Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Agropecuária

DRF Porto Velho faz doação de medicamentos veterinários à SEAGRI


DRF Porto Velho faz doação de medicamentos veterinários à SEAGRI - Gente de Opinião

Em abril deste ano a Delegacia da Receita Federal em Porto Velho assinou Acordo de Cooperação com a Agência de Defesa Sanitária do Estado de Rondônia, IDARON; Secretaria de Estado de Agricultura do Estado de Rondônia, SEAGRI; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MAPA e o Instituto Federal de Rondônia, IFRO. Esse Acordo permite a destinação de Agrotóxicos, produtos veterinários e afins, apreendidos pela DRF em Porto Velho, sujeitos ao controle sanitário ou da defesa agropecuária, potencialmente nocivos à saúde. 

Nesta última segunda-feira (09) a DRF Porto Velho doou quase 3 mil medicamentos veterinários para incorporação ao patrimônio da SEAGRI com intuito de subsidiar o órgão a custear as unidades de produção agrícolas e pecuárias nos quais servem de referência técnica aos agricultores e produtores do estado de Rondônia, bem como são usados para realização de eventos e capacitações técnicas. As mercadorias doadas também são de grande relevância ao desenvolvimento das ações no Centro de Treinamento e na Vitrine Tecnológica. 

As mercadorias abandonadas ou decorrentes de perdimento podem ser destruídas (quando inservíveis ou atentarem contra saúde ou interesse da economia do País); alienadas (por doação ou leilão); ou incorporadas (quando destinadas a órgãos da administração pública). Neste caso específico tivemos a destinação por meio de incorporação, pois a SEAGRI integra a Administração Pública. 

Além dos benefícios à SEAGRI, a doação desses produtos agiliza o fluxo de saída e abrevia o tempo de permanência em depósitos, de forma a disponibilizar espaço para novas apreensões, diminui custos com controles e armazenagem e também evita a obsolescência e depreciação dos bens. Ações dessa natureza evidenciam a importância das instituições do Estado Brasileiro, dentre as quais os órgãos de controle e de fomento da produção brasileira. 

Neste caso o Fisco agiu retirando de circulação produtos que ingressaram em território brasileiro sem a observância das regras impostas a todos e sem o recolhimento dos tributos, o que fere interesses da economia, da indústria e dos trabalhadores do país, pois a falta de pagamento dos impostos, além de subtrair recursos do Estado, que poderiam ser usados na saúde, na educação, na infraestrutura, estimula a geração de riquezas e empregos em outras nações.

E a Seagri, por sua vez, cumpre um papel social e econômico valiosíssimo ao fazer chegar ao produtor implementos e produtos que resultarão em maior produção agrícola, vocação natural de nosso Estado.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Parceria entre APRON e IAboi fortalece a pecuária em Rondônia com emprego da Inteligência Artificial

Parceria entre APRON e IAboi fortalece a pecuária em Rondônia com emprego da Inteligência Artificial

A Associação dos Pecuaristas de Rondônia (APRON) anunciou uma parceria estratégica com a startup IAboi, que disponibiliza aos associados uma solução

Sob comando do governador Marcos Rocha, Rondônia se consolida como referência nacional em sanidade bovina

Sob comando do governador Marcos Rocha, Rondônia se consolida como referência nacional em sanidade bovina

Rondônia se destaca no cenário brasileiro pela excelência na sanidade do rebanho bovino, resultado de uma política estratégica conduzida pelo govern

APRON alerta sobre projeto e lei que ameaça competitividade da pecuária e penaliza produtor de Rondônia

APRON alerta sobre projeto e lei que ameaça competitividade da pecuária e penaliza produtor de Rondônia

A Associação dos Pecuaristas de Rondônia (APRON) se posicionou de forma contundente contra o Projeto de Lei 2.627/2025, que tramita no Congresso Nac

A  APRON destaca exportação de gado vivo e novas estratégias de mercado para a pecuária rondoniense

A APRON destaca exportação de gado vivo e novas estratégias de mercado para a pecuária rondoniense

A Associação dos Pecuaristas de Rondônia (APRON) intensificou sua agenda de reuniões estratégicas com foco na valorização da arroba e na busca por n

Gente de Opinião Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)