Quinta-feira, 3 de abril de 2025 - 14h13

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes) tem investido para melhorar a qualidade de vida, mais saúde e socialização dos idosos da capital por meio do Projeto Viva Mais, que oferece atividades físicas gratuitas em quatro polos.
Os alunos 60+ participam de exercício físico regular e com a orientação de profissionais para melhorar a flexibilidade, força, coordenação, elevação dos níveis de resistência, com vistas à redução das restrições no rendimento pessoal para realização de atividades cotidianas, aspectos físicos, sociais e psicológicos do indivíduo idoso.
As atividades acontecem:
-Centro de Convivência do Idoso (CCI): terça e quinta-feira (9h às 11h e de 15h às 18h);
-Quadra Sérgio Carvalho (Esperança da Comunidade): segunda e quarta-feira (8h às 11h e de 15h às 18h);
-Vila Olímpica Chiquilito Erse: terça e quinta-feira (15h às 18h);
-Ginásio Eduardo Lima e Silva (Jatuarana): terça e sexta-feira (8h às 11h).
Somente no Ginásio Eduardo Lima e Silva, são cerca de 60 alunos que praticam atividades duas vezes por semana. De acordo com a professora Patrícia Lemos, o projeto proporciona qualidade de vida aos idosos. “Aqui no Dudu ainda temos vagas disponíveis para os idosos que desejam participar das atividades físicas. Quem tiver interesse basta comparecer na terça e sexta-feira a partir das 8h e realizar a inscrição aqui comigo. É o primeiro passo para uma vida com mais saúde e bem-estar”, disse a professora.
Quem participa do projeto é o casal Maria Raimunda, 65 anos de idade, e Clidenor Ferreira, 73 anos, para eles é uma alegria comparecer às aulas da professora Patrícia. “A nossa saúde melhorou 100%. A gente faz questão de não faltar às aulas da professora que é dedicada e muito atenciosa. Esse é um projeto maravilhoso e vamos continuar até Deus permitir, com muita saúde e alegria”, disse seu Clidenor Ferreira.
A aposentada Alice de Lima, 77 anos, está há pouco tempo no projeto, mas já sente no corpo e na mente os benefícios das atividades físicas. “Eu amei conhecer o projeto. Me sinto tão bem em participar. Hoje estou com 77 anos e com uma saúde renovada através dessa iniciativa que a prefeitura oferece para nós. Agradeço muito ao prefeito Léo Moraes que está olhando para os idosos”, disse a aluna.
Para o secretário da Semes, Cássio Moura, é um dos pontos principais da atual gestão promover projetos sociais para a terceira idade. “Quem investe em atividade física economiza em remédios e vive muito mais através desse projeto da prefeitura de Porto Velho. O esporte tem o poder de transformar a vida e a saúde dos nossos idosos da capital e ainda temos vagas. Participe!”, finaliza o secretário.
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Localidades do Baixo Madeira serão as primeiras a receber projeto MPF na Comunidade em Rondônia
O Ministério Público Federal (MPF) realizará, de 17 a 21 de novembro, o projeto ‘MPF na Comunidade’ no Baixo Madeira, região ribeirinha de Porto Vel

Porto Velho terá moderno centro de reabilitação para pessoas com deficiência
O mais moderno centro de reabilitação de Porto Velho para pessoas neurodivergentes — com uma ou múltiplas deficiências — está prestes a se tornar re

Nos dias 7 e 8 de novembro, o Hotel Fazenda Minuano, em Presidente Médici, foi palco de um dos maiores encontros femininos do empreendedorismo rondo

Primeira da federação, Caderneta de Saúde Trans é criada a partir da história de sua idealizadora
Rondônia dá um passo histórico na promoção da saúde e dos direitos humanos com o lançamento da Caderneta de Saúde Trans, a primeira publicação da fe
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)