Segunda-feira, 29 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Agropecuária

Produção agropecuária cresce em Porto Velho, sem descuidar do meio ambiente

Prefeitura trabalha no equilíbrio entre produção e desenvolvimento sustentável


Produção agropecuária cresce em Porto Velho, sem descuidar do meio ambiente - Gente de Opinião

Com uma vocação natural na produção agropecuária, todo o estado de Rondônia tem muito ainda a avançar no setor produtivo. E o município de Porto Velho é um dos que mais tem ampliado a sua capacidade produtiva, sem descuidar da proteção ao meio ambiente.

A Prefeitura da capital, através das Secretarias Municipais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), e de Meio Ambiente (Sema), atua para promover o equilíbrio entre produção e desenvolvimento sustentável.

"A agropecuária é decisiva na nossa economia e estamos trabalhando para fortalecer o setor que, reconhecidamente, tem se destacado por sua pujança no município nos últimos anos. Temos atuado para levar incentivos, trabalhado para que o produtor rural tenha condições de desenvolver ainda mais sua atividade. Isso tudo, sem descuidar da proteção ambiental", destacou o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves.

O desafio é evitar a abertura de novas áreas, impedindo assim o aumento do desmatamento. A ação necessária é assessorar os agricultores para que adotem melhores técnicas, menos agressivas ao meio ambiente para proteção da fauna e da flora.

"Porto Velho está na Amazônia e a produção agropecuária está diretamente ligada ao respeito ao meio ambiente e às leis. O município atua para incentivar a melhoria da qualidade do solo e a recuperação de áreas improdutivas, evitando assim o desmatamento. Outro ponto importante é a implantação de técnicas sustentáveis para melhoria da produção de nossos agricultores", disse o secretário da Semagric, Carlos Magno.

 

ZONEAMENTO

Em Rondônia, está em vigor o Zoneamento Socioeconômico e Ecológico, que visa orientar o planejamento, a gestão, as atividades e as decisões do poder público, do setor privado e da sociedade em geral, relacionadas ao uso e ocupação do território, considerando as potencialidades e limitações dos meios físico, biótico e socioeconômico, visando à sustentabilidade.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 29 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

1º Episódio: Clima e Mercado de Carbono

1º Episódio: Clima e Mercado de Carbono

O episódio retrata como o Grupo Rovema , que atua com pecuária de ciclo completo na Amazônia, encontrou no mercado de créditos de carbono uma nova f

Crise do leite em Rondônia leva entidades a apresentar Plano de Ação Estratégico na ALE-RO

Crise do leite em Rondônia leva entidades a apresentar Plano de Ação Estratégico na ALE-RO

A audiência pública realizada nesta segunda-feira (15), no auditório da Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (ACIA), marcou um avanço dec

APRON e FAPERON realizam 1º Fórum +Leite RO para enfrentar crise histórica do setor leiteiro

APRON e FAPERON realizam 1º Fórum +Leite RO para enfrentar crise histórica do setor leiteiro

A Associação dos Pecuaristas de Rondônia (APRON), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (FAPERON), realizará o

APRON e FAPERON realizam reunião preparatória para construção do Plano Estratégico do Leite em Rondônia

APRON e FAPERON realizam reunião preparatória para construção do Plano Estratégico do Leite em Rondônia

A Associação dos Pecuaristas de Rondônia (APRON), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (FAPERON), realiza nes

Gente de Opinião Segunda-feira, 29 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)