Sábado, 6 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Agropecuária

ExpoZebu terá mais uma grande exposição oficial dos Rankings Nacionais Nelore e Nelore Mocho


Luiz Felipe Santos - Gente de Opinião
Luiz Felipe Santos

Mais de 600 animais Nelore e Nelore Mocho participarão dos julgamentos raciais realizados durante a 85ª ExpoZebu, evento integrante do Circuito Amarelo de Exposições dos Rankings Nacionais Nelore e Nelore Mocho da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB). As avaliações acontecerão entre os dias 28 de abril e 4 de maio, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG).

 

“A ExpoZebu é uma das maiores exposições da pecuária brasileira e um termômetro para avaliarmos a evolução da genética do Nelore no país. A raça tem papel preponderante para a pecuária nacional. Nelore é a carne do Brasil”, destaca o presidente da ACNB, Dr. Nabih Amin El Aouar.

 

Os julgamentos do Nelore serão responsabilidade de Fábio Eduardo Ferreira e do Nelore Mocho, de Marcelo de Toledo. A ExpoZebu é promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

 

“Essa exposição é um dos ápices da pecuária nacional, assim como a Expoinel, realizada anualmente pela ACNB e que também costuma reunir um grande número de animais em Uberaba. Participar desses eventos já é uma conquista para os criadores. Alcançar uma boa colocação em um dos campeonatos, então, representa a consagração dos projetos pecuários, que entram para a história da raça e da atividade no Brasil”, afirma Beto Mendes, presidente da Associação Mineira dos Criadores de Nelore (AMCN).

 

Nelore Natural

 

Além do acompanhamento dos julgamentos e da promoção dos Rankings Nacionais Nelore e Nelore Mocho, durante a exposição, a ACNB dará continuidade a ações em prol da valorização da carne Nelore. Os diretores e técnicos da entidade receberão os visitantes no estande localizado em frente à pista de julgamentos, próximo às arquibancadas, onde apresentarão o trabalho da associação e os motivos pelos quais os criadores devem se associar.

 

Como já é tradição, o local é também ponto de encontro dos neloristas de todo o país, e do exterior, que visitam a exposição. Por isso, destaque especial será dado ao Programa de Qualidade Nelore Natural (PQNN).

 

“Estaremos à disposição para apresentar aos visitantes os termos de parceria com a Friboi para a operação do PQNN, que está disponível em 36 unidades do grupo frigorífico, em 10 estados do país. O ‘Protocolo Nelore Natural Friboi’ oferece aos associados da ACNB premiações de até R$ 10,50 por arroba, de acordo com as características de carcaças dos animais, e habilitação da propriedade. O ponto de partida para a conquista das maiores premiações com certeza é a genética dos animais, por isso, faz todo sentido destacarmos esta parceria e falarmos de qualidade de carne em um ambiente que reúne grande selecionadores da raça”, reforça Dr. Nabih Amin El Aouar.

 

O Programa de Qualidade Nelore Natural (PQNN) foi lançado em 2001 e está em funcionamento desde então, com o propósito de oferecer ao mercado um produto diferenciado por padronização e origem conhecida. Atualmente, mais de 500 produtores participam do programa, e, somente no ano passado, forneceram 380 mil animais para a produção de carne com qualidade superior.

Gente de OpiniãoSábado, 6 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Parceria entre APRON e IAboi fortalece a pecuária em Rondônia com emprego da Inteligência Artificial

Parceria entre APRON e IAboi fortalece a pecuária em Rondônia com emprego da Inteligência Artificial

A Associação dos Pecuaristas de Rondônia (APRON) anunciou uma parceria estratégica com a startup IAboi, que disponibiliza aos associados uma solução

Sob comando do governador Marcos Rocha, Rondônia se consolida como referência nacional em sanidade bovina

Sob comando do governador Marcos Rocha, Rondônia se consolida como referência nacional em sanidade bovina

Rondônia se destaca no cenário brasileiro pela excelência na sanidade do rebanho bovino, resultado de uma política estratégica conduzida pelo govern

APRON alerta sobre projeto e lei que ameaça competitividade da pecuária e penaliza produtor de Rondônia

APRON alerta sobre projeto e lei que ameaça competitividade da pecuária e penaliza produtor de Rondônia

A Associação dos Pecuaristas de Rondônia (APRON) se posicionou de forma contundente contra o Projeto de Lei 2.627/2025, que tramita no Congresso Nac

A  APRON destaca exportação de gado vivo e novas estratégias de mercado para a pecuária rondoniense

A APRON destaca exportação de gado vivo e novas estratégias de mercado para a pecuária rondoniense

A Associação dos Pecuaristas de Rondônia (APRON) intensificou sua agenda de reuniões estratégicas com foco na valorização da arroba e na busca por n

Gente de Opinião Sábado, 6 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)