Domingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 26/09/09




Caça aos votos 

Uma coluna sem papas na língua 26/09/09 - Gente de OpiniãoA temporada de caça aos votos começa agora para valer. Até pouco tempo, apenas o vice-governador João Cahulla (PPS) e o prefeito de Ariquemes Confúcio Moura (PMDB) estavam correndo trecho, mais recentemente o PDT confirmou como seu pré-candidato o ex-prefeito de Ji-Paraná Acir Gurgacz. Ontem foi a vez do PSDB lançar seu pré-candidato Expedito Júnior.



No Cone Sul

Uma coluna sem papas na língua 26/09/09 - Gente de OpiniãoO pré-candidato ao governo pelo PMDB, o prefeito de Ariquemes Confúcio Moura, cumpre desde o meio de semana maratona de visitas a lideranças políticas no Cone Sul. Até este sábado, quando participará do encontro estadual em Vilhena terá percorrido todos os municípios da região, visitando correligionários e emissoras de rádio e televisão.



A regionalização

Uma coluna sem papas na língua 26/09/09 - Gente de OpiniãoAos poucos vai se confirmando a regionalização da campanha 2010 ao Palácio Presidente Vargas: 1 – Eduardo Valverde (PT- Porto Velho) 2 - Confúcio Moura (PMDB-Ariquemes) 3 – Acir Gurgacz (PDT-Ji-Paraná) 4 – Expedito Júnior (que deve atropelar Cahulla mais na frente) (PSDB-Rolim de Moura).



Paliçadas da oposição

Uma coluna sem papas na língua 26/09/09 - Gente de OpiniãoNeste início de embate entre a base aliada do governador Ivo Cassol e a oposição, o que se vê é que os antagonistas do Palácio Presidente Vargas estão bem mais estruturados para as eleições proporcionais do que em 2006, mas ainda pecam muito na articulação – estão atrasados nas definições e divididos – quanto à disputa ao governo do estado.



Preço do divisionismo

Uma coluna sem papas na língua 26/09/09 - Gente de OpiniãoSe a oposição rondoniense conseguir se organizar e se unir em Rondônia, terá tudo para acabar com um longo período de domínio pianista/bianquista/cassolista no poder. Caso a oposição entre na peleja fracionada, serão mais quatro anos lambendo as feridas de mais uma derrota. Ivo montou bem seu time e já está entrosado para mais uma refrega com os oposicionistas.



Ponta do Abunã

Uma coluna sem papas na língua 26/09/09 - Gente de OpiniãoO pioneiro Zé Gaúcho – quase 30 anos residindo na região de Extrema – se manifestava emocionado após o encontro das lideranças dos distritos no TRE: finalmente estava marcada a data do plebiscito para a emancipação da Ponta do Abunã, que acontecerá dia 8 de outubro. A população da região conflitada esta comemorando até agora. 



Longo caminho

Uma coluna sem papas na língua 26/09/09 - Gente de OpiniãoMas a luta das abnegadas lideranças da Ponta do Abunã continua: embora marcada a consulta plebiscitária, o Congresso Nacional ainda não definiu as regras para a criação de novos municípios. E boa parte dos deputados e senadores não quer abrir essa primazia para as Assembléias Legislativas. Temem com isso uma farra emancipacionista pelo Brasil afora.



Siglas de aluguel

Uma coluna sem papas na língua 26/09/09 - Gente de OpiniãoRecente levantamento da Agência Estado dá conta que a maior parte dos partidos nanicos se transformou em siglas de aluguel. No Estado de Rondônia, isso não tem sido novidade e quem esta no poder geralmente consegue aglutinar melhor as legendas satélites. Não é a toa que a base aliada em Rondônia já conta com 17 siglas para a batalha de 2010.



Com dificuldades

Uma coluna sem papas na língua 26/09/09 - Gente de OpiniãoVejo o PSB rondoniense em dificuldades para montar uma nominata competitiva para a Câmara dos Deputados. No cenário político atual, o que se vê é uma proposta de isolamento para os socialistas pelos grandes blocos e o atual presidente regional Mauro Nazif vai ter que gastar os neurônios para acertar uma coligação que lhe favoreça.



