta no poder geralmente consegue aglutinar melhor as legendas satélites. Não é a toa que a base aliada em Rondônia já conta com 17 siglas para a batalha de 2010.



Com dificuldades

Uma coluna sem papas na língua 26/09/09 - Gente de OpiniãoVejo o PSB rondoniense em dificuldades para montar uma nominata competitiva para a Câmara dos Deputados. No cenário político atual, o que se vê é uma proposta de isolamento para os socialistas pelos grandes blocos e o atual presidente regional Mauro Nazif vai ter que gastar os neurônios para acertar uma coligação que lhe favoreça.



Do Cotidiano

O corsários na Amazônia


Cantado em prosa e verso – até mereceu canção dos Beatles –, sir Walter Raleigh foi certamente o maior herói inglês. Mas, para os amazônidas, não passaria de um biopirata a mais – o mais famoso deles, certamente, mas nem por isso menos pirata.
Como tantos outros aventureiros e corsários, Raleigh também se sentiu atraído pela ampla divulgação da lenda do Eldorado, que se tornou objeto do desejo em uma Europa ávida pela conquista de novas fontes de riqueza. Portugal e Espanha haviam apontado o Novo Mundo como a nova cornucópia de maravilhas a explorar.
Inevitavelmente não poderiam passar em brancas nuvens as notícias de que Eldorado era uma cidade com prédios de ouro maciço, ruas cravejadas de pedras preciosas e tesouros à flor da terra, bastando descer a mão e pegar. Desde 1524, quando os espanhóis começaram a dominar os Andes, a lenda se espalhou e muitos ávidos exploradores vieram para levar todas as riquezas que pudessem. A cidade de ouro ficaria nos arredores da nascente do rio Caroni, na Venezuela de hoje, mas toda a exploração ali realizada foi infrutífera.
Por isso mesmo, os novos aventureiros, como sir Walter Raleigh, procuraram bater uma área mais ampla e não dar ponto sem nó: enquanto não encontravam Eldorado, iam recolhendo amostras de plantas e espécimes animais para investigar seu potencial econômico. Estava inaugurada oficialmente a biopirataria, a serviço de Sua Majestade.
A história do célebre biopirata da Amazônia começa na localidade inglesa de East Budleigh, por volta de 1552 ou 1554, nascido em data incerta. Seria uma existência pontilhada de ousadia, pioneirismo e tragédia. Pois foi sir Walter quem fundou, na trágica ilha de Roanoke, entre 1584 e 1585, o primeiro núcleo de colonização inglesa na América. Esse núcleo de povoamento, entretanto, desapareceu misteriosamente. E motivou o intrigante filme Espíritos da Floresta (Matt Codd, 2007).
A família Raleigh, protestante, foi severamente perseguida pelos áulicos da rainha católica Maria I de Inglaterra. Em uma de suas fugas desesperadas, o pai de Raleigh teve que se esconder numa torre para evitar ser morto. Por isso mesmo Walter se sentiu feliz quando a rainha protestante, Elizabeth I, subiu ao trono em 1558. E mais feliz ainda ficaria ao conquistar o coração – e os favores – da rainha.
Mas não é a felicidade, e sim a tragédia, a marca principal daquele que foi um dos maiores biopiratas da Amazônia. 


Via Direta

*** A Assembléia Legislativa começa a discutir em outubro a questão do manejo florestal e produtividade *** O vereador mais votado de Guajará Mirim, Sérgio Bouaz entra na peleja por um vaga à Assembléia Legislativa em 2010 *** O PSOL realiza encontro estadual em Porto Velho neste sábado sob o comando do professor Adilson Siqueira *** Também neste sábado, o PC do B promove encontro de filiações em Cacoal. 


Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br 
www.gentedeopiniao.com.br  -  www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios

A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios

Vergonha mundialDesde fins de 2023, quando foi definida a realização da COP30 em Belém, há vozes pessimistas afirmando que o Brasil vai passar verg

Falsos moralistas e Porto Velho já fica de barbas de molho

Falsos moralistas e Porto Velho já fica de barbas de molho

A carne e o coiceA ex-presidente Dilma Rousseff recebeu uma chuva de críticas pela distorção de um comentário que ela fez em favor do aproveitament

Está em curso a formação do clã político mais poderoso de Rondônia

Está em curso a formação do clã político mais poderoso de Rondônia

Algo vai sobrarHá no mínimo três tipos de ambientalistas apresentando suas visões da realidade e do futuro da Amazônia: os pessimistas, os muito pe

O clã dos Carvalhos colocou de joelhos a administração estadual do governador Marcos Rocha

O clã dos Carvalhos colocou de joelhos a administração estadual do governador Marcos Rocha

Lição da naturezaO “nacionalismo” do slogan MAGA (Make America Great Again), aplicado pelo presidente Donald Trump, tem a crueldade da força bruta,

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)