Porto Velho (RO) quinta-feira, 23 de setembro de 2021
×
Gente de Opinião

Turismo

Veículos históricos retornam para a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Litorina e kalamazu poderão ser vistas quando o complexo ferroviário for entregue à população


Veículos históricos retornam para a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré - Gente de Opinião

Em cerimônia ao ar livre, na sexta-feira (30), a Prefeitura de Porto Velho recebeu, após serem reformados, os veículos litorina e kalamazu, que pertencem à Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

A restauração foi realizada com apoio do grupo empresarial Rovema. A litorina é um pequeno vagão ferroviário e o kalamazu é um veículo de quatro lugares, que foi utilizado na inspeção de linhas.

A entrega aconteceu no Dia do Ferroviário, e o prefeito Hildon Chaves agradeceu ao grupo Rovema pela generosidade de assumir a restauração dos equipamentos que tem muita importância para a história da ferrovia Madeira-Mamoré.

Segundo o vereador Alex Palitot, que participou do evento, a litorina era usada para o transporte do pagamento dos trabalhadores, diretores, médicos, e a kalamazu para a inspeção da linha.

ALTRUÍSMO

A revitalização dos equipamentos rodantes foi executada por colaboradores do Grupo Rovema, que investiram tempo e força de trabalho. “Foi um gesto de muito altruísmo do grupo Rovema assumir a revitalização completa da litorina e da kalamazu. A população tem profundo respeito, carinho e um amor por estes bens e, por isso, eu agradeço em nome de todos”, disse o prefeito na ocasião. Hildon lembrou ainda que o complexo ferroviário quase foi completamente extinto em razão do abandono.Prefeito destacou a importância dos equipamentos na história da cidadePrefeito destacou a importância dos equipamentos na história da cidade

“Há pouco mais de três anos conseguimos resgatar o complexo da ferrovia por 50 anos. Muitos prefeitos terão que cuidar deste complexo para que este patrimônio continue valorizado”, ressaltou Hildon Chaves, que mobilizou sua equipe para destravar e recursos para revitalizar o espaço e os imóveis que refletem a história da estrada de ferro.

SENTIMENTAL

Presente em Rondônia há mais de 35 anos, o empresário Adélio Barofaldi, do grupo Rovema, lembrou que fez, por várias vezes, o percurso com na litorina. Segundo ele, assumir o compromisso para investir na restauração de peças de valores sentimentais tão relevantes foi uma decisão fácil de ser tomada.

“Sei que estes equipamentos valem muito para quem nasceu e vive em Porto Velho. O aporte financeiro tem significado maior quando tem a finalidade de contribuir com a preservação do espaço histórico”, disse o empresário.

Segundo o presidente da Câmara de Vereadores, Edwilson Negreiros, o compromisso assumido pelo prefeito Hildon Chaves com o resgate da cultura e da história do Estado deve ser reconhecido.

PROJETOS

Veículos foram recuperados e entregues à EFMMVeículos foram recuperados e entregues à EFMMSegundo o presidente da Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), Márcio Gomes de Miranda, nos próximos dias será divulgado o edital de Chamamento Público para empresários e investidores da cidade. “Buscamos quem esteja interessado em ajudar a ferrovia no apoio à revitalização de outros itens, como o trem e a tenda, além do galpão para a videoteca infantil, que vai contar a história deste ambiente”, informou Miranda.

PARCERIAS

Com foco no turismo e reforço à economia, a Prefeitura une esforços, desde 2017 com parcerias que incluem Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO), Ministério Público de Rondônia (MP/RO), Justiça Federal de Rondônia, Superintendência de Patrimônio da União (SPU). O investimento na revitalização de todo o complexo da EFMM como parte da compensação ambiental do Consórcio Santo Antônio Energia é de cerca de R$ 23 milhões.

Participaram também da cerimônia de entrega dos equipamentos da ferrovia a secretária da Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), Glayce Anne Barros de Souza Bezerra, a secretária Municipal de Resolução Estratégica de Convênios e Contratos (Semesc), Rosineide Kempim, além dos vereadores Márcia Socorrista, Jurandir Bengala, Doutor Macário Barros, Everaldo Fogaça, Valtinho Canuto, Gilber Rocha, Vanderlei Silva, Carlos Damasceno, Manoel Chaves e Isaque Machado.

Mais Sobre Turismo

Sedam discute propostas para fomentar turismo de pesca esportiva em Rondônia

Sedam discute propostas para fomentar turismo de pesca esportiva em Rondônia

Em benefício do desenvolvimento pesqueiro do Estado, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) se r

Governo de Rondônia promulga Lei de Política de Turismo e define estratégias de implementação do Plano Estadual de Turismo

Governo de Rondônia promulga Lei de Política de Turismo e define estratégias de implementação do Plano Estadual de Turismo

A Lei n° 5.093 que institui a política estadual de turismo em Rondônia, já está em vigor. O texto foi aprovado pelo Poder Legislativo no dia 17 de a

Setur abre 3ª edição do “Famtour” para exploração turística do Polo Vale do Jamari

Setur abre 3ª edição do “Famtour” para exploração turística do Polo Vale do Jamari

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), anuncia a 3ª edição do “Famtour”, um projeto de familiarização turíst

Turismo em Rondônia é destaque na televisão

Turismo em Rondônia é destaque na televisão

O turismo de Rondônia ganha destaque mais uma vez na SIC TV, uma das afiliadas mais antigas da RECORD TV no Brasil. “Rolê Especial Verão” estreia se