Quarta-feira, 24 de junho de 2015 - 05h10
.jpg)
Caindo em desgraça
Duas carreiras políticas emergentes desmoronaram recentemente. Quando se elegeram nas eleições municipais de 2012 os milionários prefeitos Alex Testoni (PSD- Ouro Preto do Oeste) e César Cassol (PP-Rolim de Moura) miravam se eleger governador nas eleições de 2014. Por um motivo ou por outro – no caso de Textoni malversação de recursos e no de Cesar incompetência e racha familiar – não conseguiram disputar o pleito do ano passado com Confúcio Moura e com isto passaram a perder o interesse por suas municipalidades.
Em Ouro Pretodo Oeste, Testoni entregou a administração para a vice Joselita Araújo e em Rolim de Moura foi anunciada a renuncia do prefeito César Cassol, sendo substituído por Luizão do Trento, do PSDB.
Ambos prefeitos estão ricos, se lixando para os eleitores e optaram por cuidar do próprio umbigo depois de cair em desgraça politicamente. Textoni entregou a cidade de Ouro Preto em boas condições para sua vice, mas César repassou o Paço Municipal na capital da Zona da Mata em condições deploráveis para seu sucessor. Algo inesperado, já que César tinha sido um bom deputado estadual na década de 80 e um excelente prefeito em Santa Luzia na década de 90.
Pragas do Egito?
Como verdadeiras pragas bíblicas do Egito, os carapanãs (leia-se pernilongos para os cara-pálidas sulistas) se multiplicam geometricamente em alguns distritos de Porto Velho e ao longo das comunidades da rodovia 319, que liga Porto Velho ao município de Humaitá, no Amazonas. Como coincidência nos casos das infestações a proximidade do Rio Madeira. A coisa exige estudos aprofundados para definir responsabilidades.
Novela prolongada
E a novela da reforma política do Brasil, que se prolonga há mais de duas décadas, parece que não acaba mesmo. A votação em segundo turno foi chutada agora para o mês de julho na Câmara dos Deputados, porque a casa vai votar primeiramente a maioridade penal. Uma coisa é certa, pouca coisa será mudada e a voz rouca das ruas não será atendida mais uma vez pelo Congresso Nacional.
Poder feminino
As mulheres devem ampliar a representatividade em Rondônia nas eleições municipais do ano que vem. Pelo menos três deputadas estaduais e uma federal devem entrar nas pelejas com boas chances de vitória. São elas: Mariana Carvalho (PSDB-Porto Velho), Lucia Tereza (PP-Espigão do Oeste), Glaucioni Rodrigues (PSDC-Cacoal) e Rosângela Donadon (PMDB-Vilhena).
Primeira leva
A primeira leva de operários rondonienses – armadores de concreto – que estava trabalhando na Usina de Belo Monte, na região de Altamira no Pará começa a retornar á Porto Velho depois de quase dois anos. Boa parte aguarda chamamento para as usinas em construção no Mato Grosso e até mesmo o inicio das obras da Usina de Tabajara, na região de Machadinho do Oeste em nosso estado.
Vodu funciona!
O vodu dos suplentes esta funcionando contra os titulares. Já se sabe que pelo menos um deputado estadual, um deputado federal e um senador podem cair do poleiro de uma hora para outra. Bom baiano, Ernandes Amorim (PTB-Ariquemes) deve ter caprichado na mandinga. Esta cada vez mais perto do mandato de deputado federal. Amorim começou sua carreira como suplente, herdando o cargo de deputado estadual de Tomás Correia.
Via Direta
*** Sem sinalização, os acidentes persistem na estrada da Penal, transformada em via de acesso de caminhões de soja do porto Maggi *** Urgem providências devido aos riscos para a população *** Seguem as obras de drenagem e alargamento da pista da estrada dos japoneses que dá acesso aos conjuntos Guaporé e Mamoré, Jardim Uirapuru e a região do Castanheiras *** Muita poeirada na região.
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril
Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família
Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral
Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura
Ação para resolverHouve um tempo em que se comemorava a suposição de que o Rio Amazonas seria o segundo maior do mundo. Hoje, com os mais avançados
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)