Quinta-feira, 20 de junho de 2024 - 15h55
Com o
objetivo de modernizar e agilizar os serviços prestados aos beneficiários, o
Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (Iperon)
implementou, desde o dia 12 de junho, uma nova opção para a prova de vida,
utilizando reconhecimento facial. A introdução da nova modalidade ocorre pela
plataforma gov.br, e reflete o compromisso da
instituição em adaptar-se às novas tecnologias, melhorando a eficiência do
sistema previdenciário estadual. Com isso, espera-se reduzir custos
operacionais e proporcionar uma experiência mais acessível aos beneficiários,
facilitando o cumprimento das obrigações previdenciárias.
Aposentados
e pensionistas podem realizar o procedimento de forma simplificada e segura, em
conjunto com os métodos anteriores, como o uso do WhatsApp ou autenticação em
cartórios. A prova de vida é um requisito anual obrigatório, realizado no mês
de aniversário do beneficiário ou conforme solicitado pelo Iperon, essencial
para prevenir fraudes e garantir o pagamento dos benefícios previdenciários
conforme legislação estadual.
MODERNIZAÇÃO
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a utilização do reconhecimento facial para a prova de vida representa uma modernização dos serviços públicos em Rondônia com iniciativas que promovem a eficiência administrativa e ofereçam mais comodidade aos cidadãos, especialmente aos aposentados e pensionistas.
INOVAÇÃO E SEGURANÇA
Segundo o presidente do Iperon, Tiago Cordeiro, a implementação do reconhecimento facial, por meio da gov.br, é um registro histórico á instituição, evidenciando assim, o compromisso com a inovação e segurança de dados dos beneficiários. “A medida visa simplificar um processo burocrático, tornando-o mais acessível e transparente para todos os envolvidos”, pontuou.
A introdução do reconhecimento facial para a prova de vida pelo Iperon, além de simplificar os procedimentos para aposentados e pensionistas, fortalece, ainda, a segurança contra fraudes. Essa modalidade de prova de vida impulsiona o engajamento em oferecer um atendimento eficiente, alinhado às expectativas da população previdenciária.
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