Segunda-feira, 9 de junho de 2014 - 19h06
Punição mais rigorosa
Faltando ainda a devida sanção presidencial, o Congresso Nacional acaba de aprovar penas mais rigorosas para o contrabando, que tantos prejuízos têm causado para o fisco – cigarros, perfumes, bebidas – e a segurança pública – caso dos reflexos de armamentos e drogas..jpg)
Conforme o projeto, a pena pela infração aumenta de um a quatro anos de reclusão para dois e cinco anos.
A principal critica atribuída pelos parlamentares ao atual Código Penal é que condutas de gravidade diferente têm a mesma punição prevista. Trocando em miúdos, o contrabando é tipificado como importação e exportação de mercadoria proibida enquanto que o descaminho se constitui em mercadoria legal, havendo, porém, a tentativa de não pagar os tributos devidos.
O Senado entende que é preciso separar o joio do trigo e que em casos de drogas e armamento a coisa tem que ser mais dura. Atualmente os produtos mais apreendidos nas fronteiras do País são produtos falsificados, tóxicos, medicamentos, munição, armas e drogas. Aqui em Rondônia, impressiona mesmo é a apreensão de armas e o tráfico de cocaína e maconha. Nos últimos anos têm sido apreendidas toneladas.
Encontro estadual
O senador Acir Gurgacz, presidente estadual do PDT participou no final de semana do IV Encontro Estadual do PC do B em Alta Floresta, na Zona da Mata. O líder pedetista, que também cumpriu agenda na região central, enfatizou a importância de estreitar as relações com os vermelhinhos na busca de apoio para sua recondução ao Senado nas eleições de outubro
Cabo eleitoral
.jpg)
Os petistas entendem que o principal cabo eleitoral de seus candidatos as eleições proporcionais e majoritárias neste ano é o prefeito Mauro Nazif. Para eles, a população parou para refletir e esta fazendo as comparações, e neste sentido, a administração do ex-prefeito Roberto Sobrinho – exceto a questão de escândalos - leva vantagem sobre a gestão atual. Mas é importante o PT fazer as contas: se Nazif melhorar sua performance a coisa muda da água para o vinho.
Obras inac
abadas

Um dos principais problemas que influenciou na derrota petista nas eleições a prefeitura da capital em 2012 foi às obras inacabadas. Agora, quem enfrenta este problema é o governador Confúcio Moura que pleiteia a reeleição e corre contra o tempo para terminar obras importantes no interior do estado e na própria Porto Velho onde tem muita coisa paralisada.
Pedindo favores
.jpg)
A reclamação do secretario de Obras de Porto Velho Gilson Nazif, veiculada pela imprensa semana passada, de que os vereadores pensam mais no próprio umbigo, pedindo favores pessoais é procedente e verdadeira e a situação não acontece só na capital. No interior, os abusos são iguais ou piores ainda, com edis pressionando os prefeitos para alugar caminhões pau velho e maquinário deteriorado.
Personagem central
.jpg)
O senador Ivo Cassol (PP) se transformou, embora condenado pela justiça pelos seus maus feitos, no personagem central da política rondoniense. De um lado negocia aliança com o PT, de outro articula arrebentar o Frentão do inimigo Expedito Junior, usando como aríete Neodi Carlos e por último faz Maurão de Carvalho de gato e sapato. Não bastasse, preserva o nome da esposa Ivone, sua provável candidata ao governo.
Via Direta
*** È grande a expectativa para o sorteio de casas e apartamentos populares no bairro Mariana, em Porto Velho, no próximo domingo *** O prefeito de Ji-Paraná Jesualdo Pires (PSB) aproveita o verão lançando um pacote de obras na capital da BR *** A ex-prefeita de Espigão do Oeste Lucia Tereza reforça a nominata de postulantes a Assembléia Legislativa pelo PP.
Fonte: Charges/Márcio Bortolete
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Ariquemes de asas crescidas e MDB busca a renovação dos seus quadros
Para sempreHá decisões e iniciativas que geram consequências e que apenas se limitam a efeitos publicitários. Ao anunciar em Nova York o investimento

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril
Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família
Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral
Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)