Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Social

Prefeitura de Porto Velho e INSS unem forças para acelerar perícia e avaliação de crianças com deficiência

Parceria garante atendimento antecipado e fortalece as políticas de inclusão no município


Ação visou reduzir a fila de espera e garantir que as pessoas com deficiência recebam à concessão do BPC - Gente de Opinião
Ação visou reduzir a fila de espera e garantir que as pessoas com deficiência recebam à concessão do BPC

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), firmou uma parceria estratégica com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para agilizar a realização das Perícias Médicas e Avaliações Sociais necessárias à concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) às crianças com deficiência que aguardam há meses por esses serviços.

O mutirão foi realizado no último sábado (7), das 8h às 12h, na Escola Municipal Joaquim Vicente Rondon, à rua Garopaba, 2615, Cohab - Porto Velho. A ação teve como objetivo principal reduzir a fila de espera e garantir que as pessoas com deficiência recebam, caso aprovadas na Perícia Médica e Avaliação Social, o suporte financeiro do BPC — benefício previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (Loas) e essencial à proteção social de famílias em situação de vulnerabilidade.

O mutirão foi  realizado no último sábado (7), na Escola Municipal Joaquim Vicente RondonO mutirão foi realizado no último sábado (7), na Escola Municipal Joaquim Vicente Rondon













“As crianças selecionadas são da rede municipal de ensino de Porto Velho. Muitas delas tinham perícias e avaliações sociais agendadas apenas para o próximo ano e agora terão acesso a esse serviço de forma antecipada. Esse trabalho de identificação e encaminhamento das crianças foi realizado em parceria entre a Semias e a Secretaria Municipal de Educação (Semed)”, informou o Departamento de Inclusão da Semias.

Para a ação, foram chamadas para atendimentos 54 crianças, apenas oito não compareceram. Esse é o segundo mutirão realizado pela Prefeitura de Porto velho, via Semias, com o INSS para o trabalho de adiantamento das perícias e avaliação social do BPC para atender crianças com deficiência da rede municipal escolar que tem laudo e tinham dado entrada na solicitação do BPC junto ao INSS.

Foram chamadas para atendimentos 54 criançasForam chamadas para atendimentos 54 crianças













Para o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, a iniciativa simboliza o compromisso do governo com a inclusão e o respeito aos direitos das pessoas com deficiência.

“Uma das maiores metas do nosso plano de governo sempre foi criar a Secretaria de Inclusão para garantir, de forma concreta, os direitos das pessoas com deficiência. Quando soube que o INSS escolheu Porto Velho como cidade protótipo para essa parceria, recebi a notícia com muito orgulho. Determinei que o melhor fosse feito para antecipar essas perícias e permitir que mais crianças tenham acesso ao seu direito com a urgência necessária. Nosso compromisso é com as pessoas, com a dignidade e com a justiça social”, disse o prefeito.

BPC

BPC assegura o pagamento de um salário mínimo mensal a pessoas com deficiência de qualquer idadeBPC assegura o pagamento de um salário mínimo mensal a pessoas com deficiência de qualquer idade














O Benefício de Prestação Continuada (BPC) assegura o pagamento de um salário mínimo mensal a pessoas com deficiência de qualquer idade, cuja condição limite a participação plena na sociedade, ou a idosos com 65 anos ou mais que não possuam meios de prover o próprio sustento. Importante destacar que o benefício não exige contribuição prévia à Previdência Social, sendo um direito garantido pela assistência social brasileira.

A ação conjunta entre a Prefeitura e o INSS representa um avanço concreto na política municipal de inclusão, reforçando o compromisso da gestão em transformar a assistência em cuidado efetivo, humano e célere — garantindo que cada criança e família tenha acesso, de forma rápida e justa, ao benefício que lhes é de direito.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Casal Claudenilson Alves e Rosy Viana Alves representa o GOB-RO em agenda institucional da SAFL em Brasília

Casal Claudenilson Alves e Rosy Viana Alves representa o GOB-RO em agenda institucional da SAFL em Brasília

O Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil – Rondônia, Claudenilson Alves, e a primeira-dama do GOB-RO, Rosy Viana Alves, tiveram participação de des

MPRO participa do encerramento do “Projeto Gotas de Esperança” em Porto Velho

MPRO participa do encerramento do “Projeto Gotas de Esperança” em Porto Velho

O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio do procurador de Justiça Marcos Valério Tessila de Melo, participou do evento de encerramento do “

Mulheres Karitiana e os Saberes da Floresta ganham destaque internacional em artigo apresentado no ENGEMA/USP 2025

Mulheres Karitiana e os Saberes da Floresta ganham destaque internacional em artigo apresentado no ENGEMA/USP 2025

As vozes, a força e o conhecimento ancestral das mulheres Karitiana chegam ao cenário acadêmico internacional por meio do artigo “Mulheres Karitiana

De vendedor de bananas a empreendedor de sucesso: um portovelhense  que  muda a sua história

De vendedor de bananas a empreendedor de sucesso: um portovelhense que muda a sua história

Em Porto Velho, Rondônia, um homem está escrevendo uma história de sucesso que inspira e motiva todos ao seu redor. Moisés Santos, o Embaixador da B

Gente de Opinião Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)