Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Coluna sem papas na língua 14/03/14


Um grande igapó

O engenheiro Sebastião Assef Valadares, que foi o último prefeito de Porto Velho nos idos do Território Federal de Rondônia e o primeiro alcaide na criação novo estado, sempre dizia que no inverno amazônico a cidade se transformava num imenso igapó. Único conhecedor do mapa de drenagem local e um dos grandes estudiosos dos problemas amazônicos, ele vivenciou a severa enchente de 82 e jamais imaginava que três décadas depois que a situação chegasse a este ponto.

No ápice da migração, Porto Velho, ao final dos anos 70 e início dos anos 80, cresceu desordenadamente e jamais cogitou planejamento sério prevendo uma tragédia como esta vivenciada nos dias de hoje. Numa situação aflitiva, urge um novo planejamento para o projeto Beira Rio, da mobilidade urbana, proteção de fundos de vale e das rodovias que cortam o estado. Na cidade, é necessário praticamente um novo Plano Diretor que precisa ser implementado urgentemente. Em muitos trechos das rodovias 364 e 319, o DNITT será obrigado erguer os leitos pelo menos um metro e meio.

A recuperação de Porto Velho e da sua malha viária vai depender de recursos que o município e o estado não têm. Vamos ver até que ponto a União será solidária com Rondônia neste momento difícil.

A repercussão

Como o grande assunto em Rondônia continua sendo as enchentes, a punição de alguns deputados envolvidos na Operação Apocalipse – além da absolvição do presidente José Hermínio – não teve surpresas. Ao mesmo tempo, ninguém esperava mais a decisão por cassações ou até mesmo uma punição mais aguda para os parlamentares rondonienses.

Suco de morto

Lembro que a população de Porto Velho só ficou sem água potável da Caerd vários dias só nos anos 80, quando foram encontrados dois cadáveres desovados nos tanques da companhia na captação do sistema do igarapé Bate-Estacas. Um jornal sensacionalista falava na época que a população estava tomando suco de morto! A paralisação do fornecimento foi para desinfecção na estação de tratamento. Desta vez, elo menos, foi por tubulação estourada.

Coração magoado

O ex-presidente da Assembléia Legislativa Neodi Carlos (PSDC), um dos nomes cogitados para disputar o governo do estado pela coalizão cassolista não se fará presente ao encontro estadual do PP neste sábado em Ji-Paraná. Deve ter percebido nos bastidores que tudo se encaminha para a aprovação do nome da empresária Ivone Cassol para a peleja.

Em Cacoal

Sob o comando a deputada estadual Glaucioni Nery, o PSDC prepara encontro estadual em Cacoal, a capital do café, no final deste mês. Na oportunidade, a agremiação que tem na presidência o açougueiro Edgar do Boi, vai discutir a política de alianças e suas nominatas para Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados. Boi sonha com uma cadeira de deputado federal.

Uma aliança

Caso o governador Confúcio Moura (PMDB) desista do seu projeto de reeleição – as coisas estão feias e a recuperação política até outubro difícil – a coligação governista terá uma carta capaz de cegar os nomes mais renitentes para o desafio: o apoio de 17 legendas, o palanque de Dilma Roussef no estado e a participação dos campeões de votos ao Senado, Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados.

Via Direta

*** A crise na hotelaria na capital rondoniense preocupa o presidente da entidade representativa Beto do Trento *** Existe uma corrida para a soja nestas bandas de Porto Velho: muitos empresários investindo no novo ramo *** Trocando de saco para mala: o movimento caiu até na Maria Eunice. Coisa de louco, coisa de louco!  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ariquemes de asas crescidas e MDB busca a renovação dos seus quadros

Ariquemes de asas crescidas e MDB busca a renovação dos seus quadros

Para sempreHá decisões e iniciativas que geram consequências e que apenas se limitam a efeitos publicitários. Ao anunciar em Nova York o investimento

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril

Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,

Gente de Opinião Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)