Porto Velho (RO) terça-feira, 26 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Turismo

Vila Nova de Teotônio elege peixe crocante como prato típico


O peixe crocante foi eleito o prato típico da Vila Nova de Teotônio. A eleição foi realizada por moradores da vila durante ação que promoveu o turismo na região no mês de janeiro. Cerca de 60 pessoas de diferentes idades e profissões que passeavam pela vila usaram os critérios de apresentação, sabor e aroma para a escolha do melhor entre os cinco pratos apresentados. Concorreram também o pirarucu a casaca, o Vila Nova de Teotônio elege peixe crocante como prato típico - Gente de Opiniãoescabeche de peixe, o escondidinho de pirarucu e o filé de dourado. O resultado consagrou o peixe crocante, do restaurante Kamata, como o vencedor. Em segundo lugar ficou o pirarucu a casaca, servido no restaurante do Centro Comunitário.

A receita do prato vencedor é simples e usa como diferencial o queijo parmesão para temperar e deixar o peixe crocante. Porém, o responsável pela delícia, o comerciante Antônio Carlos Ferreira, 48 anos, revela que o segredo para deixar a receita tão saborosa vai além de qualquer tempero. “O carinho com o qual eu preparo é o que faz desse peixe tão gostoso”, afirma.

A realização da eleição para a escolha do prato típico foi mais uma ação da comunidade, apoiada pela Santo Antônio Energia com o objetivo de criar uma identidade para a região e incentivar o turismo na Vila Nova de Teotônio, ampliando as oportunidades de renda às famílias que residem no local e criando um novo espaço de lazer para a população de Porto Velho.

O peixe crocante do restaurante Kamata, localizado na área comercial da vila, na rua 13, esquina com rua 6, é acompanhado de molho tártaro, baião de dois, farofa, salada de alface, tomate e cebola. O prato custa R$15 e serve uma pessoa. Nos dias de semana é necessário fazer reserva no restaurante pelo telefone 9984 14 30.
 

Receita do peixe crocante
 

I n g r e d i e n t e s
 

Filé de dourado

Sal

Pimenta

Queijo parmesão

Pasta de alho

Trigo

Colorau
 

Preparo

Misture a pasta de alho com o sal, a pimenta, o colorau e o queijo parmesão até formar uma pasta. Tempere o peixe com a pasta deixando-o marinar de um dia para o outro. Depois, empane na farinha de trigo e frite em óleo quente. 

 

Gente de OpiniãoVila Nova de Teotônio

Na Vila Nova de Teotônio vivem 48 famílias que moravam na região da antiga Cachoeira de Teotônio e tiveram que ser remanejadas porque estavam na área do reservatório da Usina Hidrelétrica Santo Antônio. A vila possui casas de alvenaria, com dois, três e quatro dormitórios, construídas em terrenos de 2 mil metros quadrados cada uma. Há também uma escola, posto de saúde, duas igrejas, seis estabelecimentos comerciais, áreas de lazer, rede de energia elétrica e água encanada. Uma empresa de consultoria foi contratada para ministrar oficinas de empreendedorismo, artesanato e culinária, organizando a comunidade para que tenham no turismo mais uma fonte de renda.

Fonte: Carla Nascentes

 

Mais Sobre Turismo

Prefeitura de Porto Velho recebe Plano Municipal de Turismo elaborado pelo Sebrae

Prefeitura de Porto Velho recebe Plano Municipal de Turismo elaborado pelo Sebrae

Foi entregue nesta manhã (20), em cerimônia realizada na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Plano Municipal de Turismo

Sebrae entrega Plano Municipal de Turismo ao prefeito Hildon Chaves

Sebrae entrega Plano Municipal de Turismo ao prefeito Hildon Chaves

Nesta quarta (20), a partir das 9h, na sede do Sebrae em Rondônia, na capital, acontecerá evento que marcará a entrega do Plano Municipal de Turismo

Mil Dias de Gestão: Setur destaca principais ações que impulsionaram turismo de Rondônia para o Brasil

Mil Dias de Gestão: Setur destaca principais ações que impulsionaram turismo de Rondônia para o Brasil

Em mil dias da gestão Estadual, o Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), promoveu o desenvolvimento econômico

“Viaja Mais Servidor” é impulsionado pelo Governo de Rondônia, consolidando retomada do turismo no Estado

“Viaja Mais Servidor” é impulsionado pelo Governo de Rondônia, consolidando retomada do turismo no Estado

Na consolidação da retomada do turismo no Estado, o Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), tem impulsionado o