Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Agropecuária

Projetos de parceria e fomento da agropecuária de Rondônia são anunciados durante visita a Israel


Projetos de parceria e fomento da agropecuária de Rondônia são anunciados durante visita a Israel - Gente de Opinião

Em antecipação aos encontros que o governador de Rondônia, Marcos Rocha, agendou para a COP-27 (Conferência das Partes), que acontece entre 6 e 18 de novembro, foram debatidos na cidade israelense de Tel Aviv-Yafo, nesta quinta-feira (10), projetos de parceria e transferência de tecnologia para o Estado de Rondônia no evento denominado “A Night in the Amazon” (Uma Noite na Amazônia), com objetivo de promover a psicultura de Rondônia.

Também conhecida simplesmente por Tel Aviv, que para muitos é a capital de Israel, por conter as embaixadas de países que têm relação com o país, a cidade tem agendados três encontros com objetivos de impulsionar a segurança pública e ampliar relações comerciais com estímulo às exportações de Rondônia.

Com a participação do presidente da Câmara de Comércio Brasil – Israel, Renato Ochman e seu vice-presidente, Jack Magid, entre outros convidados, o evento “A Night in the Amazon”, organizado pelo governo de Rondônia e a Câmara de Comércio Brasil-Israel contou com mais de 50 convidados. “Pela primeira vez, foi realizado um evento para promover a aquicultura rondoniense, da Amazônia, nesse país deslumbrante do Oriente Médio”, pontuou o governador. Para ele, este foi um dia histórico para a internacionalização do Tambaqui Rondoniense.

No encontro foram servidos 23kg de Tambaqui Rondoniense e 2 Bandas de Pirarucu. As iguarias foram apresentadas a embaixadores, autoridades locais, CEO`s e stakeholders. A ideia é que após o Festival do Tambaqui em Nova York 2022, a festividade em Israel vai impulsionar o pescado rondoniense a nível mundial. Desta forma, pretende-se mitigar eventuais empecilhos comerciais entre Rondônia e nações europeias e assim ampliar o comércio internacional.

O interesse para o Estado amazônico, segundo o governador é promover o conceito de que o Tambaqui é o melhor peixe do mundo, e é um peixe da Amazônia. Além disso, vai articular junto a empresas e potenciais investidores de Agrotech com a Secretaria de Desenvolvimento (SEDEC) para o agronegócio de Rondônia. Conjuntamente o Estado busca participar do Pavilhão Agrotech de Israel para Rondônia Rural Show 2023 e conectar demais empresas e entidades para o Invest Rondônia.

O Estado de Rondônia permanece na liderança quanto a produção de tambaqui no Brasil conforme a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2021, o estado produziu 34 mil toneladas, o que corresponde a 36,7% da produção nacional. Ainda de acordo com o IBGE, no ranking de municípios, Rondônia também é destaque, tendo 14 entre os 25 maiores produtores de tambaqui. A pesca e aquicultura sustentáveis são conectados com a COP 27 e promovem a economia verde do Estado de Rondônia.

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoTerça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Parceria entre APRON e IAboi fortalece a pecuária em Rondônia com emprego da Inteligência Artificial

Parceria entre APRON e IAboi fortalece a pecuária em Rondônia com emprego da Inteligência Artificial

A Associação dos Pecuaristas de Rondônia (APRON) anunciou uma parceria estratégica com a startup IAboi, que disponibiliza aos associados uma solução

Sob comando do governador Marcos Rocha, Rondônia se consolida como referência nacional em sanidade bovina

Sob comando do governador Marcos Rocha, Rondônia se consolida como referência nacional em sanidade bovina

Rondônia se destaca no cenário brasileiro pela excelência na sanidade do rebanho bovino, resultado de uma política estratégica conduzida pelo govern

APRON alerta sobre projeto e lei que ameaça competitividade da pecuária e penaliza produtor de Rondônia

APRON alerta sobre projeto e lei que ameaça competitividade da pecuária e penaliza produtor de Rondônia

A Associação dos Pecuaristas de Rondônia (APRON) se posicionou de forma contundente contra o Projeto de Lei 2.627/2025, que tramita no Congresso Nac

A  APRON destaca exportação de gado vivo e novas estratégias de mercado para a pecuária rondoniense

A APRON destaca exportação de gado vivo e novas estratégias de mercado para a pecuária rondoniense

A Associação dos Pecuaristas de Rondônia (APRON) intensificou sua agenda de reuniões estratégicas com foco na valorização da arroba e na busca por n

Gente de Opinião Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)