Segunda-feira, 8 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

PT NUMA FRIA COM PMDB FRANKSTÊNICO



PT numa fria com PMDB frankstênico: aliança pode acabar na justiça

O que acontece quando os caciques, pelo velho sistema goela abaixo, impõe a junção de forças políticas em Rondônia? A coisa acaba dando xabu. Foi o que já ocorreu quando Jacoh Atalah se juntou com Raquel Cândido, Valdir Raupp com Chiquilito e Mauro Nazif com Carlinhos Camurça, etc. 

Pois é: a aliança do Partido dos Trabalhadores – PT com o PMDB frankstênico nem foi apreciada em convenção - está programada para o dia 15 e já ameaça parar na justiça, proporcionando desgastes imprevisíveis ao prefeito Roberto Sobrinho (PT). Como nossa história política é recorrente.... 

A crise no PMDB se espraia e agora não é só o problema dos protestos da velha guarda. O fogo toma conta do PMDB porque o próprio presidente do Diretório Municipal Fernando Prado, preterido na escolha de vice – quem faz o que quer no partido é o casal Raupp – já fala em sair do PMDB com todo seu grupo político. 

O frankstênico PMDB é divido em várias alas. A cabeça ( o comando é do casal Raupp), e o corpo é dividido entre os veteranos da velha guarda (contrários ao acordo), com o grupo do empresário Fernando Prado presidente do Diretório Municipal (contrários a aliança, defendem candidatura própria) e ainda existem os filiados que seguem a orientação do ex-prefeito Carlinhos Camurça, adversário dos petistas, e ainda os odacircistas que estão próximos ao governador Ivo Cassol. 

Por tudo isso o resultado da convenção do PMDB programado para acontecer dia 15 prenuncia chuvas e trovoadas. Quem perder a parada já ameaça entrar na justiça e isso poderá, além de causar prejuízos políticos para o prefeito petista até inviabilizar a coalizão mais adiante. 

O interessante é que na campanha passada, Mauro Nazif (PSB) se elegeria facilmente caso não misturasse água com óleo na política local Agora, Sobrinho que lidera a corrida na capital com ampla vantagem – e num vôo solo, numa chapa puro-sangue ganharia em primeiro turno com tranquilidade – poderá caçar para sua cabeça ao se unir aos peemedebistas acostumados a vender o partido e voduzar aliados. Vendilhão, o PMDB que apoiou Natanael e Bianco em 2002, Nazif em 2004 e Amir Lando em 2006 já ameaça se transformar num baita pé frio para os petistas em 2008.

Vantagens e desvantagens

Na verdade, a composição entre PT/PMDB é uma faca de dois gumes. A vantagem é que o partido tem o melhor elenco de pré-candidatos a vereador na capital - e a força política do casal Raupp em todo estado. A desvantagem é a desunião partidária – várias alas são contrárias ao entendimento e não aceitam a imposição do comando da agremiação. Além disto, trata-se de um acordo para eleições casadas em 2008 e 2010 atendendo as conveniências políticas de reeleições do casal Raupp no PMDB e do crescimento do PT em todo estado, com apoio de uma agremiação ainda muito forte no interior. 

Para incendiar mais a coisa, os dissidentes do PMDB falam nos bastidores que o pai do vereador Emerson Castro, presidente do Grupo Aquárius, teria bancado junto ao casal Raupp a indicação do filho para vice do PMDB. Verdade ou não a intriga prospera num campo fértil e ameaça transformar a convenção do PMDB dia 15 num verdadeiro inferno.

Fonte: Carlos Sperança  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 8 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O clã dos Carvalhos colocou de joelhos a administração estadual do governador Marcos Rocha

O clã dos Carvalhos colocou de joelhos a administração estadual do governador Marcos Rocha

Lição da naturezaO “nacionalismo” do slogan MAGA (Make America Great Again), aplicado pelo presidente Donald Trump, tem a crueldade da força bruta,

Hildon Chaves vai interiorizando sua candidatura ao governo de Rondônia

Hildon Chaves vai interiorizando sua candidatura ao governo de Rondônia

Yes, nós temos terras rarasManipuladas por robôs e interesses particulares, as bolhas político-eleitorais passaram a ideia de que o tarifaço impost

Liberados pela justiça e livres das amarras da inelegibilidade, Cassol e Gurgacz entram para valer nas eleições 2026

Liberados pela justiça e livres das amarras da inelegibilidade, Cassol e Gurgacz entram para valer nas eleições 2026

Recursos para agirÀ medida que se aproxima a realização da COP30, marcada para novembro, há duas expectativas principais se avolumando nos bastidor

Nas temporadas eleitorais os políticos se esmeram em promessas para iludir o povo

Nas temporadas eleitorais os políticos se esmeram em promessas para iludir o povo

COP e CurupiraComo tudo é passível de críticas, e quando são bem embasadas e não apenas fígado enfermo ajudam a melhorar e evoluir, o mítico espírit

Gente de Opinião Segunda-feira, 8 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)