Terça-feira, 6 de novembro de 2012 - 18h06
![]() |
![]() |
Hoje o ministro da Justiça José Eduardo Cardoso decidiu com o governador paulista Geraldo Alckmin a transferência do líder do PCC Antonio Cesário, o Piauí, para a penitenciária de Porto Velho. É mais um baita presente de grego para Rondônia e já vimos as conseqüências disto quando da transferência de Beira-Mar.
![]() |
|
Encontro adiado
Em virtude de uma viagem do atual prefeito Roberto Sobrinho o primeiro encontro com o prefeito eleito Mauro Nazif foi adiado. Com isto, Nazif cumpriu agenda pela manhã na capital onde visitou o vice- governador Airton Gurgaz e ao final da manhã viajou para Brasília.
Os eleitos...
Prefeitos eleitos, os deputados estaduais eleitos Jesualdo Pires (Ji-Paraná) e Lourivaldo Amorim (Ariquemes) e o federal Mauro Nazif esperam com ansiedade a posse em 1º de janeiro. Será mais uma etapa de grande importância nas suas carreiras. Foram grandes deputados e querem ser excelentes administradores.
...E os suplentes
Já, os suplentes dos deputados acima – Claudio Carvalho, Adriano Boiadeiro e Anselmo de Jesus que perderam as eleições em 2010, terão uma grande oportunidade para voltar a brilhar e tocar adiante, então, o projeto de reeleição. Destes, Carvalho já se mostra o mais articulado.
Consta que a ordem partiu do rei João V de Portugal (1689–1750). Sua Provisão-Régia, datada de 15 de dezembro de 1684 ou determinou ou sacramentou a construção do futuro Forte de São José da Barra do Rio Negro, que também viria a ser conhecido como Fortim de São José, Forte do Rio Negro, Fortaleza de São José do Rio Negro e Fortaleza do Rio Negro.
Sua localização ficaria na margem esquerda da barra do rio Negro, um pouco acima da sua confluência com o rio Solimões, no que hoje é a cidade de Manaus. Segundo a Provisão-Régia, seriam “pelo rio das Amazonas acima quatro casas-fortes”.
Elas ficariam nos rios Tapajós, Negro, Solimões e Madeira, “e para a defesa destas fortalezas e segurança da Campanha bastarão ter cada uma dez soldados e de duas até quatro peças de artilharia; as quais fortalezas se podem fazer com pouco dispêndio a respeito de seu interesse por ser a fábrica de madeira, e de terra uma e outra tão própria para duração, e segurança que a terra se conglutina, e faz com o tempo tão firme e tão dura como as pedras, e as madeiras são incorrutíveis, e deles também entendido o usaram continuamente os índios deste sertão em guerras uns contra os outros”, diziam os historiadores.
O rei João V de Portugal, que ficaria conhecido como “O Rei Sol Português”, por conta do luxo de seu reinado, passou à história negativamente por sua fixação sexual em freiras. Os fatores positivos falaram muito mais alto.- Além de determinar a edificação dos fortes para a proteção da Amazônia, coube-lhe a conquista fundamental de reafirmar o princípio do equilíbrio geográfico na América do Sul, ficando para Portugal a bacia fluvial do Amazonas e à Espanha a do Rio da Prata. Contribuiu para essa conquista a assessoria recebida de Alexandre de Gusmão. Brasileiro, nascido em Santos, Gusmão conseguiu imortalizar saudavelmente a biografia de João V com o Tratado de Madrid, assinado em 13 de janeiro de 1750.
O princípio do uti possidetis prevaleceu sobre o Tratado de Tordesilhas. Se este vigorasse, o Brasil ficaria privado de grande parte de seu atual território. Com isso, a diplomacia de João V/Gusmão impunha a vitória da ação dos bandeirantes sobre as linhas definidas pelos reis de Portugal e Espanha no século XV.
Via Direta.jpg)
***Afinados, o prefeito eleito Mauro Nazif e o vice Dalton Di Franco se reuniram ontem para traçar planos *** Com as chuvas os poços caseiros já estão vertendo água à vontade nos bairros da capital *** Os prefeitos do Cone Sul já estão apertando os cintos...
.jpg)
Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Se Marcos Rocha fosse desistir, Luana e Sandro, seus familares, teriam paralisado suas campanhas
A mandioca é nossaEm todos os setores, diariamente são comunicadas novas descobertas sobre a Amazônia. Isso não significa que só agora ocorrem desc

Cenário nebuloso em Rondônia e o racha bolsonarista
Pregando no desertoA expressão vem da profecia de João Batista, em um tempo no qual as caravanas na Judeia concentravam pessoas para viagens cruzan

A candidatura do coronel Braguim ao governo de Rondônia começa a criar asas
Diálogo de surdosOs presidentes dos EUA, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, tiveram há pouco uma amistosa conversa por telefone. A imprensa amer

A prática das rachadinhas é um hábito cotidiano nas nossas casas legislativas
Gol científico Muitos gols na reta final do Campeonato Brasileiro, com os clubes buscando se qualificar para milionárias competições internacionais
Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)