Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

O jogo do vale tudo


Até agora, exceto uma trapacinha aqui ou acolá, a campanha tinha até apresentado um bom nível em Porto Velho. Mas chegando na reta de chegada, acumulam-se os ataques, o jogo rasteiro e as pesquisas fraudadas. Muita lama a vista, nos próximos dias, caro leitor. É a reta final.

Com o eleitorado muito fragmentado, tudo se encaminha para uma eleição em dois turnos. Até poucos dias Lindomar Garçon (PV) liderava com folga a corrida sucessória na capital e tinha uma vaga praticamente garantida para a próxima fase. Como tudo embolou, a eleição ficou mais acirrada, porque agora pelo menos cinco candidatos estão envolvidos diretamente na busca das duas vagas. O próprio Garçon, Mário Português, Mariana Carvalho, Mauro Nazif e Fátima Cleide.

De três a cinco pontos percentuais de intenção de vagas separam hoje o 5º lugar do candidato de ponta. É quase um empate técnico. Com isto, temos um vale tudo para influenciar o eleitor, e a pesquisa “fanta” tem sido típica nos últimos anos em casos tão equilibrados.

Não tenho dúvidas. O Ibope – que teve a pesquisa suspensa pela justiça neste final de semana - ao omitir o nome de Mário Português (PPS) nos cruzamentos de segundo turno, fez a coisa deliberadamente para prejudicar um candidato em curva ascendente, já disputando a ponteira com mais dois concorrentes. Não é surpresa. O instituto repete o que tem sido uma rotina nos últimos anos.

Até descobrir quem pagou a missa encomendada do Ibope vai longe e passam as eleições, enquanto isto, teremos a difícil missão de identificar as sondagens que estão “batendo”, porque vários institutos locais apresentam “parentesco” com o Ibope.

Com o verdinho Garçon ainda com alguma gordurinha para queimar, Mário Português e Mariana Carvalho se apresentam com súbita alta. Mas os debates que vão começar agora e devem mostrar mais qualidade dos candidatos Mauro Nazif (PSB) e Aluizio Vidal (PSOL). Os últimos têm encontrado bom apoio nos evangélicos e nos formadores de opinião.

Por último, também devemos registrar o renascimento de Fátima Cleide (PT) na campanha. Até duas semanas atrás ela era considerada uma “sem chances”, inclusive de alçar vaga no segundo turno, mas a petista voltou ao jogo pelas mãos do prefeito Roberto Sobrinho.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ariquemes de asas crescidas e MDB busca a renovação dos seus quadros

Ariquemes de asas crescidas e MDB busca a renovação dos seus quadros

Para sempreHá decisões e iniciativas que geram consequências e que apenas se limitam a efeitos publicitários. Ao anunciar em Nova York o investimento

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril

Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,

Gente de Opinião Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)