Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 03/10/09


 

Escalação petista 

Uma coluna sem papas na língua 03/10/09 - Gente de OpiniãoEmbora só anuncie no final do ano, depois das eleições dos diretórios municipais e do regional, o PT já está com a escalação pronta para a disputa ao governo e ao Senado: ao Palácio Presidente Vargas, o deputado federal Eduardo Valverde, ao Senado Fátima Cleide, a reeleição. A sigla espera emplacar cinco deputados estaduais e três federais. 



Uma farra partidária

Uma coluna sem papas na língua 03/10/09 - Gente de OpiniãoA regra de troca de partidos, mesmo sob pena de perda de mandatos não foi respeitada pela classe política em todo país. Em Rondônia, uma penca de deputados e pré-candidatos, no apagar das luzes do prazo de filiações, mudou de legenda, buscando melhor acomodação para as disputas do ano que vem.



Predador na moita

Uma coluna sem papas na língua 03/10/09 - Gente de OpiniãoUm dos maiores predadores de deputados estaduais da região do café, o empresário e pecuarista Zezinho do Leilão, de Cacoal, se filiou ao PP. É um dos nomes mais fortes na disputa a Assembléia Legislativa, mas vai enfrentar nomes igualmente fortes como a ex-prefeitura Sueli Aragão (PMDB) e a ex-vereadora Glaucioni Nery (PSDC).



Sede ao pote

Uma coluna sem papas na língua 03/10/09 - Gente de OpiniãoCom sede ao pote, o senador Expedito Júnior (PSDB) é o pré-candidato ao governo do estado que mais corre trecho na atualidade pelos rincões rondonienses. Se fosse mais prudente, aguardaria algumas definições como a da sua cassação (o desgaste será inevitável), do apoio do governador Ivo Cassol (que estimula mais três nomes) etc.



Malandro é malandro...

Uma coluna sem papas na língua 03/10/09 - Gente de OpiniãoOs políticos mais experientes estão maneirando as coisas, aguardando desgastes dos adversários, adiando entrada em campo (por causa das eventuais inegibilidades de Ivo, Cassol e Bianco, por exemplo) para examinar melhor o quadro. Já, Expedito, se transformou num furacão atropelando os demais postulantes da base aliada - e causando rachas. 


...E mané é mané!

Gente de OpiniãoSe por um lado, Júnior acertou na opção da disputa (pelejar pelo Senado seria uma fria contra Ivo, Raupp e Fafá Cleide) e foi brilhante na estratégia de tomar o PSDB goela abaixo levando de brinde o DEM e o PPS, por outro lado causou rupturas na base governista podendo justificar a iniciativa do governador Ivo Cassol em buscar um nome de consenso

 


Mais pesquisas

Gente de OpiniãoO senador Valdir Raupp, presidente regional do PMDB, que estimulou com pesquisas a candidatura ao governo de Expedito Júnior (PSDB), agora volta suas consultas eleitorais para estimular a senadora Fátima Cleide (PT-RO), disputar o governo do estado no ano que vem. Pelo que se vê, Raupp não quer concorrentes para a disputa ao Senado...

 

Baita trairagem

Gente de OpiniãoA conduta do clã Raupp (que estimulou Expedito e agora quer impulsionar Fátima Cleide ao governo), da dinastia Donadon (que sempre manda representantes aos encontros do PSDB de Expedito) e da familiocracia dos Muletas (com um pé na oposição e outro no governo) já enfraquecem - e sinalizam traição explícita para o candidato do partido Confúcio Moura.

 


Cassações em pauta

Gente de OpiniãoForam menos de quinze dias de trégua. As cassações dos governadores, inclusive a do nosso, Ivo Cassol, voltarão à pauta ainda neste mês de outubro, com a decisão do STF em derrubar a suspensão dos julgamentos de cassações dos governadores, fruto de uma liminar do ministro Eros Grau.

