Domingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 02/02/10




Emitindo sinais 

Uma coluna sem papas na língua 02/02/10 - Gente de OpiniãoO Palácio Urupá, sede da prefeitura municipal de Ji-Paraná, volta emitir sinais de que poderá produzir um candidato ao governo do estado. Ocorre que o vice-prefeito Zé Otônio acaba de comunicar aos amigos que desistiu de disputar uma vaga à Câmara Federal. Se desistiu da empreitada, com toda certeza, é porque o chefe José Bianco, já sinalizou que pode entrar na disputa ao governo e deixar o cargo para ele... 

Novela se define

Uma coluna sem papas na língua 02/02/10 - Gente de OpiniãoA novela da candidatura de Bianco não tem como passar de março, já que ele é obrigado a se desincompatilizar, cumprindo a legislação eleitoral, caso realmente esteja disposto a concorrer ao Palácio Presidente Vargas. O problema é que Bianco catimba o jogo, é cheio de idas e vindas e acaba tumultuando todo o quadro sucessório. 

Obsessão do Raupp

Uma coluna sem papas na língua 02/02/10 - Gente de OpiniãoO senador Valdir Raupp (PMDB-RO) tem tido noites insones por causa do crescimento da candidatura a reeleição da senadora Fátima Cleide. Ela já esta no seu retrovisor. Por isso Raupp articula que ela seja vice do pré-candidato ao governo Confúcio Moura. A coisa virou obsessão. Fafazinha ameaça a reeleição do queixada barbudo e precisa sair do páreo. 

Mãos a obra 

Uma coluna sem papas na língua 02/02/10 - Gente de Opinião
Para se livrar da obsessão Fátima Cleide, Raupp só espera a reeleição do deputado federal Michel Temer na presidência nacional do PMDB, para bater nas portas de Lula e cia e pedir como contrapartida a aliança com Dilma Roussef que o PT não lance candidatura própria em Rondônia e que Fafá Cleide entre de vice de Confúcio Moura. 

Eleições 2010

Uma coluna sem papas na língua 02/02/10 - Gente de OpiniãoO ano deverá ser marcado pela disputa eleitoral reduzindo os trabalhos na Assembléia Legislativa no decorrer de 2010. Como a grande maioria dos deputados estaduais é do interior do estado, onde a peleja a reeleição já se configura, como das mais encarniçadas, a tendência é que seja reduzida o numero de sessões e audiências públicas. 

Momento difícil

Uma coluna sem papas na língua 02/02/10 - Gente de OpiniãoO senador cassado Expedito Junior (PSDB) pode se tornar, dependendo das articulações vigentes, no maior cavalo paraguaio de uma disputa ao governo de Rondônia. Ele largou bem, numa brilhante articulação tomou o PSDB de volta, ficando com o palanque do presidenciável José Serra em Rondônia e no final de 2009 já tinha apoio da maioria dos deputados estaduais e de prefeitos da base aliada.
 

Perdendo fôlego

Uma coluna sem papas na língua 02/02/10 - Gente de OpiniãoMas o que aparentava ser um tsunami acabou virando uma brisa suave. Júnior, que começava ameaçar a liderança do governador Ivo Cassol, numa reviravolta, começou a perder fôlego com a sua cassação. O espaço na mídia minguou e Cassol fez uma blitz em todo estado e trouxe de volta para seu domínio as lideranças que já tinham fechado com o tucano. 

Na base aliada

Uma coluna sem papas na língua 02/02/10 - Gente de OpiniãoJunto com os prejuízos decorrentes da cassação de Expedito, começou a debandada de deputados e prefeitos da base aliada em direção ao vice-governador João Cahulla, sob impiedosa influência do governador. Expedito resiste bravamente ao processo de asfixia, mas só poderá respirar agora se houver a cassação do vice João Cahulla. 

Rachou de vez

O PMDB vai à convenção nacional, marcada para sábado, o dia 6 de fevereiro, rachado em três e um dos blocos dissidentes ameaça melar o evento que deve entronizar mais uma vez o deputado federal Michel Temer na presidência da legenda. A ala contrária coligação com o PT defende candidatura própria, mas tem uma outra que sustenta um acordo com os tucanos de José Serra. 

