Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Agropecuária

Potencial da bovinocultura rondoniense chama atenção da comissão espanhola em visita a Rondônia


Comissão espanhola conhece as potencialidades do Estado para estudar a ampliação das relações comerciais - Gente de Opinião
Comissão espanhola conhece as potencialidades do Estado para estudar a ampliação das relações comerciais

A comissão espanhola, liderada pela ministra conselheira de Agricultura, Pesca e Alimentação da Embaixada da Espanha, Maria Elisa Barahona Nieto, representante da União Europeia, acompanhada do cônsul honorário, Fernando Bravo Sanchez, visitou na quinta-feira (7) um frigorífico localizado no município de Jaru, e conheceu de perto o potencial da bovinocultura rondoniense.

O grupo realiza visitas diplomáticas em Rondônia desde segunda-feira(4) e deve permanecer até sábado (9) com a missão de conhecer as potencialidades do Estado para estudar a ampliação das relações comerciais. Eles estão sendo acompanhados pelo adjunto da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, Marcílio Leite, e pela gerente de Relações Internacionais da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico – Sedec, Isabela Leite.

Neste quarto dia de visitas, a comissão conheceu detalhes sobre a produção e exportação da carne bovina rondoniense. O Estado possui mais de 16 milhões de cabeças de gado e está em 1º lugar como maior exportador de carne bovina na região Norte. De 2019 a 2022, exportou um volume de carne que resultou em mais de U$ 1.7 bilhão de dólares movimentados.

“Rondônia conseguiu um patamar muito desejado e importante para essa cadeia produtiva, que é o reconhecimento como zona livre de febre aftosa sem vacinação pela Organização Mundial da Saúde Animal – OIE. Uma conquista importante para que a produção seja aceita em mercados exigentes como a União Europeia. E é muito importante o Estado receber essa visita da comissão espanhola para conhecer esse potencial, levar esse conhecimento para a União Europeia, para que assim possamos melhorar as nossas exportações”, afirma o secretário adjunto da Seagri.

ESTRUTURA

No frigorífico, a comissão espanhola conheceu uma amostra do potencial da bovinocultura rondoniense, especialmente quanto ao processo moderno e rigoroso de controle de qualidade. O empreendimento realiza, atualmente o abate de 1.8 mil bovinos por turno.

Toda essa estrutura já está pronta para dobrar de capacidade. Está nos trâmites finais para passar a abater 3.6 mil bovinos por dia. Atualmente, cerca de 50% da produção é destinada a exportação, especialmente para o Chile, Egito, Rússia e Hong Kong. “Por que não fazer essa carne chegar ao mercado europeu?”, provoca o cônsul honorário Fernando Bravo, destacando o potencial da União Europeia como mercado consumidor para os produtos rondonienses.

Visita diplomática da Embaixada Espanhola busca ampliar relações comerciais

“É uma estrutura muito impressionante, tudo muito limpo, equipamentos modernos, e creio que o controle de qualidade aplicado no frigorífico cumpre os requisitos da União Europeia. Será muito legal, finalmente, conseguirmos que essa carne, que tem muita qualidade, possa chegar a União Europeia”, disse a ministra conselheira de Agricultura, Pesca e Alimentação da Embaixada da Espanha.

O grupo espanhol já esteve presente no Palácio Rio Madeira, sede do Governo de Rondônia, onde foram apresentadas as potencialidades do Estado. A comissão ainda visitou o Memorial Rondon, em Porto Velho, conheceu a piscicultura do Vale do Jamari, e as modernas lavouras de cacau, em Jaru.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Parceria entre APRON e IAboi fortalece a pecuária em Rondônia com emprego da Inteligência Artificial

Parceria entre APRON e IAboi fortalece a pecuária em Rondônia com emprego da Inteligência Artificial

A Associação dos Pecuaristas de Rondônia (APRON) anunciou uma parceria estratégica com a startup IAboi, que disponibiliza aos associados uma solução

Sob comando do governador Marcos Rocha, Rondônia se consolida como referência nacional em sanidade bovina

Sob comando do governador Marcos Rocha, Rondônia se consolida como referência nacional em sanidade bovina

Rondônia se destaca no cenário brasileiro pela excelência na sanidade do rebanho bovino, resultado de uma política estratégica conduzida pelo govern

APRON alerta sobre projeto e lei que ameaça competitividade da pecuária e penaliza produtor de Rondônia

APRON alerta sobre projeto e lei que ameaça competitividade da pecuária e penaliza produtor de Rondônia

A Associação dos Pecuaristas de Rondônia (APRON) se posicionou de forma contundente contra o Projeto de Lei 2.627/2025, que tramita no Congresso Nac

A  APRON destaca exportação de gado vivo e novas estratégias de mercado para a pecuária rondoniense

A APRON destaca exportação de gado vivo e novas estratégias de mercado para a pecuária rondoniense

A Associação dos Pecuaristas de Rondônia (APRON) intensificou sua agenda de reuniões estratégicas com foco na valorização da arroba e na busca por n

Gente de Opinião Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)