Quarta-feira, 26 de junho de 2013 - 18h03
Entre tapas e beijos
As relações dos vereadores de Porto Velho com o prefeito Mauro Nazif, desde o inicio do ano já se mostravam tumultuadas. Entre tapas e beijos, seguem os conflitos entre os poderes Legislativo e Executivo da capital e já existe um ou outro vereador acreditando que pode lançar mão do instrumento denominado de impeachment (afastamento, impedimento) para arrancar o nosso alcaide da sua cadeira no Palácio Tancredo Neves.
Alguns vereadores, também querem a cabeça do irmão do prefeito, Gilson Nazif, atual secretário de Obras, enquanto outros acreditando que o vice-prefeito Dalton di Franco é um possível pretendente a Assembléia Legislativa ou Câmara Federal, começam a atacá-lo para que “desista” de ser predador dos edis interessados no pleito de 2014.
Nazif, que por natureza, tem a cuca fresca e dificilmente se estressa (ao contrário do irmão secretário que é mais cabeça quente) se vira como pode, sempre mantendo o mantra que prefere ser prefeito com todas as dificuldades do que aquela vida mais tranqüila que tinha, sem cobranças, quando deputado estadual ou federal. E a seu ver, já tem trabalho para mostrar, enquanto leva uma pedrada aqui e outra ali, dos que se mostram insatisfeitos.
O mais longevo
Mesmo com mandado de prisão, o mais longevo político corrupto condenado, deputado federal Natan Donadon continuava foragido até a tarde de ontem no fechamento da coluna. Mas, seu irmão, o deputado estadual Marco Antonio Donadon já estava trancafiado desde a madrugada de ontem.
Sete vidas
Destaque na mídia nacional pela longa impunidade, a cada vez que se falava de sua prisão – já esteve foragido em outras oportunidades – Natan Donadon sempre escapou dos braços da lei. Escorregadio, a Polícia Federal encontrava dificuldades ontem para localizá-lo. Além da prisão, a cassação é iminente, já que o processo foi aberto na Câmara dos Deputados.
Batatas quentes
O governo do estado encontra dificuldades em tocar para frente à construção do novo estádio Aluizio Ferreira, cuja conclusão foi prometida para o ano que vem. Outra batata quente que acabou nas mãos do governador Confúcio Moura foi à transferência das responsabilidades da atual rodoviária. Não há recursos para a construção de uma nova.
Um recorde
Em 2013 as mulheres estão batendo alguns recordes na criminalidade: aumentou o percentual delas no crime organizado, principalmente no tráfico de drogas em Rondônia. Além de superlotarem os presídios – quase 90 por cento das detentas são traficantes ou “mulas” – subiu o numero de mulheres levando drogas na vagina em visitas as penitenciárias masculinas.
No Aeroclube
Um dos maiores focos de manifestações contra a prefeitura de Porto Velho esta na região do aeroclube. Já foram realizadas pelo menos duas paralisações da Estrada dos Japoneses, na altura do Jardim Uirapuru, durante o ano e a última chegou a causar grande congestionamento naquela região de expansão. Os protestos são pelo abandono do bairro.
Base aliada
Os 16 partidos da base aliada do governador Confúcio Moura acreditam que não tem para ninguém nas eleições de 2014, e que farão barba, cabelo e bigode. Se ainda restam dúvidas se o governador vai assumir o projeto de reeleição, a confiança da eleição da maioria nas bancadas da Câmara dos Deputados e Assembléia Legislativa é convicção generalizada.
*** A Câmara dos Deputados finalmente ouviu a voz das ruas e a PEC 37 foi para o espaço *** As siglas de aluguel começam a gravitar em torno dos possíveis candidatos ao governo em busca de uns trocados *** Extra: Esta estourando um novo escândalo na área de saúde...
Porto Velho já vivencia um apagão de mão de obra
Reação cabe a quem sofreFocando a passagem da década anterior para esta, o livro Banzeiro Ò Kòtó, da documentarista Eliane Brum, pode ser visto com
Léo Moraes já está chamando Mariana Carvalho de maninha!
Hora de remediarAs desgraças previstas pelos ambientalistas há meio século já começaram a acontecer, como a piora das secas e cheias. Ainda há frac
A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios
Vergonha mundialDesde fins de 2023, quando foi definida a realização da COP30 em Belém, há vozes pessimistas afirmando que o Brasil vai passar verg
Falsos moralistas e Porto Velho já fica de barbas de molho
A carne e o coiceA ex-presidente Dilma Rousseff recebeu uma chuva de críticas pela distorção de um comentário que ela fez em favor do aproveitament