Do Cotidiano

Surpresas desagradáveis

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), que possui núcleos em Rondônia, Acre e Roraima, vai inaugurar 40 obras destinadas à pesquisa científica na região amazônica até março de 2010. Os laboratórios reúnem equipamentos e espaços que, por meio de tecnologias biológicas apropriadas, possibilitarão o estudo e a exploração das matérias-primas existentes na Floresta Amazônica.
A expectativa desta medida é grande nos meios científicos regionais, uma vez que temos ainda muita coisa para ser desvendada em termos de flora, fauna e até mesmo do que tem ocorrido com nosso meio ambiente nos últimos anos. O regime de chuvas tem se alterado ano a ano, causando surpresas desagradáveis nos estados do Amazonas, Acre e Rondônia, ocorrendo secas e enchentes inesperadas.
Os laboratórios anunciados pelo Inpa, contam com equipamentos e recursos de cerca de R$ 40 milhões, provenientes do Ministério de Ciência e Tecnologia, da Superintendência da Zona Franca de Manaus, Fundação de Amparo à Pesquisa no Amazonas, entre outros. Uma das instalações já inauguradas é o Laboratório Temático de Bioprospecção de Insetos, que ajudará os pesquisadores no desenvolvimento de estudos relacionados aos microrganismos que vivem na região amazônica.
Em Rondônia as pesquisas serão direcionadas principalmente para o nosso Vale do Guaporé, uma das regiões mais ricas em biodiversidade em todo planeta. Lá, se encontram os ecossistemas do pantanal matogrossense e da região amazônica, formando um cenário deslumbrante, ainda pouco explorado pelo turismo rondoniense.
As pesquisas na Amazônia, em especial as rondonienses, também vãos servir para combater a biopirataria que corre solta no Vale do Guaporé e resguardar os direitos brasileiros na fabricação de remédios originados de cascas de árvores ou da extração do veneno de cobras.
Entre os índios, caboclos e seringueiros, que vivem na floresta rondoniense, cientistas, pesquisadores e religiosos estrangeiros infestam a região coletando insetos, plantas e minérios, catalogando desde árvores frondosas, as magníficas borboletas que dão um colorido especial nas praias límpidas do rio Guaporé. Esse material é contrabandeados para os Estados Unidos, a Europa e a Ásia, onde serão transformados em remédios e patenteados por gigantescos laboratórios multinacionais. 


Via Direta
 

Uma coluna sem papas na língua 02/02/10 - Gente de Opinião*** Onde existem rivalidade tribais do governador com prefeitos, casos de Porto Velho e Rolim de Moura, a dengue se esparramou *** Foi preciso à intervenção da Associação Rondoniense de Municípios para se fazer um trabalho integrado no combate a doença *** Trocando de saco para mala: apinhada de hóspedes do PR e do TO, a Penitenciária Federal de Porto Velho pode receber mais “celebridades” criminais nos próximos dias... 

Fonte: Carlos Sperança - [email protected] 
www.gentedeopiniao.com.br  -  www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Existe ainda um clima de revolta entre os garimpeiros de Humaitá e Porto Velho

Existe ainda um clima de revolta entre os garimpeiros de Humaitá e Porto Velho

A maior riqueza A respeitada revista Forbes decidiu humilhar os homens mais ricos do mundo apresentando uma brasileira com uma riqueza bem maior qu

Ivo Cassol já começa a montar seu bloco para disputar o CPA Rio Madeira

Ivo Cassol já começa a montar seu bloco para disputar o CPA Rio Madeira

Evitar o piorÉ justo refletir sobre o que significa a notícia de que os pássaros do gênero Willisornis (conhecidos como rendadinhos ou formigueiros)

A coalizão que projeta a candidatura de Mariana Carvalho reúne adversários no mesmo palanque

A coalizão que projeta a candidatura de Mariana Carvalho reúne adversários no mesmo palanque

Desgraças previstasÉ um país só, mas imenso. Ao Norte e ao Sul invertem-se as situações de seca e inundações: quando o Norte seca, o Sul se afoga;

Lamentavelmente as facções criminosas de Porto Velho vão tomando conta das comunidades

Lamentavelmente as facções criminosas de Porto Velho vão tomando conta das comunidades

Caminho sem voltaNenhum progresso real, ou seja, mais lucrativo e socialmente justo, será obtido com qualidade, legalidade e sustentabilidade sem c

Gente de Opinião Domingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)