Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 18/05/10


 

 

Opção pelo PT

Em vista do acordo nacional envolvendo o PSB e o PT celebrado no final de semana em Brasília, os diretórios regionais – inclusive o de Rondônia – começam a fechar as alianças nos estados. Em Rondônia, o PSB de Mauro Nazif e Jesualdo Pires poderá acertar com o PT recebendo em contrapartida o beneficio de celebrar coligações à Câmara Federal e Assembléia Legislativa.

 

Favas contadas

Os tucanos de Expedito Junior tinham como favas contadas um acordo com o PSB em Rondônia levando o deputado federal Mauro Nazif de vice numa coligação. No entanto, quem ameaça levar a melhor é o petista Eduardo Valverde, que começa a decolagem na capital, depois de dois encontros em Porto Velho neste final de semana e o surpreendente reforço dos socialistas.

 

Troca de legenda

Ainda de olho na vaga do deputado Miguel Sena (PSDB -Guajará Mirim), já cassado, mas  que se mantém no  cargo a custo de liminar, a representante trabalhista Ana Lúcia Dermani Aguiar, a Ana da Oito, eleita pelo PV, tem a esperança de chegar á Assembléia Legislativa. Se conseguir a vaga, ela perde a cadeira logo em seguida, por infidelidade partidária: ela trocou recentemente o PV pelo PT do B.

 

As movimentações

O final de semana foi intenso na capital rondoniense no plano político. De um lado, os petistas com mais um encontro municipal, de outro a Frente Progressista, se mobilizando para o lançamento das pré-candidaturas de Ivo Cassol e Tziu Jidaias ao Senado e ainda foi realizado encontro dos tucanos de Expedito Júnior e dos cristãos de Agnaldo Muniz, no centro de convenções da Assembléia de Deus.

 

No interior

Já, no interior do estado, o senador Assis Gurgcz, pré-candidato do PDT tocou mais uma britz, com filiações em Cacoal e reuniões na região do café. Já, o ex-prefeito Melki Donadon, pré-candidato ao governo do PHS, com o fiel escudeiro Herbert Lins Albuquerque, tinha encontro marcado em Nova Mamoré. Por sua vez a pré-candidata do PSOL Rosangela Cipriano não divulgou agenda.

 

Questão do vice

Para pacificar a base aliada o governador Ivo Cassol, o articulador da Frente Progressista, despachou a definição da escolha do vice do governador João Cahulla para as convenções no final de junho. São citados como candidatos ao posto Neodi Carlos – que não compareceu ao encontro de sábado – e Odacir Soares. Mas ainda tem o pastor evangélico Nelson Luchtenberg, sogro de Agnaldo Muniz na alça de mira dos progressistas.

 

Punhalada em Expedito?

A escolha do pastor Nelson Luchtenberg para vice de Cahulla teriam razões de ser, matando dois coelhos com uma só cajadada: na primeira cajadada a intenção seria atrair o eleitorado evangélico para Cahulla, na segunda cajadada provocar a desistência da candidatura ao Senado de Agnaldo Muniz, que então teria alojamento  na Frente Progressista como postulante a uma vaga à Câmara Federal e não mais candidato ao Senado em dobradinha com Junior.

 

Cassolistas X petistas

Olha o PT buscando polarização com o cassolismo: Em nota oficial o partido alerta sua militância que a “briga” do ex-governador Ivo Cassol com o ex-senador Expedito Júnior é uma peça de teatro e que o único candidato da oposição é Valverde. Ora, no segundo quesito, os petistas sapecam: a oposição tem além de Valverde, Confúcio e Acir como postulantes da oposição, além de Rosângela Cipriano, do PSOL. Já, Expedito pilota uma candidatura híbrida sendo meio oposição, meio situação.

 

 

Do Cotidiano

A geladeira de bolso

A parceria entre universidade e empresa privada ainda não é uma das práticas mais corriqueiras no país, embora seja uma receita extraordinária de sucesso, a julgar pelas experiência já desenvolvidas. Uma delas poderá ter como resultado paralelo o fim dos pingüins de geladeira, com a introdução no mercado da chamada “geladeira de bolso”.

A história dessa inovação começou há um quarto de século, quando a Universidade Federal de Santa Catarina e a Empresa Brasileira de Compressores (Embraco), de forma exemplar e pioneira, reuniram seus esforços para o desenvolvimento de projetos conjuntos. Um dos mais promissores é o microcompressor, que promete aposentar a geladeira e substituí-la por gavetas e armários refrigerados.

Os antigos guarda-comidas passarão, nesse caso, a ter gavetas e compartimentos refrigerados, dos quais serão tirados os frios, os refrigerantes, as carnes. Cubos de gelo em determinado compartimento da cozinha, gaveta de vegetais em outro e a geladeira comum, pesada, barulhenta e gastadora de energia, não terá mais utilidade nas cozinhas.

Com a miniaturização dos compressores, que são a alma das geladeiras e dos demais refrigeradores, será possível ter “oásis” refrigerados pela casa toda. Esse projeto surgiu no interior de um conjunto de laboratórios instalados na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com o patrocínio da Empresa Brasileira de Compressores (Embraco).

Além de permitir aos decoradores e arquitetos se livrar o trambolho que a geladeira representa, podendo criar compartimentos refrigerados como parte de armários e prateleiras, o projeto vai para além das cozinhas: o microcompressor também será desenvolvido para reduzir o tamanho e aumentar a velocidade dos computadores portáteis. Atualmente, eles não são menores porque o risco de pegar fogo devido à proximidade dos componentes é muito alto. Com o minúsculo compressor será possível manter a baixa temperatura.

O primeiro passo para esse avanço já foi dado. No começo do ano, a principal conferência internacional sobre o tema, a Itherm 2006, realizada em San Diego, na Califórnia, divulgou as primeiras informações sobre um microcompressor desenvolvido pela Embraco. Para ter uma ideia do que isso representa para o setor, basta dizer que os equipamentos presentes em todas as geladeiras têm, em média, o tamanho de uma bola de vôlei − e o novo deve ser um pouco maior do que uma pilha pequena.

 

Via Direta

*** Chegando ao Senado, o que se vê é que o Projeto Ficha Limpa passará com folga *** A estimativa mais recente é que 50 dos 81 senadores aprovam a proposta de moralização, o que é motivo para comemoração *** A invasão denominada Airton Sena, em Porto Velho, se transformou num populoso bairro em menos de um ano *** O Mesmo acontece com o assentamento dos sem-teto Bom Sucesso, já em ritmo de regularização.
 


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios

A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios

Vergonha mundialDesde fins de 2023, quando foi definida a realização da COP30 em Belém, há vozes pessimistas afirmando que o Brasil vai passar verg

Falsos moralistas e Porto Velho já fica de barbas de molho

Falsos moralistas e Porto Velho já fica de barbas de molho

A carne e o coiceA ex-presidente Dilma Rousseff recebeu uma chuva de críticas pela distorção de um comentário que ela fez em favor do aproveitament

Está em curso a formação do clã político mais poderoso de Rondônia

Está em curso a formação do clã político mais poderoso de Rondônia

Algo vai sobrarHá no mínimo três tipos de ambientalistas apresentando suas visões da realidade e do futuro da Amazônia: os pessimistas, os muito pe

O clã dos Carvalhos colocou de joelhos a administração estadual do governador Marcos Rocha

O clã dos Carvalhos colocou de joelhos a administração estadual do governador Marcos Rocha

Lição da naturezaO “nacionalismo” do slogan MAGA (Make America Great Again), aplicado pelo presidente Donald Trump, tem a crueldade da força bruta,

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)