Domingo, 2 de junho de 2013 - 11h33
O pânico nos bairros
Assim como a população de Buenos Aires, a maravilhosa capital argentina, teme uma eventual implosão da Usina Hidrelétrica de Itaipu e acabar varrida do mapa com aquelas águas represadas, os moradores dos bairros que margeiam o Rio Madeira, na zona urbana de Porto Velho, tais como os tradicionais Triângulo, Panair, Pedrinhas, e Arigolândia receiam um efeito parecido, num possível acidente com a barragem da Usina de Santo Antônio.
É um pânico que tem se alastrado nestas comunidades da capital e que tem sido originado a partir do rápido processo de desabamento dos barrancos, o fenômeno das terras caídas, que está levando o desaparecimento de distritos centenários, como São Carlos e Calama. Por isso, os moradores acreditam também numa tendência, cada vez mais próxima, do desaparecimento dos trilhos da histórica Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
Embora o consórcio não tenha medido esforços para tranqüilizar as comunidades ribeirinhas na zona urbana da capital, inclusive com barreiras de pedras, ao longo de quilômetros, o receio de uma eventual catástrofe varrendo os bairros rio abaixo, cresce dia a dia.
Uma epopéia
No próximo mês de agosto, a carta constitucional de Rondônia completa 30 anos. Vários deputados que participaram desta epopéia, no inicio dos anos 80, já se foram, no entanto, muitos ainda estão na ativa, como José Bianco, Oswaldo Piana, Tomás Correia, Amir Lando, Jacob Atalah, Heitor Costa, Ângelo Angelim, Zé do Prado, entre tantos.
As sabatinas
O Diário publica hoje sua sabatina com o governador Confúcio Moura, com revelações interessantes sobre política e economia e em seguida, nas próximas semanas, fará o mesmo com o presidente da Assembléia Legislativa de Rondônia, José Hermínio Coelho (PSD) e o prefeito da capital Mauro Nazif (PSB), que inicia o sexto mês de gestão.
A politicagem
Passam os tempos e nada muda na política local. Já na pré-temporada de eleição a politicagem vai tomando conta. Caso dos vereadores que foram cúmplices da gang de Roberto Sobrinho, se tornando agora “vigilantes” da coisa pública ou de Kazan Roriz, que é um capitalista selvagem, querendo liderar os sem teto.
Novos partidos
Dos novos partos em formação, o de maior notoriedade é o Rede de Sustentabilidade, liderado pela ex-senadora verde e presidenciável Marina Silva, que acaba de alcançar 400 mil das 500 mil assinaturas exigidas peja justiça eleitora para que a sigla participe das eleições de outubro do ano que vem.
A fragmentação
Entre os novos partidos, o PLC – Partido Liberal Cristão é mais uma legenda criada por lideranças políticas evangélicas, fragmentando o segmento que já tem agremiações lideradas por pastores e bispos. O presidente nacional Osesa Rodrigues abriu visitações às capitais brasileiras para fomentar a coleta de assinaturas.
As nominatas
O senador Ivo Cassol, presidente estadual do PP, começa a montar as nominatas da sua aliança, envolvendo além do seu PP, o PR tomado de Expedito Junior, mais o novo MD, fruto da fusão do PPS com o PMN. O deputado estadual Luiz Cláudio que esta deixando o PTN, lidera a lista dos candidatos a Câmara dos Deputados.
Via Direta
*** Esta precisando um PROCON para moralizar os institutos de pesquisas em Rondônia com tantas farsas montadas *** Para driblar os grevistas, o governador Confúcio Moura despacha todo dia em lugares diferentes *** A coisa só não dá certo em dia de inauguração de obras, já que os sindicatos fazem marcação cerrada...
Porto Velho já vivencia um apagão de mão de obra
Reação cabe a quem sofreFocando a passagem da década anterior para esta, o livro Banzeiro Ò Kòtó, da documentarista Eliane Brum, pode ser visto com
Léo Moraes já está chamando Mariana Carvalho de maninha!
Hora de remediarAs desgraças previstas pelos ambientalistas há meio século já começaram a acontecer, como a piora das secas e cheias. Ainda há frac
A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios
Vergonha mundialDesde fins de 2023, quando foi definida a realização da COP30 em Belém, há vozes pessimistas afirmando que o Brasil vai passar verg
Falsos moralistas e Porto Velho já fica de barbas de molho
A carne e o coiceA ex-presidente Dilma Rousseff recebeu uma chuva de críticas pela distorção de um comentário que ela fez em favor do aproveitament