Porto Velho (RO) segunda-feira, 21 de junho de 2021
×
Gente de Opinião

Turismo

Vila Nova de Teotônio elege peixe crocante como prato típico


O peixe crocante foi eleito o prato típico da Vila Nova de Teotônio. A eleição foi realizada por moradores da vila durante ação que promoveu o turismo na região no mês de janeiro. Cerca de 60 pessoas de diferentes idades e profissões que passeavam pela vila usaram os critérios de apresentação, sabor e aroma para a escolha do melhor entre os cinco pratos apresentados. Concorreram também o pirarucu a casaca, o Vila Nova de Teotônio elege peixe crocante como prato típico - Gente de Opiniãoescabeche de peixe, o escondidinho de pirarucu e o filé de dourado. O resultado consagrou o peixe crocante, do restaurante Kamata, como o vencedor. Em segundo lugar ficou o pirarucu a casaca, servido no restaurante do Centro Comunitário.

A receita do prato vencedor é simples e usa como diferencial o queijo parmesão para temperar e deixar o peixe crocante. Porém, o responsável pela delícia, o comerciante Antônio Carlos Ferreira, 48 anos, revela que o segredo para deixar a receita tão saborosa vai além de qualquer tempero. “O carinho com o qual eu preparo é o que faz desse peixe tão gostoso”, afirma.

A realização da eleição para a escolha do prato típico foi mais uma ação da comunidade, apoiada pela Santo Antônio Energia com o objetivo de criar uma identidade para a região e incentivar o turismo na Vila Nova de Teotônio, ampliando as oportunidades de renda às famílias que residem no local e criando um novo espaço de lazer para a população de Porto Velho.

O peixe crocante do restaurante Kamata, localizado na área comercial da vila, na rua 13, esquina com rua 6, é acompanhado de molho tártaro, baião de dois, farofa, salada de alface, tomate e cebola. O prato custa R$15 e serve uma pessoa. Nos dias de semana é necessário fazer reserva no restaurante pelo telefone 9984 14 30.
 

Receita do peixe crocante
 

I n g r e d i e n t e s
 

Filé de dourado

Sal

Pimenta

Queijo parmesão

Pasta de alho

Trigo

Colorau
 

Preparo

Misture a pasta de alho com o sal, a pimenta, o colorau e o queijo parmesão até formar uma pasta. Tempere o peixe com a pasta deixando-o marinar de um dia para o outro. Depois, empane na farinha de trigo e frite em óleo quente. 

 

Gente de OpiniãoVila Nova de Teotônio

Na Vila Nova de Teotônio vivem 48 famílias que moravam na região da antiga Cachoeira de Teotônio e tiveram que ser remanejadas porque estavam na área do reservatório da Usina Hidrelétrica Santo Antônio. A vila possui casas de alvenaria, com dois, três e quatro dormitórios, construídas em terrenos de 2 mil metros quadrados cada uma. Há também uma escola, posto de saúde, duas igrejas, seis estabelecimentos comerciais, áreas de lazer, rede de energia elétrica e água encanada. Uma empresa de consultoria foi contratada para ministrar oficinas de empreendedorismo, artesanato e culinária, organizando a comunidade para que tenham no turismo mais uma fonte de renda.

Fonte: Carla Nascentes

 

Mais Sobre Turismo

Setur se reúne com municípios que integram os pólos turísticos para desenvolver a pesca esportiva em Rondônia

Setur se reúne com municípios que integram os pólos turísticos para desenvolver a pesca esportiva em Rondônia

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), vem realizando reuniões em vários municípios do Estado com o objetivo

Sebrae reúne entidades e comunidade para debater portal turístico em Jaci Paraná

Sebrae reúne entidades e comunidade para debater portal turístico em Jaci Paraná

Jaci Paraná é um distrito distante cerca de 90 quilômetros da sede, a capital Porto Velho, possui cerca de 18 mil habitantes e foi muito impactado c

Setor de turismo é capacitado para a formatação de roteiros em Porto Velho

Setor de turismo é capacitado para a formatação de roteiros em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho realizou mais uma capacitação on-line tendo como foco o fortalecimento da economia no período pós-pandemia. O tema tratado

Setur assina Carta do Turismo na Amazônia durante Simpósio de Pesca Esportiva

Setur assina Carta do Turismo na Amazônia durante Simpósio de Pesca Esportiva

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), assinou a Carta do Turismo na Amazônia durante o primeiro Simpósio de