Segunda-feira, 9 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Social

Programa estadual Mulher Protegida paga primeira parcela de R$ 400 para vítimas da violência doméstica em Rondônia


Programa foi criado pelo governo para prestar assistência às mulheres vítimas da violência - Gente de Opinião
Programa foi criado pelo governo para prestar assistência às mulheres vítimas da violência

Mulheres vítimas de violência doméstica e familiar com medida protetiva de urgência vigente já estão sendo beneficiadas com o primeiro pagamento do programa estadual Mulher Protegida, lançado no dia 7 de dezembro de 2021, pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social  (Seas).

O pagamento foi disponibilizado no dia 31 de dezembro. Cada  beneficiária, todas de Porto Velho, receberá a quantia de R$ 400 pelo período de seis meses, e posteriormente deverão ser inseridas em cursos de capacitação e qualificação profissional, visando auxiliar na promoção da autoestima e independência financeira.

O programa da Seas visa prestar assistência especialmente à mulher que se encontra em situação de vulnerabilidade socioeconômica, acompanhada ou não de seus dependentes, a fim de coibir a violência no âmbito de suas relações nos termos do § 8º, do art. 226 da Constituição Federal de 1988 e ditames da Lei Federal nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha).

O 1º lote de pagamento foi realizado para as mulheres que foram em busca da garantia dos seus direitos e se cadastraram no Programa Mulher Protegida. Após análise documental, tiveram sua solicitação deferida.

A segunda etapa do programa consiste na oferta de cursos de capacitação ou aperfeiçoamento profissional voltados ao empreendedorismo ou empregabilidade de modo a coibir ou mitigar a violação de direitos e possibilitar o acesso ao rompimento do ciclo de violência.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 9 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia das Mulheres: piquenique no Parque Natural de Porto Velho terá ônibus gratuito para mulheres

Dia das Mulheres: piquenique no Parque Natural de Porto Velho terá ônibus gratuito para mulheres

Em alusão ao Mês da Mulher, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, promove neste sábado (6), a pa

TRT-14 abre mês da mulher com encontro de integração, cuidado e valorização

TRT-14 abre mês da mulher com encontro de integração, cuidado e valorização

Servidoras, estagiárias e colaboradoras do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) participaram, na quarta-feira (5), do “Dia D’Elas”. A

Médicos Pesquisadores de Rondônia são destaque em evento internacional em Roma / Itália

Médicos Pesquisadores de Rondônia são destaque em evento internacional em Roma / Itália

A cidade de Roma será palco, de 4 a 6 de março de 2026, do 40º ISGE – Gynecological Endocrinology, um dos mais importantes congressos internacionais

DISTRITO 4720: Governador Leonardo Pinheiro  tem agenda oficial com os clubes de Porto Velho

DISTRITO 4720: Governador Leonardo Pinheiro tem agenda oficial com os clubes de Porto Velho

Com o lema “Unidos para fazer o bem”, Porto Velho recebeu, em agenda oficial, a visita do governador distrital do Rotary, Leonardo Pinheiro, que cum

Gente de Opinião Segunda-feira, 9 de março de 2026 | Porto Velho (RO)