Quarta-feira, 5 de junho de 2013 - 11h43
O tour da corrupção
De tanta corrupção praticada em Praga, a histórica capital da Republica Tcheca, que sua população resolveu explorar a coisa turisticamente, através de uma empresa denominada Corruptur. Assim sendo, os turistas vão chegando e visitando os antros de roubalheira, com guias especializados e tudinho.
Fico imaginando se não é possível adaptar uma empresa de turismo desta natureza aqui em Porto Velho. O turista visita a Assembléia Legislativa e o guia fala dos golpes praticados pelos presidentes Marcos Donadon, Carlão de Oliveira e Valter Araujo, além de conferir a mania local de lavar as calçadas nos antros de corrupção.
O caro turista visitaria outros logradouros da rapinagem que foram alvos de operações da Policia Federal, como a Prefeitura de Porto Velho, o governo do estado, tomaria conhecimento dos escândalos dos Tribunais Regional do Trabalho e de Justiça. Tomaria ciência, ainda da bancada do pó dos anos 80 e do envolvimento de figurões locais com o narcotráfico.
Antenados, os guias turísticos poderiam explicar que de tão cotidianas as operações da PF em Rondônia, que repentinamente os visitantes poderiam assistir alguma delas até pessoalmente....
.bmp)
As fusões
O bicho pegou mesmo no municipalismo brasileiro e a maioria dos prefeitos está com a corda no pescoço por ultrapassar os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal. Por isto, muitas prefeituras estão promovendo a fusão de secretarias para economizar e lançando mão de demissões para os ajustes.
Em Porto Velho
Para se ter uma idéia, até a prefeitura de Porto Velho estuda ajustes prudenciais para não derrapar nas metas fiscais. Neste meio do ano, cogita-se uma minirreforma na municipalidade e algumas pastas poderão ser unificadas, como já ocorre em dezenas de outros municípios brasileiros.
Na peleja
Com pesquisas favoráveis em mãos – ele tem um instituto confiável que raramente erra nas sondagens – o senador Ivo Cassol (PP) decidiu entrar na disputa pelo governo do estado e deverá ser o grande contraponto ao governo da Cooperação. Já esta ajustando sua equipe de marketing e agilizando as formações de nominatas a Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados.
Mais opções
Já, se tratando do ex-senador Expedito Junior (PSDB) ele explica pessoalmente que vai esperar uma decisão das instâncias superiores para decidir se será ou não postulante ao Palácio Presidente Vargas. Nos bastidores se sabe que ele acertou apoiar o projeto do atual governador Confúcio Moura à reeleição.
Segurando
Quase todas as capitais brasileiras já reajustaram as tarifas de transportes coletivos. Em Porto Velho, mesmo sob fortes pressões, o prefeito Mauro Nazif esta conseguindo segurar o rojão. As duas empresas já estão com as planilhas prontas, mas sem a garantia de contrapartidas de melhorias para os usuários, a briga será feia.
Com emendas
Para garantir melhorias para sua cidade, a prefeita de São Francisco do Guaporé, Gislaine Lebrinha tem recorrido aos recursos de emendas parlamentares de deputados estaduais, federais e senadores. A estratégia tem funcionado e quando as obras acontecem, ela convida os autores das emendas para as inaugurações.
Ex-governadores
Três ex-governadores serão homenageados em agosto, por ocasião dos 30 anos da elaboração da Carta Magna de Rondônia: Ângelo Angelim (atualmente morando em Vilhena), Oswaldo Piana (reside no Rio de Janeiro) e José Bianco, que divide seu domicílio entre Ji-Paraná e Porto Velho.
Via Direta
*** Os grevistas continuam com marcação serrada em cima do governador Confúcio Moura, na capital e no interior *** Parte do PMDB já esta debandando para apoiar ao presidenciável Eduardo Campos (PSB) *** É a oposição ao PT ganhando força em seis estados.
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Ariquemes de asas crescidas e MDB busca a renovação dos seus quadros
Para sempreHá decisões e iniciativas que geram consequências e que apenas se limitam a efeitos publicitários. Ao anunciar em Nova York o investimento

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril
Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família
Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral
Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)