Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Social

Parceria entre MPT e Sebrae viabiliza atuação preventiva no combate ao trabalho infantil

Ações têm por objetivo combater o trabalho infantil


Parceria entre MPT e Sebrae viabiliza atuação preventiva no combate ao trabalho infantil - Gente de Opinião

O Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, celebrado anualmente em 12 junho, foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, data da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho.

Em 2021, a Campanha 12 de junho integra as mobilizações do Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil, instituído pela ONU, e conclama a sociedade para a urgência de medidas efetivas e imediatas de prevenção e combate ao trabalho infantil através do slogan “Precisamos agir agora para acabar com o trabalho infantil!”. Inicia-se este ano uma contagem regressiva para o cumprimento da Meta 8.7 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) de “até 2025 erradicar o trabalho em condições análogas às de escravo, o tráfico de pessoas e o trabalho infantil, principalmente nas suas piores formas”.

Soma-se a isso o atual contexto e impactos socioeconômicos da pandemia da COVID-19 que ocasiona o risco real de crescimento do trabalho infantil, especialmente em razão da falta de políticas públicas de proteção às crianças, adolescentes e suas famílias em situação de vulnerabilidade.

No Estado de Rondônia o Ministério Público do Trabalho – PRT da 14ª Região e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia – Sebrae se uniram para fortalecer as ações que visam a mitigar os efeitos danosos da exploração de crianças e adolescentes.

As instituições têm atuado em parceria por meio do projeto Jepp/MPT, que leva para os estudantes do 1º ao 9º do Ensino Fundamental das redes municipais de ensino conteúdos de Educação empreendedora, por meio do curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) e de combate ao Trabalho Infantil, do programa MPT na Escola, do MPT/RO e AC. Esse projeto teve início em 2020 e se estenderá nesse ano de 2021.

O MPT em parceria com o Sebrae realiza oficinas direcionadas a diretores, coordenadores pedagógicos e professores, indicados pelas Secretarias Municipais de Educação, com o objetivo de formação de multiplicadores para atuar nas escolas. Esses multiplicadores assim levarão aos seus municípios o debate dos temas relacionados aos direitos da criança e do adolescente, à erradicação do trabalho infantil e à proteção ao trabalhador adolescente, elaborando plano para a abordagem dos referidos temas em sala de aula pelos professores. Na fase final dessa ação, a abordagem é levada às salas de aula, com a elaboração de produtos lúdicos como música, desenho, teatro e outros sobre o tema.

Com o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp), realizado em parceria com os municípios e, agora, mais recente, recebendo a importante adesão do Ministério Público do Trabalho, as crianças recebem mais uma arma para a erradicação do trabalho infantil. A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.

Na proposta pedagógica do Jepp para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.

A metodologia se encerra com uma grande Feira do Jovem Empreendedor quando os alunos idealizam produtos para serem comercializados para os visitantes do evento, evidenciando a proatividade adquirida durante o repasse do Jepp. É algo que mobiliza não apenas os estudantes e professores, mas as famílias das crianças, e toda a comunidade escolar e no entorno da escola.

“A Educação Empreendedora para nós é uma Missão. Dotar os alunos de técnicas e deixar aflorar o espírito empreendedor neles é estar contribuindo para um país melhor. Além disso, é atuar de maneira preventiva contra a exploração de crianças e o trabalho infantil”, disse Daniel Pereira, diretor superintendente do Sebrae em Rondônia.

Para o Vice-Procurador-Chefe do MPT/RO e AC, Carlos Alberto Lopes de Oliveira, a parceria com o Sebrae fortalece o trabalho que o MPT/RO e AC e o TRT-14 já vem fazendo contra o trabalho infantil e mostrar uma saída através do empreendedorismo. “A parceria com o Sebrae vai trazer esperança para as crianças e prepará-las pra um futuro melhor, mais consciente, uma grande atuação contra o trabalho infantil”, afirma o procurador.

Desde 2007, a Lei 11.525, de 25 de setembro de 2007, determina que "o currículo do Ensino Fundamental incluirá, obrigatoriamente, conteúdo que trate dos direitos das crianças e dos adolescentes, tendo como diretriz a Lei 8.069, de 13 de julho de 1990, que institui o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), observada a produção e distribuição de material didático adequado". O projeto MPT na Escola vem ao encontro dos preceitos legais, quando possibilita, além de formação de multiplicadores, material didático a ser usado nas salas de aula.

PRÊMIO MPT

E já está no ar o edital nacional do Prêmio MPT NA ESCOLA 2021 – “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”, iniciativa que premia os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais dos estudantes das instituições de ensino que integram o projeto em todo o Brasil. O concurso receberá inscrições em quatro categorias: conto; poesia; música e desenho. Cada escola poderá inscrever até quatro trabalhos por grupo, sendo admitido apenas um por categoria.

O Prêmio MPT Na Escola tem como objetivo promover a ampliação do debate em sala de aula sobre os direitos da criança e do adolescente, especialmente a erradicação do trabalho infantil e a proteção ao  trabalhador adolescente.

As inscrições estarão abertas até o dia 13 de agosto. Para acessar o edital do Prêmio MPT : https://www.prt14.mpt.mp.br/968-mpt-ira-premiar-melhores-trabalhos-de-estudantes-da-rede-publica

Para denúncia disque 100 e baixe o aplicativo para celular MPT Pardal (Android e IOs).

Acesse o site: https://www.prt14.mpt.mp.br e os telefones da regional são: Porto Velho (69) 3216-1200, Ji-Paraná: (69) 3422-6678 e  Rio Branco: (68) 3223-2644

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Promoção do conhecimento é destacada no 1º Simpósio sobre Transtorno do Espectro Autista

Promoção do conhecimento é destacada no 1º Simpósio sobre Transtorno do Espectro Autista

Com um público estimado de 450 pessoas presencialmente e 400 internautas pela transmissão ao vivo, o Governo de Rondônia promoveu o 1º Simpósio sobr

Sistema Fecomércio/RO por meio do SENAC/RO fortalece parceria com a SEAS no desenvolvimento do Programa VENCER do Governo de Rondônia

Sistema Fecomércio/RO por meio do SENAC/RO fortalece parceria com a SEAS no desenvolvimento do Programa VENCER do Governo de Rondônia

O Sistema Fecomércio Rondônia por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC/RO- é parceiro em várias frentes de projetos da Secreta

Beneficiários do Bolsa Família devem atualizar pesagem até 30 de junho

Beneficiários do Bolsa Família devem atualizar pesagem até 30 de junho

Os beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF) podem comparecer às unidades de saúde, da zona rural ou urbana, para realizar o acompanhamento nutr

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)