Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 04/12/09




As intervenções

As intervenções do Ministério Público tem sido importantes para resolver demandas que afligem Porto Velho. Interviu no jogo de empurra-empurra da saúde entre o governo estadual com a Prefeitura e, o Pronto Socorro João Paulo II já apresenta melhoras. Agora os procuradores se voltam para equacionar os problemas do trânsito que estão enlouquecendo a população.

A epopéia rondoniense

O ex-presidente do Beron Paulo Saldanha deixou o hotel ecológico de Guajará-mirim para filhos e sobrinhos tocar e se dedica agora a sua grande paixão: a literatura. Em visita aos amigos durante a semana, na capital, explicou animado que esta concluindo mais uma obra sobre a epopéia rondoniense dos anos 80. Estamos na espera.

Acertou na mosca

O Ministério da Saúde acertou na mosca ao colocar a capital rondoniense no rol das cidades mais ameaçadas pela dengue nesta temporada. Constata-se que a doença já se espalha pelos bairros – e inclusive em algumas partes da região central – ainda no inicio deste inverno amazônico. Estou de cabelos em pé: as chuvas apenas estão começando.

Ano para festejar

Mas Porto Velho têm bons motivos para festejar 2009. Além do fantástico impulso proporcionado pela construção das hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, a fumaceira das queimadas diminuiu em nossas bandas – aumentou nas vizinhas Rio Branco e Manaus – e os índices de raiva, malária estão caindo por aqui ano a ano.

Faltou confiança?

Depois de uma disputa intensa pelo comando do palanque da ministra Dilma Roussef, pré-candidata à presidência em Rondônia, o prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho acabou levando a melhor e vai coordenar a campanha da presidenciável em todo estado. Vai ver que o comando nacional da campanha de Dilma não confiava tanto assim no governador Ivo Cassol...

Nos bastidores

A propósito da definição do comando de campanha da ministra Dilma em Rondônia, o que se vê é o governador Ivo Cassol com um pé no palanque de Dilma e outro no palanque de José Serra. Ele dividiu a base aliada, quase meio a meio, em cada palanque, para ficar de bem com os dois lados.

Grande otimismo

O PMDB respira otimismo com a postulação do prefeito de Ariquemes Confúcio Moura ao governo do estado. Nunca, nos últimos anos, o partido apresentou um pré-candidato com tantas características positivas: é ficha limpa, realiza uma administração inovadora e eficiente e tem livre trânsito em Brasília na captação de recursos. Se galgar vaga no segundo turno vai ser difícil segurar.

Forças do mal

O deputado estadual Ribamar Araújo (PT-Porto Velho) esta novamente empenhado em combater as forças do mal que se instalaram na política. Seu discurso denunciando a existência de um balcão de negócios no Parlamento rondoniense ganhou grande repercussão nos últimos dias e com isso tem recebido centenas de manifestações de apoio para prosseguir sua luta contra os corruptos.

Restaurando a moral

Lembro que na titularidade da secretária de Saúde da primeira gestão do governador Ivo Cassol, o atual deputado Miguel Sena levou pau de todo lado acusado de envolvimento na máfia dos marmitex. Passou o tempo, foi investigado, e acaba de ser inocentado das denuncias pela justiça. Sem dúvidas, trata-se de um bom atestado de idoneidade para um político nos dias de hoje. 



Do Cotidiano

Intervencionismo americano

O vazamento de um importante documento militar estadunidense acendeu uma luz vermelha na América Latina. Escrito sem as habituais firulas diplomáticas, cuja linguagem geralmente disfarça os verdadeiros propósitos, o documento da Força Aérea dos EUA não restringe as operações das sete novas bases militares acertadas com o governo pró-Washington do presidente Álvaro Uribe, da Colômbia, a ações contra o terrorismo e o tráfico de drogas, que são as motivações destacadas pela diplomacia.
Quem conhece a história de intervencionismo dos EUA no “quintal” latino-americano não só viu o sinal de alerta se acender como acionou amedrontadas sirenes: afinal, se o terrorismo praticamente inexiste na América do Sul e os EUA não reduziram o tráfico de drogas sequer no Afeganistão, país que ocuparam totalmente, o que realmente pretendem ao fincar ao redor da Amazônia não uma única, mas sete bases?
Essa preocupação aumentou quando Fidel Castro avisou a América Latina sobre uma decisão extremamente séria dos EUA: reativar sua Quarta Frota, que havia sido posta em recesso após a II Guerra. E não apenas reativá-la, mas direcioná-la para a vigilância dos mares sul-americanos.
Além disso, depois da posição dúbia dos EUA frente ao golpe militar que depôs o presidente constitucional Manuel Zelaya, de Honduras, e uma forte articulação para a derrubada do presidente paraguaio, Fernando Lugo, recentemente iniciada, é inevitável que haja no mínimo o receio de que os EUA pretendam compensar a perda de sua influência no mundo reforçando-a em seu “quintal”.
No Brasil, o tradicional PCB, assinalou em seu recente XIV Congresso que “toda essa estratégia visa a ameaçar Venezuela, Bolívia, Equador, Cuba, tudo para garantir o controle das extraordinárias riquezas do continente, entre elas o Pré-Sal, a Amazônia, a imensa biodiversidade e o Aquífero Guarani”.
Também setores nacionalistas brasileiros, independentes da esquerda, demonstram preocupação, sobretudo com ongs estrangeiras que atuam na Amazônia e nas frentes de colonização.
O ex-presidente do PT José Genuíno, aproveitou a deixa para reverberar ainda mais um tom de preocupação que vai crescendo a cada nova ação do governo norte-americano e da executora de sua diplomacia – Hillary Clinton. Para Genuíno, a preocupação é legítima, o que não significa a intenção de aceitar como real a possibilidade de uma invasão é a pretensão do governo brasileiro de “enfrentar o Pentágono”. 


Via Direta


*** Até os hospitais particulares de Porto Velho estão repletos de pacientes neste final de ano, resultado da intensa migração que o estado esta recebendo***Em algumas especialidades, como a de circulação, os médicos trabalharam duramente durante o ano e já entraram em férias *** Alguns deputados querem a construção da sede própria, outros argumentam que a sede emprestada e reformada dá pra o gasto *** Haja confusão. 

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br 
www.gentedeopiniao.com.br  -  www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/   

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios

A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios

Vergonha mundialDesde fins de 2023, quando foi definida a realização da COP30 em Belém, há vozes pessimistas afirmando que o Brasil vai passar verg

Falsos moralistas e Porto Velho já fica de barbas de molho

Falsos moralistas e Porto Velho já fica de barbas de molho

A carne e o coiceA ex-presidente Dilma Rousseff recebeu uma chuva de críticas pela distorção de um comentário que ela fez em favor do aproveitament

Está em curso a formação do clã político mais poderoso de Rondônia

Está em curso a formação do clã político mais poderoso de Rondônia

Algo vai sobrarHá no mínimo três tipos de ambientalistas apresentando suas visões da realidade e do futuro da Amazônia: os pessimistas, os muito pe

O clã dos Carvalhos colocou de joelhos a administração estadual do governador Marcos Rocha

O clã dos Carvalhos colocou de joelhos a administração estadual do governador Marcos Rocha

Lição da naturezaO “nacionalismo” do slogan MAGA (Make America Great Again), aplicado pelo presidente Donald Trump, tem a crueldade da força bruta,

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)