Quinta-feira, 21 de maio de 2015 - 00h03
Eleições 2016
Para gáudio – como diziam os mais velhos – do prefeito Mauro Nazif (PSB) ele terá três pedrinhas no sapato a menos no seu projeto de reeleição. A deputada federal Mariana Carvalho (`PSDB) sinaliza claramente a disposição de ficar fora das paradas. O empresário
Mário Português (PMDB) e o emergente Aluizio Vidal (sem partido) anunciaram desistência e o deputado Garçon (PMDB) depois de duas derrotas também deve seguir o mesmo caminho da neutralidade.
É um cenário que favorece o projeto de reeleição do alcaide que aí está e que garante já de cara a passagem do árabe para um eventual segundo turno. A concorrência ainda esta minguada e só se vê Edgar do Boi (PSDC) correndo trecho e costurando alianças. Os demais postulantes por enquanto não botaram a cara, mas se vê movimentações de deputados estaduais dispostos a enfrentar a campanha porque o que se acredita é que quem alçar segundo turno, na etapa seguinte leva a parada tal a rejeição da atual administração. Se for assim, possivelmente teremos um deputado estadual no Paço Tancredo Neves: Quem será? Jesuíno Borabaid, Leo Moraes, Aélcio da TV, Ribamar Araujo, Hermínio Coelho. ou Jean Oliveira?
Negócios da China

O Estado de Rondônia foi duplamente beneficiado com os acordos firmados com a China na terça-feira. Em primeiro lugar, com a liberação pelos chineses da carne brasileira para exportação, em segundo com o protocolo para a construção da Ferrovia Transoceânica que ligará o Brasil aos portos peruanos, passando por todo trajeto rondoniense. O segundo caso é um projeto a longo prazo.
Gatomortismo
O presidente estadual do PT, Padre Ton esta se fazendo de gato morto sobre os escândalos do partido em Rondônia e no cenário federal. Até pouco tempo, cobrava a moral e os bons costumes, logo ele acusado atualmente de ter sido favorecido com recursos oriundos de Cacoal na sua campanha ao governo. Ton tem sido omisso sobre escândalos desde a gestão do ex-prefeito Roberto Sobrinho, coalhada de secretários corruptos.
Novas levas

A imigração haitiana aumentou novamente em Rondônia e verdadeiros comboios têm passado por Porto Velho nas últimas semanas em direção ao sul do país. Centenas deles estão de passagem na capital rondoniense fazendo bicos enquanto aguardam sinais de parentes para prosseguir viagem para São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Por aqui, eles pegam serviço pesado com diárias de R$ 50,00.
Desacelerando

Rondônia esta desacelerando por causa da crise econômica nacional e muitas obras federais por aqui estão ameaçadas de parar por falta de recursos, inclusive a ponte na altura do Abunã, ligando Rondônia ao Acre. Pacote do contingenciamento de recursos da presidente Dilma Roussef é aguardado com grande interesse pela classe política. Vamos ver o que o contingenciamento atingirá nosso estado.
Às avessas

O senador Ivo Cassol especula o lançamento da sua irmã, a advogada Jaqueline para disputar a prefeitura de Porto Velho no ano que vem. No entanto, Ivo tem sido um pé de coelho às avessas nas eleições municipais na capital rondoniense nos últimos anos. É só lembrar as derrotas dos ungidos Everton Leoni (PSDB) e Lindomar Garçon (PV). Mesmo assim Ivo quer arriscar.
Via Direta

*** O jornalista Zé Luis Alves fará a cobertura da Rondônia Rural Show para este Diário e a Rádio Globo, órgãos pertencentes ao SGC no próximo final de semana *** Do meu lado, vou aproveitar um tempinho e conhecer finalmente o restante do amigo Camata que esta bombando na capital da BR *** Os agricultores de São Carlos voltaram a se dar mal com o recente repiquete do Rio Madeira. Plantações de mandioca, banana e melancia foram para as cucuias.
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril
Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família
Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral
Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura
Ação para resolverHouve um tempo em que se comemorava a suposição de que o Rio Amazonas seria o segundo maior do mundo. Hoje, com os mais avançados
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)