Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Potência climática + O afastamento do deputado + Coisa de louco! + Cruz e a espada


Potência climática + O afastamento do deputado + Coisa de louco! + Cruz e a espada - Gente de Opinião

Potência climática

Pode-se imaginar que haveria cuidados maiores com a saúde se cada pessoa tivesse um “gêmeo” artificial no qual pudesse experimentar desde a cloroquina até a cocaína para perceber que resultados apresentariam em seu próprio corpo, ao longo do tempo, caso fizesse uso dessas substâncias, apropriadas para algumas necessidades e prejudiciais em outras.

As pessoas ainda não podem contar com um corpo virtual para fazer experiências consigo, mas o planeta está a um passo de ganhar uma Terra virtual. Um grupo de cientistas pretende criar um gêmeo digital do planeta para recriar nele as condições a que a verdadeira Terra está submetida e verificar o que acontecerá se não houver correções de rumos.

Estudando nele padrões de clima e as doenças que afligem a humanidade, também há interesse em projetar no que dará toda a fantástica movimentação financeira trazida pelas moedas digitais, a superpopulação de veículos nas grandes cidades e principalmente a Amazônia. O cientista político Hussein Kalout, da Universidade de Harvard, afirma que “o Brasil é uma potência climática”. Só que as outras potências têm pólvora de sobra e o Brasil até na diplomacia vai mal das pernas.

Tomara que a Amazônia da Terra digital passe com boa nota nas simulações, porque todos estarão de olho nos satélites e logo também nas projeções no gêmeo digital do planeta.

........................................................................

O afastamento

As coisas só pioram na Assembleia Legislativa de Rondônia. Um deputado cassado, outro flagrado recebendo propinas e agora Jair Montes afastado por 90 dias pelo seu envolvimento na venda de insumos para combater o coronavirus através de suas emendas para as prefeituras rondonienses. Jair é o primeiro secretário da mesa diretora da Assembleia Legislativa e a casa de leis deverá fazer alguma coisa para salvar sua pele mais adiante.

Coisa de louco!

Com o acordão já publicado pelo STF, o deputado estadual Aélcio da TV (PP) está oficialmente cassado e sem direito a mais recursos para protelar sua saída da Assembleia Legislativa. A transgressão do parlamentar foi usar seu programa de TV para turbinar sua campanha, um pecado infinitamente menor, do que a do deputado Eurípedes Lebrão (MDB), que como se sabe foi flagrado e filmado recebendo dinheiro de propinas e que não teve nenhuma punição.

Cruz e a espada

Constato uma situação difícil para os prefeitos e governadores, além do presidente Jair Bolsonaro sabotar e retardar o Plano de Imunização. A questão é que o Brasil não tem as condições necessárias como a Inglaterra, Portugal e Alemanha para aplicar lockdow. Nestes países as restrições de movimento da população são atendidas com recursos aos carentes, aqui se parar tudo aumenta o fechamento das empresas, o desemprego e a fome se alastra. Como conciliar tudo isto no combate a aceleração do covid, se o brasileiro também é indisciplinado quanto as regas da OMS?

Batendo o pé

 E tem mais: no Brasil não adianta governadores e prefeitos anunciar lockdow. É só os comerciantes, políticos e a população bater o pé, que os mandatários recuam imediatamente, alterando os decretos lançados, já que eles pensam mais na reeleição do que na saúde da população.   E o presidente, governadores e prefeitos não se entendem, falhando muito na fiscalização e com isto a pandemia se multiplica geometricamente por todo o País. A tendência, com este cenário, é a coisa só piorar.

Os ambulantes

A prefeitura de Porto Velho quer fazer valer o código de posturas afastando os ambulantes das calçadas e espaços públicos na capital rondoniense. Escolheu o pior momento para isto, já que nesta pandemia o desemprego se acelerou e os vendedores tem padecido um bocado, desde a primeira onda. Já asfixiados e como andorinhas com as asas quebradas e cheias de dor, os ambulantes lutam pela sobrevivência nestes tempos difíceis.

Via Direta

*** Não são os pobrinhos da periferia que mais roubam energia, instalando os chamados “gatos”, as ligações clandestinas *** Constata-se desde as primeiras blitzs de inspeções em Porto Velho, que os ricaços são os grandes pilantras, inclusive donos de verdadeiras mansões. É coisa de louco! *** Enquanto prefeitos não se entendem com governadores, governadores não se entendem com presidente a covid vai tomando conta do país, de Manaus a Porto Alegre *** Existe um jogo de empurra na classe política que na verdade só se importa com o próprio umbigo. Aonde vamos parar? *** Com o nível do Rio Madeira já baixando, as lideranças das localidades ribeirinhas já respiram aliviadas.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Não se pode descartar uma coalizão da esquerda e centro-esquerda em Porto Velho

Não se pode descartar uma coalizão da esquerda e centro-esquerda em Porto Velho

Traçar mapasO jardineiro inglês Eric Lawes procurava um martelo perdido em 1992 quando se deparou com uma caixa contendo 15 mil moedas valendo US$ 4

Troca-troca partidário envolvendo os candidatos

Troca-troca partidário envolvendo os candidatos

Ações perfeitasDepois de tanto ser explorada, agredida e lesada por estrangeiros no passado, a Amazônia deve ter cuidados com as relações internaci

Quem vê hoje Rondônia acomodada e pacificada, repleta de vereadores e deputados cordeirinhos

Quem vê hoje Rondônia acomodada e pacificada, repleta de vereadores e deputados cordeirinhos

Saindo das lendasO explorador espanhol Ponce de León supunha que a lendária Fonte da Juventude estaria localizada em Cuba. No Brasil, aventureiros

Impressiona a falta de prestigio da classe política rondoniense

Impressiona a falta de prestigio da classe política rondoniense

O novo normalO pior que pode acontecer a um bioma é a destruição sem volta, que estudos apocalípticos projetam para 2050 na Amazônia. Esse pior, ent

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)