Quinta-feira, 2 de maio de 2013 - 18h02
As acomodações
Tendo em vista as eleições do ano que vem, os diretórios regionais começam a montar o jogo de estratégia a partir da estruturação das nominatas de pré-candidatos à Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados. Como a maioria dos partidos está fechando com a coalizão governista, pilotada pelo atual governador Confúcio Moura, esta restando aos parlamentares da oposição como alternativa para não ser punidos, brigar com os seus dirigentes para forçar a expulsão. Existem pelo menos três casos dentro deste contexto, já que dois deputados estaduais são ligados a Ivo Cassol, um outro a José Hermínio e um terceiro a Alex Testoni.
No âmbito da disputa majoritária, o PSD também vai acomodar um dos seus candidatos “brigando” com o comando estadual, para mudar para outro partido, possivelmente o PSDB. É o atual prefeito de Ouro Preto do Oeste, Alex Testoni, que começa a sentir o pulso de sua candidatura ao governo nos próximos dias e desta consulta dependerá a troca de legenda.
Fôlego felino
Mais uma vez o Procurador Geral da República Gurgel pediu a prisão do deputado federal Natan Donadon (PMDB) e mais uma vez o vilão se safou de fininho. Com sete vidas, como se fala sobre os gatos, ele vai procrastinando sua prisão. Façam as apostas: o Congresso vai se posicionar desta vez?
As arestas
Aos poucos as arestas entre um naco do PMDB com outros partidos vão sendo aparadas visando à construção de uma grande coalizão para sustentar o projeto de reeleição do governador Confúcio Moura. O jogo de estratégia palaciano é buscar vitória no primeiro turno, porque no segundo o bicho pega, com a união dos oposicionistas.
Noiva cobiçada
Como uma linda noiva cobiçada, o empresário Mário Português já foi consultado por cinco partidos para virar a casaca e deixar o Mobilização Democrática, a nova agremiação formada pelo PPS e PMN. Português virou um forte líder conservador e provou que tem voto para se eleger deputado estadual ou federal.
A confirmação
No programa Câmara 11, da TV Candelária, o senador Acir Gurgacz confirmou ao apresentador Leo Ladeia o projeto do seu partido para as eleições 2014: frustrando sua militância que queria ele como candidato ao governo, ele ratificou acordo com o governador Confúcio Moura: sairá ao Senado e Ayrton a reeleição como vice.
Força petista
Com dois deputados federais, três estaduais, penca de prefeitos e a maior bancada de vereadores na capital, o PT, mesmo com as desgraceiras que envolveram seus representantes na Operação Termópilas e o prefeito Roberto Sobrinho na rapinagem da prefeitura capital, continua sendo uma legenda forte no estado.
Fátima Ilesa
Ilesa nos escândalos de corrupção dos petistas rondonienses, a ex-senadora Fátima Cleide começa a traçar seus rumos para as eleições de 2014. Como o partido tem três fortes candidatos a Câmara Federal – Padre Tom, Anselmo e Sobrinho – é provável que ela dispute o Senado ou a ALE.
Via Direta
*** Expedito Neto é o novo presidente da Ala Jovem do PSDB *** O PR esta funcionando na sede do PP, nem dá para disfarçar a tutela *** O transporte escolar tem sido motivo de forte desgaste para os prefeitos e o governo estadual no interior.
Porto Velho já vivencia um apagão de mão de obra
Reação cabe a quem sofreFocando a passagem da década anterior para esta, o livro Banzeiro Ò Kòtó, da documentarista Eliane Brum, pode ser visto com
Léo Moraes já está chamando Mariana Carvalho de maninha!
Hora de remediarAs desgraças previstas pelos ambientalistas há meio século já começaram a acontecer, como a piora das secas e cheias. Ainda há frac
A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios
Vergonha mundialDesde fins de 2023, quando foi definida a realização da COP30 em Belém, há vozes pessimistas afirmando que o Brasil vai passar verg
Falsos moralistas e Porto Velho já fica de barbas de molho
A carne e o coiceA ex-presidente Dilma Rousseff recebeu uma chuva de críticas pela distorção de um comentário que ela fez em favor do aproveitament