Domingo, 12 de fevereiro de 2012 - 07h23
O peixe crocante foi eleito o prato típico da Vila Nova de Teotônio. A eleição foi realizada por moradores da vila durante ação que promoveu o turismo na região no mês de janeiro. Cerca de 60 pessoas de diferentes idades e profissões que passeavam pela vila usaram os critérios de apresentação, sabor e aroma para a escolha do melhor entre os cinco pratos apresentados. Concorreram também o pirarucu a casaca, o escabeche de peixe, o escondidinho de pirarucu e o filé de dourado. O resultado consagrou o peixe crocante, do restaurante Kamata, como o vencedor. Em segundo lugar ficou o pirarucu a casaca, servido no restaurante do Centro Comunitário.
A receita do prato vencedor é simples e usa como diferencial o queijo parmesão para temperar e deixar o peixe crocante. Porém, o responsável pela delícia, o comerciante Antônio Carlos Ferreira, 48 anos, revela que o segredo para deixar a receita tão saborosa vai além de qualquer tempero. “O carinho com o qual eu preparo é o que faz desse peixe tão gostoso”, afirma.
A realização da eleição para a escolha do prato típico foi mais uma ação da comunidade, apoiada pela Santo Antônio Energia com o objetivo de criar uma identidade para a região e incentivar o turismo na Vila Nova de Teotônio, ampliando as oportunidades de renda às famílias que residem no local e criando um novo espaço de lazer para a população de Porto Velho.
O peixe crocante do restaurante Kamata, localizado na área comercial da vila, na rua 13, esquina com rua 6, é acompanhado de molho tártaro, baião de dois, farofa, salada de alface, tomate e cebola. O prato custa R$15 e serve uma pessoa. Nos dias de semana é necessário fazer reserva no restaurante pelo telefone 9984 14 30.
Receita do peixe crocante
I n g r e d i e n t e s
Filé de dourado
Sal
Pimenta
Queijo parmesão
Pasta de alho
Trigo
Colorau
Preparo
Misture a pasta de alho com o sal, a pimenta, o colorau e o queijo parmesão até formar uma pasta. Tempere o peixe com a pasta deixando-o marinar de um dia para o outro. Depois, empane na farinha de trigo e frite em óleo quente.
Vila Nova de Teotônio
Na Vila Nova de Teotônio vivem 48 famílias que moravam na região da antiga Cachoeira de Teotônio e tiveram que ser remanejadas porque estavam na área do reservatório da Usina Hidrelétrica Santo Antônio. A vila possui casas de alvenaria, com dois, três e quatro dormitórios, construídas em terrenos de 2 mil metros quadrados cada uma. Há também uma escola, posto de saúde, duas igrejas, seis estabelecimentos comerciais, áreas de lazer, rede de energia elétrica e água encanada. Uma empresa de consultoria foi contratada para ministrar oficinas de empreendedorismo, artesanato e culinária, organizando a comunidade para que tenham no turismo mais uma fonte de renda.
Fonte: Carla Nascentes
O governo de Rondônia, marcou presença na Edição 2025 do Meeting Brasil, que aconteceu nos dias 4, 5, 7, 11 e 13 de agosto, nos países do Paraguai,
Resex Lago do Cuniã acelera para se tornar referência nacional em turismo comunitário
A Reserva Extrativista (Resex) Lago do Cuniã, localizada a 100 km de Porto Velho, vive um momento histórico. Formada por quatro núcleos comunitários
Turistas europeias encerram imersão amazônica com encantador passeio de barco pelo rio Madeira
Uma Amazônia autêntica, viva e inesquecível. Assim pode ser resumida a experiência de um grupo de turistas e empresárias portuguesas que passaram uma
Empresárias europeias realizam City Tour pelo centro histórico de Porto Velho
Dando sequência ao projeto "Expedição Reconexão – Desenvolvimento Humano e Empresarial", promovido com o apoio da prefeitura de Porto Velho através da