Quarta-feira, 18 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Social

Programa estadual Mulher Protegida paga primeira parcela de R$ 400 para vítimas da violência doméstica em Rondônia


Programa foi criado pelo governo para prestar assistência às mulheres vítimas da violência - Gente de Opinião
Programa foi criado pelo governo para prestar assistência às mulheres vítimas da violência

Mulheres vítimas de violência doméstica e familiar com medida protetiva de urgência vigente já estão sendo beneficiadas com o primeiro pagamento do programa estadual Mulher Protegida, lançado no dia 7 de dezembro de 2021, pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social  (Seas).

O pagamento foi disponibilizado no dia 31 de dezembro. Cada  beneficiária, todas de Porto Velho, receberá a quantia de R$ 400 pelo período de seis meses, e posteriormente deverão ser inseridas em cursos de capacitação e qualificação profissional, visando auxiliar na promoção da autoestima e independência financeira.

O programa da Seas visa prestar assistência especialmente à mulher que se encontra em situação de vulnerabilidade socioeconômica, acompanhada ou não de seus dependentes, a fim de coibir a violência no âmbito de suas relações nos termos do § 8º, do art. 226 da Constituição Federal de 1988 e ditames da Lei Federal nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha).

O 1º lote de pagamento foi realizado para as mulheres que foram em busca da garantia dos seus direitos e se cadastraram no Programa Mulher Protegida. Após análise documental, tiveram sua solicitação deferida.

A segunda etapa do programa consiste na oferta de cursos de capacitação ou aperfeiçoamento profissional voltados ao empreendedorismo ou empregabilidade de modo a coibir ou mitigar a violação de direitos e possibilitar o acesso ao rompimento do ciclo de violência.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 18 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ações em hospitais e escolas acontecem na 32ª Semana da Justiça pela Paz em Casa

Ações em hospitais e escolas acontecem na 32ª Semana da Justiça pela Paz em Casa

As comarcas do Poder Judiciário do interior do Estado de Rondônia participaram ativamente da 32ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, iniciativa qu

Camisas confeccionadas por reeducandos são entregues à mães atípicas alusivas ao Dia Mundial da Síndrome de Down

Camisas confeccionadas por reeducandos são entregues à mães atípicas alusivas ao Dia Mundial da Síndrome de Down

Mães atípicas de Porto Velho receberam 30 camisas destinadas à caminhada alusiva ao Dia Mundial da Síndrome de Down. As peças foram confeccionadas p

MPRO participa de roda de conversa da Faculdade Unisapiens e do Procon sobre direito do consumidor

MPRO participa de roda de conversa da Faculdade Unisapiens e do Procon sobre direito do consumidor

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) participou, na tarde da última segunda-feira (16/3), em Porto Velho, de uma roda de conversa, a convite da

Cresce demanda por atendimento a mulheres vítimas de violência

Cresce demanda por atendimento a mulheres vítimas de violência

O Brasil registrou, em 2025, 1.518 vítimas de feminicídio, uma média de quatro mulheres mortas por dia, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segur

Gente de Opinião Quarta-feira, 18 de março de 2026 | Porto Velho (RO)