Quarta-feira, 22 de junho de 2022 - 14h51

Entregue no início do mês pela Prefeitura de Porto Velho, o Lar do Bebê funciona como um espaço de proteção provisória e de acolhimento institucional, oferecendo um ambiente acolhedor para crianças em situação de vulnerabilidade social.
Nos últimos dois anos, cerca de 80 crianças, de 0 a 10 anos, deram entrada na unidade. Deste total, 15% ganharam um novo lar após a finalização do processo de adoção, realizado pela Vara de Proteção à Infância e Juventude de Porto Velho.
Segundo a psicóloga responsável pelo acolhimento das crianças no Lar do Bebê, Aciê Iguchi, o processo de adoção, que começa pelo juizado, pode levar até dois anos para ser finalizado. Ela explica que após passar pela fila de espera, os futuros pais adotivos, junto a criança adotada, passam por um período de aproximação, que é executado pela equipe técnica do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE), da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), em conjunto com a Vara de Infância e Juventude.
Aciê Iguchi, psicóloga responsável pelo acolhimento na unidadeO município também trabalha em outro tipo de cenário. O de retorno da criança e adolescente ao antigo lar. “Antes das crianças entrarem para adoção, todo um trabalho é feito no núcleo familiar de onde ela saiu para tentar melhorar o ambiente e inseri-la de volta no seio familiar. Caso não seja possível, nós procuramos outros parentes mais próximos que possam contribuir para o desenvolvimento da criança”, destacou a profissional.
Ainda segundo Aciê Iguchi, entre os fatores que levam crianças e adolescentes à unidade de acolhimento estão o não comparecimento à escola, privação de alimento adequado, abandono e conflitos familiares.
Além dos serviços de acolhimento, no Lar do Bebê também é desenvolvido o projeto Apadrinhando Uma História, que consiste em receber pessoas físicas e jurídicas dispostas a desenvolverem atividades de ensino voltadas às crianças.
Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Uma trajetória em ascensão na comunicação baiana
Lísias Azevedo, atual Presidente da AJEB Bahia - Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Seccional Bahia, inicia uma nova etapa em sua tra

A costureira poeta: uma paixão que une a poesia e a capital portovelhense
A paraibana Isiara Silva dos Santos, conhecida em Porto Velho por Zizi Modas, é uma empreendedora da Alta Costura em Porto Velho, ama ler, cantar, t

Mentora de Desenvolvimento Imagem e Carreira
Rosângela Cidade é uma mulher que inspira confiança e sofisticação. Com mais de 20 anos de experiência como cerimonialista, ela se tornou uma referê

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) e a Rede Lilás estiveram reunidos com representantes de veículos de comunicação nesta sexta-feira (19/12) par
Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)