Terça-feira, 25 de agosto de 2015 - 00h03
O PIB rondoniense
Mesmo com o Brasil já em plena recessão econômica e Porto Velho entre as 17 cidades que mais demitiram em 2015, o estado de Rondônia deve fechar o ano com um PIB estimado em 5,77. É quase a metade de 2011, no auge da construção das usinas em Rondônia, mas bem acima das projeções do País e dos principais estados brasileiros.
Rondônia surpreende. Enquanto pelo menos três estados estão com pagamentos escalonados e tantos outros atolados em dívidas e comprometidos com a Lei de Responsabilidade Fiscal, nosso estado tem feito o pagamento do funcionalismo em dia e no mês trabalhado. Alíás, tratando-se de gestões do PMDB é outra surpresa, porque tanto os governadores Jerônimo Santana e Valdir Raupp legaram aos seus sucessores situações difíceis.
Com o agronegócio pulsando forte, onde a carne e derivados, o leite, a soja, a madeira e o pescado respondem por boa parte do vigor da nossa econo mia, Rondônia vai se garantindo mesmo com uma pendenga política grave, já que o atual governador está cassado e gerindo o estado sob liminar.
Eleições 2016
Alguns partidos começam a realizar as convenções para a eleição dos diretórios municipais definitivos – serão eles que vão tratar das alianças para 2016 - abrindo campanha de filiações captando possíveis candidatos à vereança no ano que vem. PMDB, PP, PSDB, PSDC, PDT e PT fazem um trabalho mais agudo, enquanto outros chutaram o inicio da jornada para setembro.
Salvou a pele
O deputado federal Lindomar Garçon (PMDB) que já tinha perdido quase um mandato inteiro na legislatura passada por causa do mecanismo de votos por legenda, preocupava-se agora em perder o cargo de novo com a acusação de compra de votos. Mas foi absolvido e com isto, o suplente Ernandes Amorim que estava voduzando o parlamentar, terá que se voltar contra Capixaba e Mosquini que também estão enrascados com a justiça.
Tantos apagões
Tem que ter algo errado! A energia da Usina de Santo Antônio precisa percorrer 2,4 mil quilômetros até a estação nacional de redistribuição de Araraquara em São Paulo, para depois ser devolvida para Rondônia! Como gostam de complicar as coisas neste Brasil varonil. Não espanta tantos apagões em nosso estado nos últimos meses.
É coisa de louco!
A União já acostumou mandar os piores criminosos do País para a penitenciária de Rondônia, prometer auxílios que não vêm (como ao plano de recuperação de Porto Velho) e agora mais esta: nossa suada energia vai embora e depende de Araraquara para ser devolvida. E podem ter certeza que na redistribuição, Rondônia não é prioridade! ALE, governo estadual e bancada federal precisam reagir.
Um mistério
A demissão do superintendente do DNIT-RO/AC Fabiano Cunha ainda é um mistério – interferências políticas na indicação? - mas já é possível concluir que algumas obras serão afetadas com mais atrasos. Os viadutos em Porto Velho, a ponte na altura do Abunã e recuperação das rodovias federais são obras importantes que não podem parar mas estão ameaçadas pela escassez de recursos.
Via Direta
*** Duas poderosas redes de farmácias disputam o mercado de Porto Velho palmo a palmo *** A peleja é tão acirrada que elas abrem lojas defronte às inauguradas pelas concorrentes *** Já estou na segunda gripe neste ano por conta das queimadas e fumaceira danada sobre a capital. A poluição esta brava *** O ex-prefeito Augusto Plaça, de Pimenta Bueno é mais um denunciado por improbidade no estado. É um choro e ranger de dentes...
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril
Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família
Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral
Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura
Ação para resolverHouve um tempo em que se comemorava a suposição de que o Rio Amazonas seria o segundo maior do mundo. Hoje, com os mais avançados
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)