Sábado, 13 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

A mudança da maioridade penal divide deputados federais e senadores no Congresso Nacional


Drogas e lavagem

Um dos absurdos existentes neste Brasil varonil começa a ser corrigido no Congresso Nacional. Trata-se da destruição das drogas apreendidas – diariamente são toneladas de cocaína, maconha etc – que ficam abarrotando os depósitos federais, provocando muitas vezes acordos espúrios entre policiais e traficantes, originando chá de sumiço nos entorpecentes.

A Comissão de Constituição e Justiça vai analisar durante a semana proposta que diminui o tempo para a destruição das drogas aprendidas e também para que os bens dos traficantes sejam leiloados. Já era tempo e estas medidas representam um avanço no combate ao narcotráfico e lavagem de dinheiro.

O projeto institui ainda um prazo máximo de 30 dias para a incineração dos entorpecentes apreendidos, mas deixa claro será mantida uma pequena quantidade para a realização de laudos. Atualmente as drogas só são exterminadas depois de o processo ter sido concluído e isto às vezes demora anos.

Já aprovado na Comissão de Segurança Pública, o projeto que tem como objetivo tornar mais célere o combate ao tráfico de drogas no País, agora recebe prioridade junto aos congressistas.  

Em dificuldades

Os partidos políticos rondonienses, que começam a discutir alianças para as eleições de 2014, tem se queixado muito de uma grande dificuldade: cumprir a cota exigida pela justiça eleitoral de mulheres candidatas. A grande maioria das legendas – inclusive as de ponta – está à cata das interessadas na participação das eleições.

A recusa

A recusa do ex-governador e atual senador Ivo Cassol para uma aliança com os petistas é um claro sinal de quantos anda a moral do partido de Lula em Rondônia. Desde que a sigla foi chutada pelo PMDB – sigla também envolvida na Termópilas, mas que se sentiu mais limpa que os petistas - nas eleições municipais a coisa tem ido de mal a pior.

A maioridade

A mudança da maioridade penal divide deputados federais e senadores no Congresso Nacional. O tema é polêmico e esta sendo discutido em audiências públicas no Senado, desde a semana passada. Agora, um grupo de congressistas defende a proposta da realização de um plebiscito para decidir a mudança. Parece o mais certo.

Enxurrada

Ji-Paraná vai bem dividida para a disputa de cadeiras na Assembléia Legislativa. Além de Euclides Maciel (PSDB) a reeleição, devem entrar na peleja: 1- Edvaldo Soares (PMDB) 2- Silvia Cristina (PDT) 3-Leudo Buritis (PDT) 4 - Assis Canuto (DEM) 5 - Nilton Cesar (PSB) 6 - Paulo do SENAI (PTB), Ari Saraiva (PSDC), Solange Pereira (PMDB) e Márcia Regina (PT).

A fragmentação

É justamente a fragmentação dos votos em pólos regionais importantes como Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena que possibilitam aos pequenos municípios, mais unidos, a emplacar representação, como Nova Brasilândia (Adriano Boiadeiro), São Francisco (Lebrão), Ministro Andreazza (Maurão), Urupá (Edson Martins), Machadinho (Neodi Carlos) entre outros. 

Modelo petista

Com uma brusca queda de arrecadação, o PT terá dificuldades de tornar o município de Jaru seu modelo administrativo. A cidade é gerida pela presidente estadual do partido Sônia Cordeiro. Já se fala num rigoroso ajuste na maquina para que a gestão não seja punida pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Via Direta

*** A mídia da prefeitura de Porto Velho finalmente saiu e com isto a pressão deverá diminuir em cima do prefeito Mauro Nazif *** Muitos órgãos de comunicação pressionavam pelo dim-dim *** Mas Nazif e Cia precisam se entender  mesmo é com São Pedro: a temporada de chuvas insiste em se espichar...

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 13 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho já vivencia um apagão de mão de obra

Porto Velho já vivencia um apagão de mão de obra

Reação cabe a quem sofreFocando a passagem da década anterior para esta, o livro Banzeiro Ò Kòtó, da documentarista Eliane Brum, pode ser visto com

Léo Moraes já está chamando Mariana Carvalho de maninha!

Léo Moraes já está chamando Mariana Carvalho de maninha!

Hora de remediarAs desgraças previstas pelos ambientalistas há meio século já começaram a acontecer, como a piora das secas e cheias. Ainda há frac

A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios

A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios

Vergonha mundialDesde fins de 2023, quando foi definida a realização da COP30 em Belém, há vozes pessimistas afirmando que o Brasil vai passar verg

Falsos moralistas e Porto Velho já fica de barbas de molho

Falsos moralistas e Porto Velho já fica de barbas de molho

A carne e o coiceA ex-presidente Dilma Rousseff recebeu uma chuva de críticas pela distorção de um comentário que ela fez em favor do aproveitament

Gente de Opinião Sábado, 13 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)