Segunda-feira, 23 de dezembro de 2013 - 18h01
.jpg)
A raiz da violência
Esta mais do que claro que a raiz da violência em Porto Velho é o tráfico de drogas e a disputa pelo controle de dezenas de pontos de vendas nas populosas Zonas Leste (eixo Tancredo/JK/Ulisses) e Zona Sul (Eldorado/Caladinho/Aeroclube). A selvageria, no entanto, começou a degringolar com a transferência da trinca de Piraquara, os selvagens presidiários paranaenses, que transformaram o presídio Urso Branco num inferno no inicio a década passada.
Com a instalação do presídio federal de Porto Velho a coisa foi se agravando, já que no rastro das celebridades criminais vieram seus séquitos. O modus operandi dos criminosos de Rio e São Paulo começaria a rolar com assaltos a caixas eletrônicos, jogos de azar controlados por pistoleiros, etc. E dos bairros, a violência se espraiou também para a região central.
.jpg)
Até a formação as organizações criminosas nos presídios era uma questão de tempo e agora, as sucursais do crime – já infiltradas na política – começam a travar disputa sanguinária por aqui desafiando as autoridades de segurança pública.
Asfixiar o tráfico de drogas e de armamento na fronteira é imperativo para derrotar o crime. Sem isto a tendência é a coisa aumentar cada vez mais.
Plantaram
O atual prefeito de Ouro Preto do Oeste Alex Testoni (PSD) desmentiu que tenha cogitado se transferir para os Estados Unidos, como foi plantado por alguns órgãos de comunicação. A coisa foi feita para queimá-lo já que ele é um dos possíveis candidatos ao governo no ano que vem tendo várias alternativas para estudar, inclusive o apoio do Frentão.
Uma definição
Vários pré-candidatos a Assembléia Legislativa e a Câmara dos Deputados aguardam na região central a definição do ex-governador José Bianco. Seu grupo político ainda não definiu a opção, enquanto alguns parentes o querem na Câmara dos Deputados, outros aliados desejam que ele encerre sua carreira política na Assembléia Legislativa onde tudo começou.
Na espera
Outra decisão bastante esperada é a do atual presidente da Assembléia Legislativa José Hermínio Coelho (PSD). Ele viajou com a família para o Nordeste e na volta deve se pronunciar sobre sua alternativa. Nos meios políticos espera-se que seja a reeleição á Assembléia Legislativa ou uma cadeira à Câmara dos Deputados.
Opção natural
O governador Confúcio Moura, ao avaliar as forças adversárias para o embate do ano que vem, entende como uma opção natural dos ex-aliados Bianco e Expedito liderar o Frentão de oposição. Afinal, segundo ele, estas forças políticas sempre foram adversárias do PMDB ao longo das últimas décadas
Povo desconfiado
Depois daqueles dias de terror na semana passada, a população de Porto Velho ficou meio ressabiada. Muitos estabelecimentos comerciais continuam fechando mais cedo, visitar o Shopping só com muito cuidado e a vida noturna se restringiu muito. O crime organizado continua causando medo e desconfiança na capital.
Posição firmada
Em notas oficiais a Arquidiocese de Porto Velho e a OAB-RO cobraram soluções para a violência e a crise da segurança pública vivenciada na capital bem como em algumas regiões do estado. Os posicionamentos repercutiram muito no final de semana, enquanto a população se resguardava indo dormir mais cedo.
Via Direta
***Subindo, o Rio Machado ameaça uma baita cheia na temporada *** Que os ribeirinhos fiquem de barbas de molho desde já *** Garimpeiros clandestinos buscam o “Natal” embrenhados nas bordas da reserva Roosevelt *** Muitos tem medo dos índios, mas não tem vergonha...
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Ariquemes de asas crescidas e MDB busca a renovação dos seus quadros
Para sempreHá decisões e iniciativas que geram consequências e que apenas se limitam a efeitos publicitários. Ao anunciar em Nova York o investimento

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril
Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família
Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral
Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)