 


Pulando cirandinha

Gente de OpiniãoDepois de se estranharem na legislatura passada, o governador Ivo Cassol, o senador Expedito Júnior e o ex-presidente da Assembléia Legislativa estarão pulando cirandinha juntos. Carlão ingressou no PSDB e vai tentar voltar a Assembléia Legislativa pela base aliada. Mas, não é uma beleza? Na verdade eles sempre foram coleguinhas...



Do Cotidiano

Maior envolvimento

Enquanto o envolvimento de jovens vai aumentando ano a ano na criminalidade, prossegue a polêmica as reações contrárias de órgãos e entidades assistenciais a proposta que tramita no Congresso Nacional que versa sobre a redução da maioridade penal. O projeto busca se transformar numa resposta a sociedade aos altos níveis de criminalidade praticados pelos menores de 18 anos, na incidência de assaltos, homicídios, latrocínios e, sobretudo o tráfico de drogas que se espraia até para a zona rural.
O presidente da Comissão Episcopal para Serviço da Caridade, Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil –CBBB, Dom Pedro Luiz Stringhini, em documento ao Congresso Nacional pede aos legisladores que não reduzam a maioridade penal e que os menores de 18 anos sejam reeducados e recebam a correção necessária em ambientes próprios.
Tratando-se de Brasil, o pedido de educar alguém em “ambiente próprio” pode ser considerado um delírio. Cada vez mais as penitenciárias brasileiras estão apinhadas, a maioria recém egressa da adolescência e o governo brasileiro e as administrações estaduais não tem tido competência para resolver os problemas, nem de crianças, tampouco de adolescentes e adultos.
Como alternativa a redução da maioria penal, a CNBB aponta a adoção de medidas sociais educativas e políticas públicas para apoio aos menores e suas famílias, As autoridades religiosas também pedem muita atenção e vigor para a problemática do tráfico de drogas e seus responsáveis, um problema maior, porque pé pelo tráfico de drogas que grande parte desses menores é aliciada.
O bispo Pedro Luiz explica que a entidade pede medidas preventivas, não punitivas. Ele citou como exemplo bem sucedido a reformulação do sistema, a antiga Fundação Estadual do Bem Estar do Menor (FEBEM), no Estado de São Paulo, agora chamada de Fundação Casa. A igreja participa da reformulação que vem trazendo bons resultados. Cita que é só lembrar que há alguns anos não tem havido tantas rebeliões como na antiga FEBEM e isso decorre graças as mudanças no sistema. 



Via Direta

Uma coluna sem papas na língua 03/10/09 - Gente de Opinião*** O ex-prefeito Carlinhos Camurça (PP) tem descido a lenha no atual prefeito Roberto Sobrinho por onde passa *** Como se sabe agora Camurça virou defensor da base aliada de Cassol *** Como é muito tigre para o mesmo capão, vereadores e secretários municipais petistas da capital estão trocando patadas nos bastidores *** È autofagia pura na disputa de cadeiras a ALE. 

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br 
www.gentedeopiniao.com.br  -  www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios

A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios

Vergonha mundialDesde fins de 2023, quando foi definida a realização da COP30 em Belém, há vozes pessimistas afirmando que o Brasil vai passar verg

Falsos moralistas e Porto Velho já fica de barbas de molho

Falsos moralistas e Porto Velho já fica de barbas de molho

A carne e o coiceA ex-presidente Dilma Rousseff recebeu uma chuva de críticas pela distorção de um comentário que ela fez em favor do aproveitament

Está em curso a formação do clã político mais poderoso de Rondônia

Está em curso a formação do clã político mais poderoso de Rondônia

Algo vai sobrarHá no mínimo três tipos de ambientalistas apresentando suas visões da realidade e do futuro da Amazônia: os pessimistas, os muito pe

O clã dos Carvalhos colocou de joelhos a administração estadual do governador Marcos Rocha

O clã dos Carvalhos colocou de joelhos a administração estadual do governador Marcos Rocha

Lição da naturezaO “nacionalismo” do slogan MAGA (Make America Great Again), aplicado pelo presidente Donald Trump, tem a crueldade da força bruta,

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)