Domingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

ELEIÇÕES 2010: Ivo Cassol já pressiona Expedito para aceitar dobradinha ao Senado



Ao mesmo tempo em que desenvolve uma verdadeira blitz no estado pra impulsionar o nome do seu ungido, o vice-governador João Cahulla (PPS), na disputa ao governo nas eleições de outubro, o governador Ivo Cassol começa a pressionar o ex-senador Expedito Júnior (PSDB) para que aceite sua proposta de uma dobradinha ao Senado. O governador entende que esta seria a configuração de pré-candidaturas mais forte da base aliada para derrotar a oposição. 

Como senador, Expedito tinha boas cartas na manga para resistir às investidas do governador e se garantir na peleja. Sem o cargo, e perdendo apoio de lideranças da base aliada que começam a se comprometer com a dupla Cassol/Cahulla, ele se transformou numa presa fácil para Ivo, que como uma enorme sucuri já deu uma laçada no tucano. Começa, por conseguinte, o processo de asfixia da candidatura Expedito, já que sem apoio de Cassol dificilmente encontrará recursos para bancar uma campanha tão dispendiosa. Sendo postulante ao Senado, praticamente não gastaria nada. 

Para garantir o vice-governador João Cahulla a um provável segundo turno em Rondônia é essencial para os governistas afastar Expedito da disputa, já que ambos correm na mesma raia e um prejudicaria outro, num processo de autofagia. Neste momento Júnior já é tratado como adversário, pois Ivo diz em claro e bom som que quem é comprometido com a seqüência do seu governo é mesmo Cahulla. No entanto, Expedito seria recebido de braços abertos para a dobradinha a Câmara Alta. 

Do lado do tucano, não se vê disposição alguma em atender a conclamação do governador. Expedito, evita ser definitivo na resposta a Ivo e catimba o jogo por uma questão de necessidade. Primeiramente, porque pode ser beneficiado pela decisão do TSE que envolve a casacão da dupla Ivo/Cahulla, cuja degola tiraria o vice governador do páreo, podendo o agora adversário se transformar até em aliado. 

Se não sair a cassação de Cahulla, cuja definição deverá ocorrer até fevereiro, então a situação de Expedito ficará complicada de vez com o Palácio Presidente Vargas. Mesmo porque, todo mundo já sabe: Ivo joga bruto, joga para vencer e vai atropelar até ex-aliados, se for necessário. 

Fonte: Carlos Sperança - [email protected] 
www.gentedeopiniao.com.br  -  www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/ 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Existe ainda um clima de revolta entre os garimpeiros de Humaitá e Porto Velho

Existe ainda um clima de revolta entre os garimpeiros de Humaitá e Porto Velho

A maior riqueza A respeitada revista Forbes decidiu humilhar os homens mais ricos do mundo apresentando uma brasileira com uma riqueza bem maior qu

Ivo Cassol já começa a montar seu bloco para disputar o CPA Rio Madeira

Ivo Cassol já começa a montar seu bloco para disputar o CPA Rio Madeira

Evitar o piorÉ justo refletir sobre o que significa a notícia de que os pássaros do gênero Willisornis (conhecidos como rendadinhos ou formigueiros)

A coalizão que projeta a candidatura de Mariana Carvalho reúne adversários no mesmo palanque

A coalizão que projeta a candidatura de Mariana Carvalho reúne adversários no mesmo palanque

Desgraças previstasÉ um país só, mas imenso. Ao Norte e ao Sul invertem-se as situações de seca e inundações: quando o Norte seca, o Sul se afoga;

Lamentavelmente as facções criminosas de Porto Velho vão tomando conta das comunidades

Lamentavelmente as facções criminosas de Porto Velho vão tomando conta das comunidades

Caminho sem voltaNenhum progresso real, ou seja, mais lucrativo e socialmente justo, será obtido com qualidade, legalidade e sustentabilidade sem c

Gente de Opinião Domingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)