Do Cotidiano

O corsários na Amazônia


Cantado em prosa e verso – até mereceu canção dos Beatles –, sir Walter Raleigh foi certamente o maior herói inglês. Mas, para os amazônidas, não passaria de um biopirata a mais – o mais famoso deles, certamente, mas nem por isso menos pirata.
Como tantos outros aventureiros e corsários, Raleigh também se sentiu atraído pela ampla divulgação da lenda do Eldorado, que se tornou objeto do desejo em uma Europa ávida pela conquista de novas fontes de riqueza. Portugal e Espanha haviam apontado o Novo Mundo como a nova cornucópia de maravilhas a explorar.
Inevitavelmente não poderiam passar em brancas nuvens as notícias de que Eldorado era uma cidade com prédios de ouro maciço, ruas cravejadas de pedras preciosas e tesouros à flor da terra, bastando descer a mão e pegar. Desde 1524, quando os espanhóis começaram a dominar os Andes, a lenda se espalhou e muitos ávidos exploradores vieram para levar todas as riquezas que pudessem. A cidade de ouro ficaria nos arredores da nascente do rio Caroni, na Venezuela de hoje, mas toda a exploração ali realizada foi infrutífera.
Por isso mesmo, os novos aventureiros, como sir Walter Raleigh, procuraram bater uma área mais ampla e não dar ponto sem nó: enquanto não encontravam Eldorado, iam recolhendo amostras de plantas e espécimes animais para investigar seu potencial econômico. Estava inaugurada oficialmente a biopirataria, a serviço de Sua Majestade.
A história do célebre biopirata da Amazônia começa na localidade inglesa de East Budleigh, por volta de 1552 ou 1554, nascido em data incerta. Seria uma existência pontilhada de ousadia, pioneirismo e tragédia. Pois foi sir Walter quem fundou, na trágica ilha de Roanoke, entre 1584 e 1585, o primeiro núcleo de colonização inglesa na América. Esse núcleo de povoamento, entretanto, desapareceu misteriosamente. E motivou o intrigante filme Espíritos da Floresta (Matt Codd, 2007).
A família Raleigh, protestante, foi severamente perseguida pelos áulicos da rainha católica Maria I de Inglaterra. Em uma de suas fugas desesperadas, o pai de Raleigh teve que se esconder numa torre para evitar ser morto. Por isso mesmo Walter se sentiu feliz quando a rainha protestante, Elizabeth I, subiu ao trono em 1558. E mais feliz ainda ficaria ao conquistar o coração – e os favores – da rainha.
Mas não é a felicidade, e sim a tragédia, a marca principal daquele que foi um dos maiores biopiratas da Amazônia. 


Via Direta

*** A Assembléia Legislativa começa a discutir em outubro a questão do manejo florestal e produtividade *** O vereador mais votado de Guajará Mirim, Sérgio Bouaz entra na peleja por um vaga à Assembléia Legislativa em 2010 *** O PSOL realiza encontro estadual em Porto Velho neste sábado sob o comando do professor Adilson Siqueira *** Também neste sábado, o PC do B promove encontro de filiações em Cacoal. 


Fonte: Carlos Sperança - [email protected] 
www.gentedeopiniao.com.br  -  www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Existe ainda um clima de revolta entre os garimpeiros de Humaitá e Porto Velho

Existe ainda um clima de revolta entre os garimpeiros de Humaitá e Porto Velho

A maior riqueza A respeitada revista Forbes decidiu humilhar os homens mais ricos do mundo apresentando uma brasileira com uma riqueza bem maior qu

Ivo Cassol já começa a montar seu bloco para disputar o CPA Rio Madeira

Ivo Cassol já começa a montar seu bloco para disputar o CPA Rio Madeira

Evitar o piorÉ justo refletir sobre o que significa a notícia de que os pássaros do gênero Willisornis (conhecidos como rendadinhos ou formigueiros)

A coalizão que projeta a candidatura de Mariana Carvalho reúne adversários no mesmo palanque

A coalizão que projeta a candidatura de Mariana Carvalho reúne adversários no mesmo palanque

Desgraças previstasÉ um país só, mas imenso. Ao Norte e ao Sul invertem-se as situações de seca e inundações: quando o Norte seca, o Sul se afoga;

Lamentavelmente as facções criminosas de Porto Velho vão tomando conta das comunidades

Lamentavelmente as facções criminosas de Porto Velho vão tomando conta das comunidades

Caminho sem voltaNenhum progresso real, ou seja, mais lucrativo e socialmente justo, será obtido com qualidade, legalidade e sustentabilidade sem c

Gente de Opinião Domingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)