Sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014 - 17h18
De nada adiantaram as pressões dos diretórios estadual e nacional do PMDB para o governador Confúcio Moura agilizar o anuncio oficial de sua candidatura a reeleição. Mesmo contra a parede, o alto mandatário explicou que só vai divulgar sua decisão passado o carnaval e a Copa do Mundo. Com isto, antes de junho o jogo continuará catimbado, arrastando também as definições dos partidos oposicionistas em busca de aliança.
Exceto o tucano Expedito Junior que já se lançou como pré-candidato, todos os outros pretendentes ao Palácio Presidente Vargas aguardam uma definição do governador para se pronunciarem. Ocorre que se Confúcio for a reeleição, alguns nomes também cogitados, como Alex Testoni (PSD) e José Bianco (DEM) desistem da empreitada.
Sem clima
Mesmo sem clima para eleição em Rondônia, já que as atenções estão voltadas para as enchentes e para o carnaval, os políticos começaram a se atacar mutuamente nos últimos dias. O ex-governador e atual senador Ivo Cassol (PP) atacou o governador Confúcio Moura por “perseguir os candidatos da oposição”. Já, o presidente da Assembléia Legislativa José Hermínio, (PSD) atacou o tucano Expedito Júnior por ser beneficiário do esquema de vigilância. Atacou também o atual governador por conduzir o estado a “um abismo”.
O que se conclui de tudo isto é que Confúcio pode estar mais do que certo em adiar sua decisão: antecipar o processo sucessório é estimular bate-boca com a oposição e prejudicar o andamento do seu governo. Existe uma tradição na oposição rondoniense em sabotar até a captação de recursos em Brasília em ano eleitoral. Todos os antecessores de Confúcio penaram com verdadeiras barbaridades.
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A prática das rachadinhas é um hábito cotidiano nas nossas casas legislativas
Gol científico Muitos gols na reta final do Campeonato Brasileiro, com os clubes buscando se qualificar para milionárias competições internacionais

Governador Marcos Rocha deve concluir seu mandato, desistindo do Senado
Pílulas de vidaPara a surpresa geral, uma empresa de tecnologia da China anunciou que trabalha para estender a vida humana até 150 anos. Contraria

Troca-troca, asas aparadas e a caravana esperança
Tudo a seu tempo Como nada escapa, estava claro que a COP30 também não conseguiria escapar da polarização. Nacionalismo x globalismo, lulismo x ant

Marcos Rocha está bem indeciso quanto as suas alianças para as eleições
Comida não é petróleoOs negacionistas do clima, aliados aos interesses da vasta rede de extração, produção e comércio de combustíveis fósseis, cons
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)