Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Rivalidades tribais


Rivalidades tribais

Com tantos candidatos e a conseqüente fragmentação de votos, é previsível uma eleição em dois turnos em Rondônia. E o que mais deverá agitar esta campanha são as rivalidades tribais tão exacerbadas há décadas e as alianças de forças beligerantes nos dois turnos para combater os inimigos.

Vejam algumas situações que poderão acontecer por causa das disputas tribais nas eleições 2014.  1 – Caso Confúcio Moura (PMDB) garanta vaga ao segundo turno contra Jaqueline Cassol (PP), possivelmente terá o apoio de Expedito Junior (PSDB), inimigo dos cassolistas 2 – Se for Expedito a seguir para o segundo turno contra a representante cassolista, será ele a ganhar o apoio de Confúcio. 3 - Num possível confronto entre Expedito x Padre Ton, os cassolistas fechariam imediatamente com os petistas e assim por diante.

Como nada foi combinado com os alemães e holandeses, e as forças políticas estão muito divididas no estado e os efeitos manadas só ocorrem no último mês de campanha, temos uma eleição em aberto, com possíveis reviravoltas. A primeira delas já esta identificada: o petista padre Ton tem crescido muito na capital.   

Vôo tucano

O candidato ao governo Expedito Junior (PSDB) participou ontem em São Paulo de reunião com colegas tucanos que disputam os governos de outros estados. Na oportunidade foi discutida estratégias de campanha e as visitas do presidenciável Aécio Neves nos estados. Quanto à dobradinha ao Senado com Moreirão Mendes (PSD) ainda não esta definida, aguardando julgamento de recursos.

A largada

Candidato a reeleição, o governador Confúcio Moura (PMDB) abriu a jornada visitando obras de vulto da administração estadual em Porto Velho, como a Escola Murilo Braga, na região central. Uma escola  realmente de primeira linha. O Espaço Alternativo e as moradias populares são outras cartas do representante chapa branca para crescer na capital.

As comunicações

Rolou nos bastidores durante a tarde de ontem que pessoas ligadas ao empresário e senador licenciado Ivo Cassol teriam arrendado o jornal Estadão do Norte para a campanha eleitoral.  O Grupo já detém uma rede de emissoras de rádio e agora entrou no ramo de mídia impressa o que mostra desde já otimismo no resultado das urnas a favor de Jaquilene e Ivone Cassol.

Central de boatos

A central de boatos rolou solta nas últimas horas, vejam o que se fala nos bastidores dos candidatos. 1- Que o governador Confúcio Moura tem um plano B, caso não emplaque nas pesquisas 2 – Que se Expedito Júnior não conseguir o registro de candidato ao governo seria substituído pelo ex-prefeito de Ji-Paraná José Bianco (DEM) 3 – Que o cacique Ivo Cassol coordenador da aliança PR/PP/PPS poderia substituir a irmã Jaqueline – se esta não decolar - pela sua esposa Ivone ao governo.

Enfim, o recesso

Se tudo der certo, já que ainda na quarta-feira existiam matérias pendentes para serem votadas, o Congresso Nacional entra finalmente em recesso e nossos deputados federais e senadores, depois dos escorços concentrados, poderão finalmente cuidar das disputas eleitorais em seus estados. O senador Odacir Soares, o raposão, já assumiu pegando recesso.


 

Via Direta

*** A bruxa andou solta contra os jornalistas. Primeiro o Solano (SGC) se recuperando de AVC e na quarta-feira Valdir Costa com derrame na vista *** Entre mortos e feridos todos – felizmente! - escaparam do Tonhão *** Aluízio Vidal, o candidato ao Senado do PSOL trabalha no planejamento de campanha e das gravações para o horário eleitoral.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ariquemes de asas crescidas e MDB busca a renovação dos seus quadros

Ariquemes de asas crescidas e MDB busca a renovação dos seus quadros

Para sempreHá decisões e iniciativas que geram consequências e que apenas se limitam a efeitos publicitários. Ao anunciar em Nova York o investimento

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril

Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,

Gente de Opinião Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)