Sábado, 28 de junho de 2014 - 20h07

Uma carta na manga
Com a determinação do comando nacional do PT de se compor com o PMDB de Rondônia (isto já era esperado desde os primórdios da campanha) e com a convenção, ontem, que homologou a candidatura do tucano Expedito Junior ao governo do estado, todas as atenções estão voltadas para as definições hoje da coalizão de forças cassolistas liderada pelo eixo de partidos PP/PR/PPS.
A aliança conservadora esta rachada, com dois pré-candidatos ao governo, que são Maurão de Carvalho (PP) e Jaqueline Cassol (PR). O cacique Ivo Cassol esta com a espada na garganta: se romper acordo com Maurão haverá debandada de forças para fortalecer seus adversários, o governador Confúcio Moura (PMDB) e o oposicionista light Expedito Junior (PSDB).
Além destas duas alternativas, o senador Ivo Cassol que coordena esta aliança vai às convenções com uma carta na manga: um nome de conciliação – no caso seria Dona Ivone Cassol – com Maurão de Carvalho, de vice. Neste caso seria descartada a irmã Jaqueline, que embora em campanha, em nome da unidade da aliança, aceitaria a situação. Enfim, caberá a Ivo pacificar ou tocar fogo com gasolina na sua aliança.
Acordo definido
Como o Diretório Nacional do PT ratificou a decisão de aliança com o PMDB no estado de Rondônia só restara aos petistas aceitarem. Desta forma o que se discutia nas últimas horas era um vice do PT para a coalizão governista nas convenções partidárias de hoje. Nos últimos dias se chegou a discutir até uma chapa puro sangue com Confúcio Moura ao governo e Tomas Correia a vice.
Eleições 20014
Na sexta-feira e ainda na manhã de sábado eram enormes as incertezas das composições partidárias. O PMDB queria impor as regras para as alianças nas chapas proporcionais - principalmente a Câmara dos Deputados - e os partidos aliados estavam gritando na busca de melhores condições de sobrevivência nesta selva política onde cobra engole cobra.
A expectativa
Os tucanos mobilizaram toda sua militância e deram uma demonstração de força sexta feira na homologação da chapa Expedito Junior (PSDB) na cabeça de chapa ao governo e o deputado Neodi Carlos (PSDC) na vice. Também foi homologado Moreirão Mendes (PSD) ao Senado, tendo como provável substituto Hildon Chaves, já que o atual deputado esta inelegível e ainda é considerado ficha suja.
Muitas vitimas
O câncer tem sido uma doença devastadora, o mal do século. Na família Diário perdemos recentemente Rose Venturini (Ji-Paraná) e durante a semana o colega Afonso Luks (Vilhena). Desde o churrasco assado com o cancerígeno carvão, a degradação dos recursos hídricos até a alimentação afetada pelos agrotóxicos, temos assistido no aumento da incidência da doença. O ser humano esta morrendo pela boca.
As invasões
Como em todas as temporadas de eleições, as invasões de terras vão ganhando corpo na periferia. Nos últimos dias, os invasores voltaram a Vila Planalto e se entocaram na região do Areal da Floresta, na base do se colar colou. Muitos deles são profissionais no ramo, já vão demarcando os terrenos e buscando compradores. Já existe o fenômeno de invasores em lotes invasores gerando confusão tratadas a peixeiradas.
Via Direta
*** O deputado federal Marcos Rogério (PDT-RO) cumpriu agenda na capital tratando de dobradinhas com deputados estaduais *** O agronegócio é que tem segurado as pontas na economia rondoniense fragilizada depois do auge do ciclo das usinas e do pós cheia *** A PM de Porto Velho reuniu lideranças comunitárias de 15 bairros na sexta-feira para buscar soluções para a criminalidade.
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Ariquemes de asas crescidas e MDB busca a renovação dos seus quadros
Para sempreHá decisões e iniciativas que geram consequências e que apenas se limitam a efeitos publicitários. Ao anunciar em Nova York o investimento

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril
Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família
Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral
Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)