Terça-feira, 9 de julho de 2013 - 19h11
O balanço de Nazif
Ao meio de protestos dos movimentos sociais contra a corrupção nas calçadas da Câmara de Vereadores, o prefeito de Porto Velho Mauro Nazif fez um balanço dos seus primeiros seis meses de administração. Foi um momento impróprio para todos, já que o Legislativo Mirim esta mais desmoralizado do que poleiro pelo envolvimento de alguns dos seus vereadores com o crime organizado, alguns já presos, outros sob investigação.
Mesmo assim, ostentando tranqüilidade e disfarçando o mal estar, já que semana antes vereadores do pó batalhavam pelo seu impeachment – justamente aqueles ligados ao narcotráfico e estelionato – o atual prefeito discorreu sobre as atividades desenvolvidas pelo Paço Tancredo Neves no primeiro semestre. Não foi muita coisa, na verdade, já que encontrou a municipalidade em frangalhos e sem maquinário para recuperar as ruas, a maioria ainda esburacada.
É possível que a partir deste segundo semestre a gestão municipal deslanche alguns setores ainda emperrados, como a de regularização fundiária. A Saúde é deficiente e também preocupa, Obras e Limpeza Pública podem melhorar a produtividade no verão.
A faxina
Coube ao presidente em exercício da Assembléia Legislativa Maurão de Carvalho começar a faxina na Casa de Leis, depois da sujeirada levantada pela Operação Apocalipse. Os funcionários envolvidos no tráfico de drogas e nos crimes de estelionato, apadrinhados por alguns deputados foram demitidos.

A comemoração
Desafeto do presidente da Assembléia Legislativa José Hermínio Coelho (PSD), o ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT) deve ter soltado foguetes à vontade em comemoração a decisão judicial que afastou o parlamentar da Casa de Leis, flagrado pela Operação Apocalipse. Ele estava acuado pelo inimigo na ALE, com processo de demissão.
A estratégia
Adversários de Hermínio estão dizendo que em todas as emissoras de rádio e televisão que ele peregrinou nos últimos dias concedendo entrevistas, chorou copiosamente. No entendimento deles é o mesmo tipo de “emoção’ de Roberto Sobrinho, seu arquiinimigo, que também derramava lágrimas com abundâncias para se defender.
Os imóveis
Os mafiosos de plantão – os presos, afastados ou investigados - disponibilizaram vários imóveisem Porto Velho para serem vendidos e escapar do confisco da justiça. É mais uma forma de lavagem de dinheiro – além dos carros - e muitas casas e apartamentos estavam em nome de laranjas. Portanto, olho vivo...
A marcha
Os prefeitos brasileiros encerram amanhã mais uma marcha nacional em Brasília onde acorreram aos milhares de pires na mão. A cada ano os municípios assumem mais encargos sociais, inviabilizando as máquinas administrativas. A maioria deles está com a corda no pescoço, temendo serem enquadrados na Lei de Responsabilidade Fiscal.
A sustentabilidade
Com a ex-senadora verde Marina Silva crescendo nas intenções de votos para a presidência da República, o novo partido denominado Rede de Sustentabilidade vai se afirmando em todo país e se aproximando de 1 milhão de adesões. A justiça eleitoral exigia 500 mil assinaturas para aceitar o registro, mas a nova sigla já está dobrando o numero exigido.
A redução
Com o dólar alto, as companhias aéreas estão reduzindo a oferta de vôos domésticos em todo o País. Se nas grandes capitais o bicho já esta pegando, pode se imaginar em cidades de porte médio, como será a coisa. Até agora as medidas drásticas não chegaram por aqui. Mas não demoram...
Via Direta
*** O trânsito começa a sofrer mudanças na capital, algumas rejeitadas (como na Avenida Calama), outras aprovadas como na avenida Rafael Vaz e Silva *** E começou a temporada de queimadas na região amazônica *** No interior do estado mais forte, nas redondezas da capital, de forma mais amena.
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Ariquemes de asas crescidas e MDB busca a renovação dos seus quadros
Para sempreHá decisões e iniciativas que geram consequências e que apenas se limitam a efeitos publicitários. Ao anunciar em Nova York o investimento

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril
Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família
Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral
Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)