Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

ESPAÇO MULTIEVENTOS - VOLTANDO A REALIDADE


 ESPAÇO MULTIEVENTOS - VOLTANDO A REALIDADE - Gente de Opinião

Último debate

Hoje teremos o último debate entre os candidatos Lindomar Garçom (PV) e Mauro Nazif (PSB), mas com a eleição praticamente decidida a favor do socialista. O confronto será na TV Rondônia, e ambos já estão com o gogó afiado.

ESPAÇO MULTIEVENTOS - VOLTANDO A REALIDADE - Gente de Opinião

Os anteriores

Nos debates anteriores, nada de novo. Na Rede TV a coisa foi em tom de calmaria, na Candelária a coisa esquentou e na Allamanda ninguém caçou encrenca. Não vejo o embate de hoje como algo decisivo, pois o efeito manada já se moveu em direção ao candidato do PSB.

ESPAÇO MULTIEVENTOS - VOLTANDO A REALIDADE - Gente de Opinião

Olho no tempo

A temporada de tempestades com vendavais no interior já começou e não tarda chegar na capital. Por conseguinte é preciso reforçar as paliçadas dos muros do Estádio Aluizio Ferreira e do Cemitério dos Inocentes, tão afeitos a desmoronamentos.

A repercussão

Um dos mais respeitados advogados, o Dr. Osman justificou ontem a adesão a campanha do Dr. Andrey Cavalcanti na disputa da OAB-RO, afirmando que nunca mais quer ver os políticos lavando as calçadas da entidade, em protesto, como ocorreu na atual gestão. Fato de grande repercussão.

 

ESPAÇO MULTIEVENTOS - VOLTANDO A REALIDADE - Gente de Opinião

 A realidade

Voltando a realidade, Porto Velho pode reforçar e ampliar as arquibancadas do Aluizão, para ter um estádio melhor: designar a área do parque dos tanques para o Flor do Maracujá e o sonhado Centro de Convenções. Já, as obras da nova rodoviária finalmente começaram.

 

Multieventos

A construção da arena multieventos, idealizada pelo prefeito Roberto Sobrinho e pelo governador Confúcio Moura era um sonho que aos poucos vai sumindo. Existem entraves que vão desde a negociação da área até a falta de recursos para aquisição do terreno almejado para troca.

   

 

 

A transição

Em alguns municípios, como Ji-Paraná, já começou o processo de transição, com a colaboração dos prefeitos que deixam os cargos. Em outros, tem prefeito catimbando o jogo, já que as contas não estão fechando e acabarão nas malhas da Lei da lei.

Bem na foto

Apesar dos pesares, o PT esta se saindo bem na foto em 2012. Na capital, terá a maior bancada de vereadores, já que elegeu cinco e pode chegar à meia dúzia. No interior elegeu prefeitos de colégios eleitorais importantes como Cacoal, Jaru e Guajará.

Mais um

E com a eleição de Jesualdo Pires em Ji-Paraná, os petistas ganharam mais um deputado estadual - Claudio Carvalho - e com a provável eleição de Mauro Nazif, a legenda vai entronizar na Câmara Federal o atual secretário da Agricultura Anselmo de Jesus.

As alagações

Pela primeira vez o prefeito Sobrinho poderá dormir tranqüilo na passagem do ano, sem os sobressaltos das cobranças das alagações. O prefeito eleito tomará champanhe no Natal, vai festejar o ano novo, mas já no dia 1º passará a ser mais xingado do que juiz de futebol...

Do Cotidiano

A segunda cidadania

Com objetivo de morar, estudar ou até mesmo trabalhar em outro país, muitas pessoas buscam tirar uma nova cidadania. Porém antes é necessário certificar-se de que poderá realmente adquiri-la e, para isso, precisa primeiro conhecer a legislação da nação que dará esse direito relativo ao cidadão, e também montar uma árvore genealógica da família para descobrir quem são as pessoas que lhe transmitem essa cidadania.

Para dar andamento a este processo investigativo é necessário localizar os documentos necessários para adquirir a cidadania almejada. Caso vá fazer essa busca por conta própria, poderá encarar muita demora e lentidão com a burocracia e, dependendo, longas viagens, o que pode ser custoso e não valer muito a pena. Mas há ferramentas mais modernas que podem ser contratadas em forma de serviço, que tornará esse procedimento de legitimação de direito de cidadão mais ágil e fácil, como é o caso da Rede Cartório Mais. “Quem busca a comprovação através da procurade documentos, pode fazer uma consultoria por e-mail ou telefone, pois foidesenvolvido o serviço solicitado conforme as leis do país almejado eandamento à investigação de documentos tanto no Brasil como no exterior.”

A máxima de que ‘cada caso é um caso’ vale na hora de buscar uma cidadania, poistudo depende do histórico da pessoa e das regras de cada país, mas, na maioria das vezes, os documentos básicos necessários para o processo de reconhecimento são:
Certidões de Nascimento, Certidões de Casamento, Certidões de Óbito, entre outros. Os documentos que deverão ser reunidos serão somente das pessoas que lhe transmitem o direito à cidadania ou ao sobrenome. Na cidadania por filiação é necessário levantar os dados do interessado como a certidão de nascimento para comprovação.

Muitas pessoas não sabem, mas a Constituição Brasileira permite a obtenção de dupla-cidadania, - quando o indivíduo é titular da nacionalidade de dois Estados nacionais simultaneamente, - sem que isso implique no dano da nacionalidade. Um brasileiro só perde a cidadania se quiser e manifestar formalmente este desejo por meio de um processo burocrático, que por sua vez, em caso de arrependimento, também pode ser revertido. (Assessoria)

Via Direta

*** Os dirigentes dos principais sindicatos de Rondônia gravaram apoio para Mauro Nazif na capital *** Depois da retirada das tartarugas os acidentes aumentaram em Porto Velho *** Depois de domingo, o que vai esquentar é a eleição da OAB. Cadê o debate????

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ariquemes de asas crescidas e MDB busca a renovação dos seus quadros

Ariquemes de asas crescidas e MDB busca a renovação dos seus quadros

Para sempreHá decisões e iniciativas que geram consequências e que apenas se limitam a efeitos publicitários. Ao anunciar em Nova York o investimento

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril

Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,

Gente de Opinião Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)