Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

PREJUÍZO: greves têm prejudicado a estratégia da arrancada para a reeleição de Confúcio Moura


Pobres municípios

Mais uma vez os municípios brasileiros foram sacrificados com os cortes do orçamento da União 2013. De um lado, fora podados mais de R$ 15 bilhões das emendas parlamentares dos deputados federais e senadores,  recursos que  respondem por um naco importante de obras municipais, complementando orçamentos magérrimos.

Não bastasse o golpe aplicado nas emendas parlamentares, deixando os integrantes do Congresso Nacional mais uma vez desprestigiado – os parlamentares utilizam estes recursos para atender suas bases eleitorais – veio uma outra foiçada, da presidente Dilma Roussef no Ministério das Cidades, com cortes na ordem de R$ 5 bilhões.

Não é segredo para ninguém a situação de penúria dos prefeitos brasileiros que acorrem a Brasília nas suas marchas municipalistas pelo menos duas vezes por ano para choramingar recursos de pires na mão. Estimativas da entidade que congrega os alcaides dão conta que a maioria deles está encrencada até o pescoço com os efeitos da Lei de Responsabilidade Fiscal. Por isto, os recursos contingenciados vão  fazer muita falta,

Até na roça?

A criminalidade esta chegando com força na roça. Muitas propriedades rurais em Rondônia tem sido alvo de roubos e assaltos, tornando uma situação preocupante no meio rural. São os bandidos, migrando das periferias das cidades para o butim nas chácaras e fazendas.

A segurança

Ainda falando em termos de segurança, Candeias do Jamari discutiu em audiência pública no final de semana, na Câmara de Vereadores os problemas locais.  Conclusões: 1- Que falta estrutura para combater a bandidagem 2- A migração dos marginais da capital colabora no elevado índice de roubos e assaltos - e salve-se quem puder!

O termômetro

Com o lançamento do seu pacote de obras no interior – principalmente no tocante a moradias – o governador Confúcio Moura vai medindo seu termômetro para seu projeto a reeleição. Ele foi bem claro no inicio do ano: antes de confirmar sue projeto de reeleição vai ligar também se desconfiômetro.

A medição

Mas não é apenas Confúcio Moura que esta testando sua força nas bases em peregrinações pelo interior. O prefeito de Ouro Preto do Oeste, Alex Testoni (PSD) também ausculta as bases, depois de uma licença do cargo, para ver se esta em condições de disputar o posto de governador no ano que vem.

Os prejuízos

As greves têm prejudicado a estratégia da arrancada para a reeleição do governador Confúcio Moura, já que a cada lançamento do pacote de Bondades, os grevistas aparecem para vaiar e causar confusão. Em regiões onde a oposição é mais encrenqueira – casos de Porto Velho e Vilhena – o bicho pega mais pesado.

As alternativas

Já, os desafetos Ivo Cassol (PP) e Expedito Junior (PSDB) falam em entrar na disputa ao Palácio Presidente Vargas, mas com problemas para serem resolvidos na justiça eleitoral, também miram nomes alternativos – principalmente de parentes - para a peleja ao governo no ano que vem.

Via Direta

*** As diárias se transformaram em mais um foco de dinheiro publico no ralo em Rondônia em todos os níveis *** É bom o Ministério Público ficar de olho, já que os abusos se multiplicaram *** Alarmante: o crack desembarca com força nos povoados quilombolas e aldeias indígenas rondonienses. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ariquemes de asas crescidas e MDB busca a renovação dos seus quadros

Ariquemes de asas crescidas e MDB busca a renovação dos seus quadros

Para sempreHá decisões e iniciativas que geram consequências e que apenas se limitam a efeitos publicitários. Ao anunciar em Nova York o investimento

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril

Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,

Gente de Opinião Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)